$hide=/p/valores.html

Como eu fiz um filme impossível

Indicar:

O cineasta Martin Villeneuve fala sobre "Mars et Avril", o espetacular filme de ficção científica canadense que ele fez com pratic...

O cineasta Martin Villeneuve fala sobre "Mars et Avril", o espetacular filme de ficção científica canadense que ele fez com praticamente nenhum dinheiro. Numa palestra envolvente, ele explica as várias formas pelas quais superou os limites financeiros e logísticos para produzir sua visão singular e inventiva do futuro.

Eu fiz um filme que era impossível de fazer, mas eu não sabia que era impossível, e é por isso que fui capaz de fazê-lo.



"Mars et Avril" é um filme de ficção científica. Ele é situado em Montreal 50 anos no futuro. Ninguém fez um filme desse tipo em Quebec antes porque é muito caro, é situado no futuro, e tem muitos efeitos especiais, e é filmado na tela verde. Ainda assim, esse é o tipe de filme que eu quis fazer desde que eu criança, na verdade, quando eu lia algumas histórias em quadrinhos e sonhava sobre como o futuro poderia ser.

Quando os produtores americanos viram meu filme, eles pensaram que eu tive um grande orçamento para fazê-lo, como 23 milhões de dólares. Mas na verdade eu tinha 10 por cento desse orçamento. Eu fiz "Mars et Avril" por apenas 2,3 milhões.

Então vocês podem perguntar, qual é o lance aqui? Como eu fiz isso? Bem, foram duas coisas. Primeiro, é o tempo. Quando você não tem dinheiro, você precisa de tempo, e precisei de sete anos para fazer "Mars et Avril". O segundo aspecto é amor. Eu recebi muita, muita generosidade de todos os envolvidos. E parecia que todo departamento não tinha nada, então eles tiveram de confiar em nossa criatividade e transformar todo problema numa oportunidade.

E isso me leva ao ponto de minha palestra, na verdade, como os limites, limites bem grandes, podem desenvolver a criatividade.

Mas deixem-me voltar um pouco no tempo. Aos meus 20 anos, eu fiz alguns romances gráficos, mas eles não eram romances gráficos comuns. Eles eram livros contando uma história de ficção científica por meio de texto e imagens, e a maioria dos atores que agora estrelam a adaptação do filme, já estavam envolvidos nesses livros retratando os personagens numa forma experimental, teatral e simplística.

E um desses atores é o grande diretor de cena e ator Robert Lepage. E eu adoro esse cara. Eu sou apaixonado por esse cara desde que eu era criança. Eu admiro muito sua carreira. E eu quis esse cara envolvido no meu projeto maluco, e ele foi gentil o suficiente para emprestar sua imagem para o personagem Eugène Spaak, que é um cosmólogo e artista que busca a relação entre tempo, espaço, amor, música e mulheres. E ele se encaixou perfeitamente para o papel, e na verdade Robert foi quem me deu minha primeira chance. Ele foi aquele quem acreditou em mim e me encorajou a fazer uma adaptação de meus livros para um filme, e escrever, dirigir e produzir o filme eu mesmo.

E Robert é na verdade o primeiro exemplo de como os limites podem desenvolver a criatividade. Pois esse cara é a pessoa mais ocupada do planeta. Quero dizer, sua agenda está lotada até 2042, e ele é muito difícil de conseguir, e eu o quis para estar no filme, para repetir seu papel no filme. Mas o lance é, se eu esperasse por ele até 2042, meu filme não seria mais um filme futurista, então eu não podia fazer isso. Certo? Mas esse é um tipo de problemão. Como você consegue alguém que é muito ocupado para estrelar num filme?

Bem, eu contei brincando numa reunião da produção -- e isso é uma história real, por acaso -- eu disse: "Por que não transformamos esse cara num holograma? Pois, vocês sabem, ele está em todo lugar e em lugar nenhum no planeta ao mesmo tempo, e ele é um ser iluminado na minha mente, e ele está entre a realidade e a realidade virtual, então faria todo o sentido transformar esse cara num holograma."

Todo mundo na mesa riu, mas a piada foi um tipo de solução boa, então foi isso que acabamos fazendo.

