Blog Brasil Acadêmico

Balões de diálogo e Post-it com Google Chart

O Google Chart é um serviço que permite criar gráfico comerciais. Agora você pode ir além criando mensagens para ilustrar suas páginas de forma bem mais divertida e interessante.










O Google Charts é indubitavelmente uma forma excelente de colocar seus dados em um formato visual atraente (e usando a nuvem para isso).

Assim basta você passar parâmetros para o endereço do serviço que a imagem surgirá como por encanto. Você pode, por exemplo, incluir esses gráficos como imagens nos seus posts do Blogger passando o endereço do gráfico (com os parâmetros) no campo de endereço URL, ao invés de fazer o upload da imagem.



Para criar os seu gráficos comerciais e temáticos personalizados está disponível um assistente (wizard) do serviço muito bom, com o inconveniente de ser totalmente em inglês (mas com um pouco de paciência dá para encarar).



Mas existe também um outra possibilidade de uso do serviço que é a de criar notas e balões de diálogo, como mostrado acima. Caso o Eric não resolva descontinuar o serviço por falta de lucratividade ou por ocupar muitos recursos do Google (há sempre esse risco nesses produtos gratuitos da nuvem) você pode achar interessante dar uma incrementada em suas páginas.


Espero que seja útil. A configuração não é muito fácil (no caso dos balões de diálogo cheguei até a desenvolver um mini-editor (por enquanto só funciona no IE)) mas dá para entender. Esses quadros de mensagem divertidos foram projetados para serem adicionados nos próprios gráficos comerciais, porém, o uso pode alcançar onde a imaginação e a criatividade levar. Para saber mais acesse a página de documentação do recurso (em inglês). Lá há muitos exemplos e uma lista mais completa dos ícones que podem ser usados.
2 Comments
Disqus
Fb Comments

Charge randômica