Esse é o momento em que Júpiter foi atingido por um poderoso meteorito ontem e o único registro é esta imagem, captada por uma incansável e fiel webcam nas primeiras horas da manhã.
Nosso gasoso e gigantesco vizinho levou um forte golpe. Que pode ser detectado graças a um flash sobre sua superfície. É mais um projétil que poderia atingir a Terra mas qe é atraído e assimilado por essa espécie de escudo planetário.
O Astrônomo amador George Hall, de Dallas, capturou o flash no vídeo mas ele só foi para verificar a sua filmagem depois de ler online, através de um fórum, que outro astrônomo, Dan Peterson, observando o planeta com seus próprios olhos, viu a explosão enorme florescer de Júpiter subitamente.
É um tipo de assustadora proposição ver quantas vezes Júpiter é atingido.
George Hall. 70 anos. Astrônomo amador, em seu blog.
Então ele resolveu dar uma olhada em seu equipamento, onde uma webcam fica acoplada a um telescópio, bem na hora relata pelo outro astrônomo e viu que o flash realmente foi captado.
Apenas cerca de um segundo de vídeo, mas estava lá. Agora astrônomos do mundo todo esperam o planeta completar a volta para verificar se há marcas deixada na superfície gasosa do planeta, como ocorreu com o cometa Shoemaker-Levy 9, de 1994. O mais notável da história recente.
Esses impactos despertam a atenção dos cientistas pois compões o quadro geral da formação de nosso sistema. Além disso, muitos estudiosos acreditam que Júpiter serve como um escudo que despedaça e atrai grande parte dos grandes objetos celestes que poderiam ameaçar nosso planeta. Muitos creem que sem esse guarda-costas a vida na Terra seque seria possível.
A maioria dos impactos, no entanto, nem deixa marcas na superfície jupiteriana. Apenas os objetos de maior porte conseguem deixar rastro visível no topo das nuvens do planeta.
Fonte: Daily Mail
[Via BBA]


















0 no blog
Adicionar " Asteroide que poderia colidir com a Terra bate em Júpiter e é registrado por acaso. " aos Favoritos
Postar um comentário
Com o objetivo de reduzir o spam incluímos a verificação de palavras nos comentários (o que impede os comentários vindo de robôs).