Tubo plástico reveste o intestino contra a obesidade

Compartilhar

Método é testado no Brasil e é bem elogiado. Médico diz que 100% dos pacientes perderam peso com sucesso. O tubo, feito de plástico fino e m...

[ ]
Método é testado no Brasil e é bem elogiado. Médico diz que 100% dos pacientes perderam peso com sucesso.


O tubo, feito de plástico fino e maleável, é inserido por meio de endoscopia no duodeno, a porção inicial do intestino, revestindo-o. O alimento ingerido, vindo do estômago, passa por ele mais lentamente, o que provocando uma sensação de saciedade.

Além disso, o alimento não recebe as secreções liberadas pelo pâncreas e fígado dentro do tubo, que só atingem a comida depois que ela percorreu todo o tubo plástico. Enzimas percorrem a lateral do tubo e atingem o alimento após ele sair do tubo.

Como a digestão e a absorção dos alimentos não é completa, o processo leva à perda de peso do paciente.



A todo, 78 pacientes muito obesos, que tinham indicação de cirurgia de redução de estômago, permaneceram com o tubo durante um período de 12 meses no interior do duodeno.

De acordo com o Dr. Eduardo Horneaux de Moura, médico do Hospital das Clínicas e coordenador dos trabalhos com este dispositivo no Brasil, houve êxito no controle de perda de peso em todos os pacientes submetidos à experiência.

Em torno de 20% dos pacientes ficam efetivamente sem tomar nenhum medicamento para diabetes.
Dr. Eduardo Horneaux de Moura


Os pesquisadores observaram uma peculiaridade no intestino de obesos. Um tipo de bactéria é dominante. Nos indivíduos magros essa bactéria aparece em número menor. A Dieta e o componente genético seriam responsáveis por essa diferença.

Este grupo de bactérias, quando presente, parece determinar uma maior capacidade desse indivíduo ganhar peso. Em um futuro muito próximo acredito que vá surgir alguma proposta de uma terapia.
Regina Domingues. Pesquisadora da USP




Além do Brasil, a técnica também é testada nos EUA, Holanda e Chile e a previsão é de que, até 2011, esse tratamento já poderá estar acessível.

Fonte: Fantástico (TV Globo)

Comentários

BLOGGER: 11
  1. Profwar,

    Pode até ser um método seguro e ficaz, mas eu jamais me submeteria a qualquer de intervenção cirúrgica para esse fim.

    Acho isso uma mutilação.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. O post é interessante a nível de conhecimento,pois eu por exemplo,desconhecia essa técnica,mas confesso que teria receio de realiza-la por considera-la um tanto quanto invasiva.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Não estou entendendo os comentários postados... Pelo que entendi, isso não é uma cirurgia, é apenas um dispositivo colocado temporariamente para ajudar na perda de peso, não é isso? A colocação não é realizada por meio de cirurgia; o texto diz que o dispositivo é colocado por meio de endoscopia... Se realmente funciona e não causa maiores danos, acho uma técnica fantástica, pois qual é o outro método que auxilia a uma perda de peso significativa, com a mínima invasão, como esse? Não compreendi o uso do termo "mutilação"... Só quem tem excesso de peso sabe a dificuldade que é para perdê-lo, e toda técnica que nos auxilie, sem nos causar maiores danos, é sempre muito bem-vinda.

    ResponderExcluir
  4. É, anônimo. Concordo. Talvez estejam impressionado com as cenas da endoscopia, onde essa espécie de preservativo no tubo digestivo é, de certo modo, amarrado ou grampeado nas paredes. Mas o mais certo é que quem comentou talvez não perceba bem a diferença de uma cirurgia bariátrica e uma endoscopia, em termos de ser invasiva e dos riscos envolvidos. Além disso, o procedimento não é meramente uma opção estética, ainda que essa opção vem sendo cada vez mais defendida pelos seus benefícios psicológicos, e sim uma prevenção muito séria dos risco cardiológicos e outras doenças que abreviam e diminuem a qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  5. Eu só acho que os autores desses comentarios devem ser donos de clinicas e estao preocupados com as perdas de lucros em cima de pessoas doentes e carentes que procuram por ajuda e acabam dando tudu para esses acogueiros afim de ter somente uma vida mais saudavel

    ResponderExcluir
  6. Caro Anonimo,

    Concordo com você em número, genêro e grau, e gostaria de obter mais informações a respeito do assunto. Minha esposa é uma séria candidata a cirurgia bariatrica, sou contra pois essa sim acho por demais agressiva. Gostaria de saber se existe alguma experiencia rolando ou algo assim onde ela possa se inscrever.

