Em uma certa manhã de fevereiro, há 25 anos atrás, estava eu no meio de uma entrevista, com o gerente financeiro da empresa com a qual, se...
Em uma certa manhã de fevereiro, há 25 anos atrás, estava eu no meio de uma entrevista, com o gerente financeiro da empresa com a qual, sempre sonhei em trabalhar. Estava muito confiante, pois estava seguindo os paradigmas tradicionais necessários à uma entrevista; quando de repente...começaram a surgir as perguntas técnicas, sobre meus conhecimentos, - eu recém-formado - fui respondendo, porém, já não mais tão seguro, pois da teoria à prática, o abismo é muito grande. O entrevistador, então, deflagrou a pergunta mortal: Porque a empresa deverá lhe contratar?
Prof. Hamilton Alves
[Via BBA]
Hoje, com os recursos disponíveis na internet, só não adquire conhecimentos práticos os desinteressados.
Para se sair bem em uma entrevista, você precisa, além das técnicas tradicionais:- Como se posicionar na frente do entrevistador;
- está vestido adequadamente - pois o mundo trata melhor quem se veste bem;
- está atento às perguntas;
- Chegar com antecedência, para sondar o ambiente;
- Estudar um pouco sobre a empresa, entrando no site e pesquisando a respeito dos principais produtos e serviços;
- etc. etc.
É necessário, também, demonstrar conhecimentos técnicos.
Uma das perguntas básicas - quase que em toda entrevista - é: por que a empresa deverá lhe contratar?
Se a vaga for para a área de Gestão Administrativa Financeira ou Contábil, então é hora de demonstrar os conhecimentos técnicos. Responda, sempre que possível, com a palavra PORQUE, pois esta palavra tem o poder de desarmar o cerébro do entrevistador;
- Porque posso melhorar o Fluxo de Caixa da empresa;
Esta resposta irá causar grande impacto, pois todo empresário quer ter um Fluxo de Caixa capaz de cubrir seus compromissos correntes.
- Porque posso melhorar a competitividade da empresa; e com isso, é claro, melhorar a lucratividade;
Esta é outra resposta de impacto fulminante. Qual o empresário que não que ver sua empresa mais competitiva e mais lucrativa.
- Porque além de tudo isso, também vou analisar o volume de vendas. Ou seja, determinar seu Ponto de Equilíbrio operacional.
Este é outro item de suma importância, e que pouquíssimas empresas tem estes dados.
Agora, vamos para a parte mais difícil. Porém, não dolorosa, e com um pouquinho de dedicação, logo,logo, você será um expert no ssunto.
- Como melhorar o Fluxo de Caixa: Uma das técnicas, é aprender a analisar as variações de preço e de quantidade - mensalmente - dos estoques de Matéria-prima, Produtos acabados e Material de embalagem. Para isso, no menu deste blog, vá em GESTÃO FINANCEIRA: Análise de Estoque, lá encontrará um podcast ensinando esta técnica.
- Como melhorar a competitividade da empresa: Hoje, pouquíssimas empresas têm o controle dos Custos Fixos, e estes, mal administrados, reduzem, tanto a competitividade, quanto a lucratividade. Também em GESTÃO FINANCEIRA, você encontrar como elaborar uma planilha destes custos e como analisá-los.
- Como determinar o Ponto de Equilíbrio Operacional: Este é um pouco mais complicado. Porém exite uma abordagem do ponto de vista matemático, que irá lhe orientar como determiná-lo. Vá em GESTÃO FINANCEIRA.
A melhor parte de tudo isso, é que após este aprendizado, - que não se aprende nas universidades desse jeito - vocês conquistarão o emprego tão desejado. Acreditem, estou lhes assegurando, com conhecimento de causa, que as chances da conquista são de, aproximadamente, 95%. Para você que já está trabalhando, seja atrevido(a), e tente implantar qualquer um desses controles. Também, lhes asseguro, SERÁ o passaporte para o seu SUCESSO.
Lembrem-se: O Aprendizado é lento e de alto custo; aprender com a experiência alheia encurta o tempo e diminui o sofrimento.(Samuel Emery Lopes).
Se você gostou, por favor se inscreva e deixe seu comentário, é uma das formas que temos para saber se a matéria foi bem aceita. Ou seja, é o nosso feedback. Além do que, as próximas postagens serão encaminhadas diretamente para seu e-mail.
Inscreva-se AQUI para receber as próximas publicações GRÁTIS
Muito obrigado, sucesso, e até o próximo post.Inscreva-se AQUI para receber as próximas publicações GRÁTIS
Prof. Hamilton Alves
[Via BBA]
Comentários