Eis o que fizemos. Nós filmamos Robert com seis câmeras. Ele está vestido de verde e ele estava meio que num aquário verde. Cada câmera cobria 60 graus de sua cabeça, para que na pós-produção pudéssemos usar qualquer ângulo que precisássemos, e filmamos apenas sua cabeça. Seis meses depois havia um cara no set, um mímico representando o corpo, o veículo para a cabeça. E ele estava vestindo um capuz verde para que pudéssemos apagar o capuz verde na pós-produção e substituí-lo pela cabeça do Robert Lepage. Então ele se transformou num homem da renascença, e eis como ele se parece no filme.

(Música)

(Vídeo) Robert Lepage: [Como sempre, o desenho de Arthur não deu conta das dificuldades técnicas. Eu juntei os fundos, mas a válvula ainda está abrindo. Eu tentei levantar as palhetas para diminuir a pressão na caixa de ressonância, mas eu posso ter acertado uma corda sensível. Ele ainda soa muito grave.] Jacques Languirand: [Isso é normal. O instrumento sempre acaba parecendo com esse modelo.] (Música)

Martin Villeneuve: Agora, os instrumentos musicais que vocês veem nesse trecho, eles são o segundo exemplo de como limites podem desenvolver a criatividade, pois eu precisava desesperadamente desses objetos no meu filme. Eles são objetos de desejo. Eles são instrumentos musicais imaginários. E eles têm uma história muito bonita. Na verdade, eu sabia como essas coisas seriam em minha mente por muitos, muitos anos. Mas meu problema era que eu não tinha o dinheiro para pagar por eles. Eu não podia pagá-los. Então esse foi um tipo de problemão também. Como você consegue algo que você não pode pagar?

E, sabem, eu acordei numa manhã com uma ótima ideia. Eu disse: "E se eu tivesse alguém para pagar por eles?" (Risos)

Mas quem na Terra estaria interessado por sete instrumentos musicais ainda não inventados, inspirados por corpos de mulheres? E eu pensei no Cirque du Soleil em Montreal, pois quem melhor para entender o tipo de poesia maluca que eu queria colocar na tela? Então consegui encontrar Guy Laliberté, o CEO do Cirque du Soleil, e apresentei minha ideia maluca a ele com rascunhos como esse e referências visuais, e algo incrível aconteceu. Guy estava interessado nessa ideia não porque eu estava pedindo seu dinheiro, mas porque eu fui a ele com uma boa ideia em que todo mundo ficava feliz. Era um tipo de triângulo perfeito em que o comprador de arte ficava feliz pois ele conseguiu os instrumentos por um bom preço, pois eles não tinham sido inventados ainda. Ele fez um voto de confiança. E o artista, Dominique Engel, um cara brilhante, ele estava feliz também, pois tinha um projeto dos sonhos para trabalhar por um ano. E obviamente eu estava feliz pois consegui os instrumentos no meu filme de graça, que era o que eu estava tentando fazer. Então aqui estão eles.

E meu último exemplo de como os limites podem desenvolver a criatividade vem desse verde, pois é uma cor estranha, uma cor maluca, e você precisa substituir essas telas verdes no fim, e você precisa resolver isso o mais cedo que puder. E eu tinha, novamente, muitas ideias na minha mente sobre como esse mundo seria, mas então novamente voltei para minha imaginação de criança e busquei o trabalho do mestre de histórias em quadrinhos belga, François Schuiten, na Bélgica. E esse cara é outro cara que admiro muito, e eu o quis envolvido no filme como designer de produção. Mas as pessoas me disseram: "Martin, é impossível, o cara é muito ocupado e ele vai dizer não." Bom, eu disse: "Quer saber? Ao invés de imitar seu estilo, eu vou chamar o cara de verdade e perguntar a ele." E enviei meus livros a ele, e ele respondeu que estava interessado em trabalhar no filme comigo, pois ele podia ser um peixão num aquário pequeno. Em outras palavras, havia espaço para ele sonhar comigo. Então aqui estava eu com um dos meus heróis de infância desenhando cada quadro que está no filme para transformar isso na Montreal do futuro. E foi uma colaboração incrível trabalhar com esse grande artista que admiro.