    Att.

    Jorge

    ResponderExcluir
  7. Ines.Não sou dona de clinica e nem trabalho na area da saude, sou gestora financeira e fiquei imprecionada com o metodo, pois como já falaram,não é uma cirurgia pois não há cortes como as bariatricas,essas sim, acho que podem ser consideradas uma mutilação. Sofro com excesso de peso e nunca tive coragem de fazer essas cirurgias bariátricas.
    Já estou com problemas de pressão alta e diabetes, quase entrando na insulina e gostaria muito de fazer este procedimento,se alguém souber alguma forma de realizar este desejo, por favor,postem para mim. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, acho que antes da cirurgia deveríamos tentar o Xenical. Sei que não é chique pela fama que o remédio tem de dar desinteria e gases. Mas é um forte estimulo a para de ingerir alimentos gordurosos.
    Ele não tem qualquer efeito sobre a ingestão de açúcares mas para quem já está sem opções (apelando para intervenção cirúrgica) deve ser considerado.

    http://blog.brasilacademico.com/2008/09/dicas-simples-para-emagrecer-comendo.html

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal..., sobre a colocação do "endobarrier", ou seja esse dispositivo que reveste 0,60 cm. do intestino delgado...,na Comunidade Européia já é feito com sucesso faz tempo e já está autorizado sua comercialisação. Porque aqui no Brasil demora tanto sua aprovação??? Abçs.

    ResponderExcluir
  10. Acho que o SUS gasta muito mais com tratamentos de hipertensos,diabéticos,depressivos e de muitos outros... Será que as autoridades competentes não percebem que na maioria dos casos o paciente é obeso ou pelo menos sofre com sobre peso...Talvéz fosse hora de se repensar com mais seriedade nos casos dos "gordinhos",pois quanto maior o peso,maiores serão os problemas de saúde que as pessoas sofrerão !!Sou super a favor de se tentar métodos não invasivos,mas não acredito que remédios sejam a melhor solução,pois eu mesma já tomei um famoso por tres anos e hoje não consigo manter o peso ideal(55kg),estou com 75.5kg,e comecei a tomar por indicação de um especialista quando pesava apenas 63kg.Daí penso que o método "endobarrier" seria o mais viável,mais barato e de profilaxia contra os outros problemas que poderão surgir daquí pra frente,pois já tenho 37a.Pra mim,tá valendo !!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Pessoal!

    Porque não estão mais comentando nada sobre o tubo plástico, estou muito interessada, pois sou obesa, já tomei muita medicação e sei como é difícil manter o peso.
    Se alguém tiver informações concretas ajude.
    abraços Sandra

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Tubo plástico reveste o intestino contra a obesidade
Tubo plástico reveste o intestino contra a obesidade
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieFsRo2YUspze-bLESRNxTBswRErOI083UxM25nuytJhP1OiVp5uoV0ZWaKyaXWTwT1-8A_jQQ2Nm0G3PZG5PL5wQXPx-LPu-tyBo-3p4-vaUNscJNEuc9bVIX63O-BDcxBjvZN2gctDON/s400/tuboDuodeno.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieFsRo2YUspze-bLESRNxTBswRErOI083UxM25nuytJhP1OiVp5uoV0ZWaKyaXWTwT1-8A_jQQ2Nm0G3PZG5PL5wQXPx-LPu-tyBo-3p4-vaUNscJNEuc9bVIX63O-BDcxBjvZN2gctDON/s72-c/tuboDuodeno.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2010/06/tubo-plastico-reveste-o-intestino.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2010/06/tubo-plastico-reveste-o-intestino.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo