Home

Dicionário

Tecnologia

Saúde

E@D

Contato

O blog do acadêmico descolado

Beber café pode diminuir dores musculares

Cientistas noruegueses encontraram uma possível relação entre analgesia e consumo de café.


A surpreendente descoberta é baseada em um estudo envolvendo 48 voluntários que concordaram em passar 90 minutos executando tarefas de computador falsas destinadas a simular o trabalho no escritório. Tais tarefas eram conhecidas por causar dor nos ombros, pescoço, antebraços e punhos. Assim, os pesquisadores queriam fazer comparações entre pessoas com dor crônica e as que estavam sem dor enquanto faziam as tarefas. Ou seja, os efeitos do consumo do café não era o que estava sendo investigado.

Apenas por uma questão de conveniência, os cientistas permitiram que as pessoas bebessem café antes de fazer o teste a fim de evitar efeitos desagradáveis causados pela privação de cafeína, como a diminuição do vigor e atenção, sonolência e fadiga. Mas foi permitido apenas uma xícara.

Mas quando chegou a hora de analisar os dados, os pesquisadores do National Institute of Occupational Health da Noruega e do Oslo University Hospital notaram que as 19 pessoas que beberam café relataram uma menor intensidade de dor do que as 29 pessoas que não ingeriram.

Nos ombros e pescoço, por exemplo, a intensidade média de dor foi classificado como 41 (em uma escala de 100 pontos) entre os bebedores de café e 55 para os abstêmios de café. Diferenças semelhantes foram encontrados para todos as categorias de dor aferidas, e o efeito do café na mitigação da dor ocorreu independentemente de os indivíduos terem dor crônica ou não.

Intensidade da dor sentida por quem consumiu  (pontos brancos) e quem não consumiu café (pontos pretos) nos ombros e pescoço (a - ativo, b - inativo) e no antebraço e pulso (c - ativo, d - inativo). O quadro cinza representa o tempo que durou a simulação no computador.
Os autores do estudo, que foi publicado na revista BMC Research Notes, advertiram que uma vez que a pesquisa não foi projetada para testar a influência do café na dor, os resultados devem ser considerados com cuidado. Para começar, os pesquisadores não sabem se quem bebeu café era um bebedor contumaz.

Eles também duvidam que os bebedores de café e abstêmios são semelhantes em todos os aspectos, exceto para o consumo de café. Problemas como estes tendem a minar a importância dos achados.

Ainda assim, o achado pode dar mais munição para os consumidores inveterados da infusão desse grão justificarem seu consumo.

Minha experiência pessoal


Ao ler a respeito e tendo desenvolvido as tais dores lombares que poderia classificar como sendo crônicas, justamente por trabalhar diante do computador por horas a fio, resolvi tomar uma xícara de café descafeinado.

Ainda que possa ser reflexo do efeito placebo, após poucos minutos houve uma sensível redução na intensidade da dor. A ponto de me deitar e dormir mais algumas horas por estar me sentindo mais confortável (tomar café para dormir não é algo que costuma ser recomendado). E ao me levantar percebi que as dores ainda estavam lá, embora tenham melhorado.

Assim, creio que quem não tenha problemas médicos com o consumo da bebida pode fazer a experiência e ver por si os efeitos do café como analgésico.

[Via BBA]

0 no blog

Adicionar " Beber café pode diminuir dores musculares " aos Favoritos

Postar um comentário

Com o objetivo de reduzir o spam incluímos a verificação de palavras nos comentários (o que impede os comentários vindo de robôs).