Lincoln e a prática política

Compartilhar

O filme Lincoln, de Steven Spielberg, mostra de forma contundente que a política não é o exercício platônico, solitário e idealizado de pret...

[ ]
O filme Lincoln, de Steven Spielberg, mostra de forma contundente que a política não é o exercício platônico, solitário e idealizado de pretensões justas conjugadas com ações eticamente corretas.



Ao preço médio de 500 dólares cada, a ‘propriedade’ humana dos donos de escravos valia em torno de 2 bilhões de dólares, uma quantia astronômica na década de 1860. Assim, a abolição da escravatura nos Estados Unidos, sem compensações econômicas, se constituiu na maior expropriação de propriedade privada capitalista até a revolução russa de 1917.
(Kevin Anderson, sociólogo e escritor)

A compra do apoio de parlamentares do Partido Democrata à causa da abolição da escravatura nos Estados Unidos pontua o enredo que buscou suas fontes históricas no livro de Doris Kearns Goodwin, uma pesquisadora e autora de biografias que trabalhou na Casa Branca de 1967 a 1969, durante a administração do presidente Lyndon Johnson.



O best-seller, que vendeu 1,5 milhão de exemplares quando de seu lançamento em 2005, Team of Rivals: The political Genius of Abraham Lincoln ou, em tradução livre, Equipe de rivais: o gênio político de Abraham Lincoln, inspirou Spielberg a adentrar no pragmático mundo dos jogos políticos e das escaramuças verbais. Nesse cenário, o público acompanha um Lincoln determinado a aprovar, em janeiro de 1865 ao final de seu primeiro mandato, a 13ª emenda que tornava a escravatura inconstitucional; o conflito com o seu núcleo íntimo de assessores de gabinete – a princípio cético em relação à conquista dos votos necessários para a vitória; e o embate com um Congresso dividido e sob pressão de uma guerra civil.


Empenhado em fazer valer a sua vontade, Lincoln apoia uma série de manobras que a ética em seu sentido mais puro certamente condenaria. Parlamentares opositores em fim de mandato e não reeleitos são cooptados para votarem a favor da abolição, com oferta de dinheiro e cargos na administração pública. Uma prática que, passados 147 anos, ocupou as primeiras páginas dos jornais brasileiros por mais de quatro meses naquele que foi o mais midiático julgamento de políticos dos anais da história brasileira: a Ação Penal 470 do Supremo Tribunal Federal (STF). Um processo de 50 mil páginas que demandou quatro anos de investigações, arrolou 600 testemunhas e condenou 25 acusados.

Perdas, sanções e cassação

Spielberg adquiriu os direitos do livro sobre Abraham Lincoln antes mesmo da historiadora Goodwin começar a escrever a obra. Em entrevista à jornalista Ana Maria Bahiana para o portal UOL, o diretor norte-americano disse que se interessou pelo livro porque a autora abordaria o talento de Lincoln como estrategista político. “Queria evitar a todo custo cair na adoração de Lincoln. Meu objetivo sempre foi abordar Lincoln como um homem, e não como um monumento”, explicou.


Por uma dessas coincidências interessantes, em 2005, quando da publicação do livro de Goodwin que revelava as estratégias políticas pouco ortodoxas praticadas por Lincoln com o intuito de emplacar a 13ª emenda, a Folha de S.Paulo estampava uma denúncia sobre a distribuição de dinheiro a congressistas assinada por Renata Lo Prete. Na entrevista à jornalista, publicada em 6 de junho, o então deputado federal Roberto Jefferson, líder do PTB, afirmava que o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, pagava um “mensalão” a parlamentares em troca de apoio no Congresso. Uma mesada de R$ 30 mil distribuída a representantes de partidos da base aliada.

Sete anos depois, o procurador-geral da República Roberto Gurgel, em sua exposição no STF, repetia o conhecido bordão “os fins não justificam os meios” e requeria a prisão dos envolvidos com o suposto “esquema do mensalão” – alguns deles do núcleo de assessores do gabinete da Presidência, outros com mandatos parlamentares. Assegurando que houve grande movimentação de recursos antes de votações importantes para o executivo, como as das reformas tributária e previdenciária, em 2003, no primeiro governo do presidente Lula, o procurador pediu perdas de cargo, sanções patrimoniais (devolução de dinheiro) e cassação de eventuais aposentadorias. “Altas autoridades devem servir de paradigma para a sociedade”, justificou, sublinhando que o caso “maculou gravemente a República” (“Gurgel pede condenação de 36 réus e prisões no final do julgamento” – O Globo em 03.08.2012).

Prova de liderança

Em contraposição às penalidades da Justiça e ao linchamento midiático sofrido pelos acusados do mensalão, o aliciamento e o suborno praticados pelo presidente Lincoln e seu grupo de assessores nos bastidores da votação da emenda abolicionista apresentados no filme de Spielberg não foram objetos de repúdio nem de condenação penal. Para a historiadora e professora da escola de administração da Universidade de Harvard, Nancy F.Kohen, a atuação de Lincoln ensina muito sobre como conduzir uma empresa na economia de hoje. Em artigo para o New York Times (“Lincoln: uma aula de administração”, em tradução livre) ela ressalta que o filme, ao acompanhar os esforços de Lincoln para aprovar a 13ª emenda, oferece uma prova de sua liderança. E cita dois exemplos de virtudes do 16º presidente norte-americano: ter uma meta e persistir em sua obtenção e ser flexível quando necessário.