Mas depois, sabem, no fim é preciso transformar todos esses desenhos em realidade. Então, novamente, minha solução foi focar no melhor artista possível que pudesse pensar. E tem esse cara em Montreal, outro quebequense, chamado Carlos Monzon, e ele é um ótimo artista de efeitos visuais. Esse cara foi o compositor principal de filmes como "Avatar", "Jornada nas Estrelas" e "Transformers", e outros projetos desconhecidos como esse, e eu sabia que ele era perfeito para o trabalho, e eu tive de convencê-lo, e, ao invés de trabalhar no próximo filme do Spielberg, ele aceitou trabalhar no meu. Por quê? Porque eu ofereci a ele espaço para sonhar. Então se você não tiver dinheiro a oferecer às pessoas, você deve atingir sua imaginação com algo tão bom quanto você possa pensar.

Então foi isso que aconteceu nesse filme, e foi assim que ele foi feito, e fomos a esse companhia de pós-produção muito boa em Montreal, chamada Vision Globale, e eles emprestaram seus 60 artistas para trabalhar sem parar por seis meses nesse filme maluco.

Então eu quis dizer isso a vocês, se vocês tiverem ideias malucas na sua mente, e as pessoas disserem a vocês que é impossível realizar, bom, que melhor razão para fazer isso? Pois as pessoas têm um tendência a ver os problemas ao invés do resultado final, enquanto se você começar a lidar com os problemas como seus aliados ao invés de seus oponentes, a vida vai começar a dançar com você da forma mais incrível. Eu experimentei isso. E você pode acabar fazendo alguns projetos malucos, e quem sabe, você pode até mesmo acabar indo para Marte.

Obrigado.

(Aplausos)

[Via BBA]

Comentários

BLOGGER

$hide=/p/valores.html

[/fa fa-cloud/ Nuvem de categorias]$hide=mobile

Nome

A divulgar Abelha Acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agência Fiocruz Agência Porvir Agência Senado Agência USP Agricultura Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia América Latina Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia Apicultura App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astrofísica Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Bitcoin Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica BRASA Leads Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha cardiologia Carnaval carreira Cartografia Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Ceará Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Coaching Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conferência Congresso em Foco Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética Cosmologia Crash Course Criança Criatividade Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Davos Debate Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Design Instrucional Destaque Dia das Mães Dia do professor diabetes Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas Drone Dubai e-Book e-governo EBC Ecologia Economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância Educação Corporativa educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eleições 2018 Eletricidade eletrônica Embrapa empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Agrícola Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Entrevista. Epidemiologia Epistemologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Europa Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Finlândia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonética Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Gerenciamento do Tempo Geriatria Gestão de Competências Gestão de Configuração Gestão de Pessoas Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guerra Civil Guinness H2 Haiti hardware História HIV Hololens homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBGE IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Imunologia Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inspiração Inteligência Artificial intercâmbio Interface Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Internet das Coisas Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Loterias Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mário Sérgio Conti Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação Movimento Maker MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Netflix Neurociência Neurologia Nicolelis Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia Ótica Otorrinolaringologia Oxfam Pacifismo Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pedagogia Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Politica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia Primeira Guerra Mundial privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeção Mapeada Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Misturada Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Reino Unido Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Review Rio 2016 Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo Saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural Séries serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Singularity University Síria Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Star Wars Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Taiwan Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TED-Ed TedMed TEDx TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Tunísia Turismo Tutorial Twitter Uber UFC UFG ufologia UFRJ Unicamp UNIFESP universidade Universidade Corporativa Universidade de Cambridge Universidade de Michigan Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Veículo Autônomo Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política WCIT 2016 WCIT 2017 Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zika Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico: Como eu fiz um filme impossível
Como eu fiz um filme impossível
http://4.bp.blogspot.com/-YJ4YW65rzoM/UcupyrHTzfI/AAAAAAAAVLs/V7xQuFY21jE/s400/marsavril.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-YJ4YW65rzoM/UcupyrHTzfI/AAAAAAAAVLs/V7xQuFY21jE/s72-c/marsavril.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2013/06/como-eu-fiz-um-filme-impossivel.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2013/06/como-eu-fiz-um-filme-impossivel.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy