O blog do acadêmico descolado

Luva traduz linguagem de sinais para voz

Invenção premiada na última Imagine Cup, competição para estimular inovação entre estudantes promovida anualmente pela Microsoft, pode facilitar a comunicação entre deficiente auditivos e afônicos.

EnableTalk: Luvas que convertem linguagem de sinais em voz.

Imagine se hoje houvesse um meio de traduzir os gestos em LIBRAS para voz. Não só teríamos mais pessoas aptas a entender a liguagem de sinais como também aumentaria a acessibilidade e a inclusão social dos deficientes auditivos e mudos.



Pois essa invenção de programadores ucranianos se encaixa como uma luva na solução desse problema de comunicação. Luvas equipadas com acelerômetros, bússolas, giroscópios, sensores flexíveis e sensores sensíveis ao toque que são capazes de indicar com precisão qual foi o gesto feito pelo usuários a ponto de ser interpretado e transformado em voz automaticamente.

Como se não bastasse tanta tecnologia embarcada, o gadget ainda possui um toque mais verde (e que também aumenta a autonomia do conjunto)  já que as luvas vêm equipadas com células solares que ajuda a incrementar a carga da bateria.



Todo o sistema é conectado ao aplicativo por meio de Bluetooth. Seu software reconhece textos a partir dos sinais e os utiliza para falar os termos em voz alta.

Segundo os inventores, as luvas utilizam materiais que ao todo custam quase 80 dólares.

Agora só falta o software que reconheça a fala e a transforme em linguagem do sinais para completar o diálogo, e estamos conversados!

Fonte: Info, EnableTalk, Imagine Cup
[Via BBA]
notícias disse...

Venho aqui convidá-lo a divulgar os posts do seu blog em um novo agregador de notícias...
www.noticias.googli.blog.br

2 no blog

Adicionar " Luva traduz linguagem de sinais para voz " aos Favoritos

Postar um comentário

Com o objetivo de reduzir o spam incluímos a verificação de palavras nos comentários (o que impede os comentários vindo de robôs).