Essas qualidades, portanto, englobariam até estratégias variadas de atrair votos oferecendo vantagens, como de fato aconteceu sob o comando de Lincoln, sem que os estratagemas despertassem possíveis condenações e prisões, talvez em virtude da grandeza e importância moral da missão. As negociatas, barganhas e compra de votos são tratadas pelos críticos de cinema em suas apreciações na mídia nacional como “um complexo processo de negociações”, “articulações políticas” e “táticas para abolir a escravatura e pôr fim à Guerra Civil nos EUA”.

O filme também mereceu a atenção do jornalista Elio Gaspari, que escreveu: “Spielberg fez seu filme tratando das poucas semanas durante as quais Lincoln dobrou a Câmara dos Deputados, aprovou a 13ª emenda à Constituição e acabou com a escravidão nos Estados Unidos” (“A festa de Abraham Lincoln” – Folha de S.Paulo, em 27/1/2013). O verbo dobrar aí entendido como “domar”, “vergar”, “vencer”.

Lado errado da história

Curiosamente, o único questionamento à história envolveu o roteirista e dramaturgo Tony Kushner, ganhador do prêmio Pulitzer pela peça teatral Angels in America e coautor do roteiro de Munique (2005), também filmado por Spielberg. Ele foi acusado de erro histórico por um representante de Connecticut, o democrata Joe Courtney, que lamentou a cena em que dois congressistas de seu estado votam contra a abolição da escravatura. “Como parlamentares de Connecticut — um estado que apoiou o presidente Lincoln e perdeu milhares de seus filhos lutando contra a escravidão ao lado da União na Guerra Civil — poderiam estar do lado errado da história?”, protestou Courtney. Uma falha que levou o roteirista de Lincoln a se desculpar publicamente. Afinal, quem em sã consciência quer ficar do lado errado da história?

No artigo “O Lincoln de Spielberg, Karl Marx e a Segunda Revolução Americana”, o escritor e professor de sociologia e ciências políticas na Universidade da Califórnia Kevin Anderson lembra que, com a libertação dos escravos nos Estados Unidos, cerca de quatro milhões de negros, 13% da população do país, foram alçados ao patamar de homens livres e a façanha de Lincoln foi alvo dos cumprimentos do filósofo alemão Karl Marx, que meses antes havia enviado uma carta pública em nome da recém-fundada Associação Internacional dos Trabalhadores de Londres (a primeira Internacional Socialista) ao presidente republicano, parabenizando-o pela reeleição e “a morte da escravatura”.

No caso brasileiro, talvez o autor de O Capital, se vivo fosse, também já teria despachado um e-mail de congratulações ao presidente Lula extensivo a seus assessores diretos pelas ações ensejadas a partir de seu primeiro mandato para libertar do jugo imoral da miséria 16,5 milhões de brasileiros, custasse o que custasse. E registre-se que em setembro de 2012 as “mesadas” do Bolsa Família já atendiam 13,7 milhões de famílias, com um valor médio de 150 reais e podendo chegar até 306 reais, de acordo com o número de filhos menores e em idade escolar.

No mais: estudo recente do Banco Mundial (04.02.2013) apontou o trabalho como o fator que mais contribuiu para que as pessoas saíssem da pobreza extrema no Brasil com o aumento de seus rendimentos: 52% contra 32% que melhoraram seu nível de vida com o Bolsa Família. Ficando os 16% restantes por conta dos jovens que se iniciaram no mercado de trabalho e passaram a colaborar na renda familiar. Uma vitória social, sem guerras nem derramamento de sangue, que Lincoln aplaudiria de pé.

[Sheila Sacks é jornalista, Rio de Janeiro, RJ]

Para saber mais: Carta Maior traz um artigo relatando algumas influências socialistas de Lincoln ocultadas no filme de Spielberg.

Fonte: Observatório da Imprensa
[Via BBA]

Comentários

BLOGGER: 3
  1. Muito infeliz esta comparação.

    ResponderExcluir
  2. Nossa cara... depois desse post, eu nunca mais volto a acessar esse blog.
    A alusão a Lincoln, de fato, remete a outra coisa, bem mais dolosa do ponto de vista intelectual, ético, moral, político e histórico. A relação de Lula e dos petistas com o mensalão passou por diversas fases. Houve a primeira, a da admissão do erro, com pedido de desculpas. Durou pouco. Veio em seguida a acusação de “golpe das elites”, forjada por um oximoro reluzente: “intelectuais petistas”. Depois, chegou a da negação: “O mensalão nunca existiu”. E agora estamos diante da quarta, e é neste ponto que Lula decidiu pegar carona na vida de Lincoln: os crimes dos mensaleiros teriam sido atos heroicos.

    ResponderExcluir
  3. Mensalão sempre existiu e sempre foi movido pelos interesses escusos de quem tem força para impossibilitar a governabilidade. Lula e Lincoln não são semelhantes como pessoas. Mas as imposições do cargo são as mesmas.

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Lincoln e a prática política
Lincoln e a prática política
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihiPGm6QfD9dDRPgpS9nRjN7BGylB0OgsB9ofTb8rsVUsmNcIgfq7BpsJGGhI9aco34VyBrWjV92KqUIf_-t6RcgVvxqNQ7NXAJjm26ZMvXj9GsvcZJOAfQhwP4YJuPJwgn8ub6OtMNXE4/s320/lincoln-e-lula.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihiPGm6QfD9dDRPgpS9nRjN7BGylB0OgsB9ofTb8rsVUsmNcIgfq7BpsJGGhI9aco34VyBrWjV92KqUIf_-t6RcgVvxqNQ7NXAJjm26ZMvXj9GsvcZJOAfQhwP4YJuPJwgn8ub6OtMNXE4/s72-c/lincoln-e-lula.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2013/02/lincoln-e-pratica-politica.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2013/02/lincoln-e-pratica-politica.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo