A Grande Farsa do Aquecimento Global

A ciência é feita de teses e antíteses. Seu avanço se deve a choque de contraditórios. Como diria o Caetano Veloso em suas frases dialógicas: "ou não".
Temos sempre que nos perguntar, a quem interessa essa mensagem? É fato que o homem pode destruir a terra com a tecnologia, mas qual é a saída mais justa para o dilema? Seria um socialismo global com distribuição de riquezas? Ou não? Ou do contrário temos que aceitar nossa condição e não almejar alcançar o status de primeiro mundo pois, para isso, teríamos que explorar os recurso naturais como o primeiro mundo fez e faz? (Aqui nenhum mérito nesse aspecto do primeiro mundo.)
A Grande Farsa do Aquecimento Global - documentário polêmico exibido pela BBC e visto no YouTube(legendado).


Parte II

Parte III

Parte IV

Parte V

Parte VI

Parte VII

Parte VIII

Parte IX

Parte X

Parte XI

Parte XII

O Fantástico apresenta a resposta dos cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas - IPCC

Nós somos como aquele sapo que se formos jogados na água quente pulamos fora. Mas se forem aumentando a temperatura da água aos poucos morremos cozidos. Acho que estamos sim desequilibrando a natureza. Eu sou daqueles que ainda fica impressionado com a capacidade de um avião voar (com centenas de pessoas a bordo) mas quando estive em Londres fiquei igualmente impressionado com a quantidade de aviões o tempo todo decolando e pousando por lá. O céu todo riscado com o trilho da condensação da humidade atmosférica. Como junto com aquele rastro era deixado CO2 (dióxido de carbono) liberado em abundância pelas turbinas, temos um gráfico do quanto sujamos o ar que repiramos (é como vermos partículas subatômicas analisando seu rastro após uma colisão de prótons em um acelerador de partículas). Se víssemos um barco jogando sujeira em um rio que fosse usado para coletar nossa água potável, isso nos incomodaria mais. Mas como é o ar que respiramos (e não vemos...)
Existe uma enorme quantidade de CO2 congelado na chamada permafrost (terras eternas congeladas no limite da zona temperada com a ártica). Congelamento este ocorrido há 40 mil anos e que retém muita matéria orgânica. Com a mudança climática esse material, agora exposto, libera CO2 e CH4 (Metano) que é um potente aquecedor da atmosfera. Essa pode ser a bomba térmica do armaggedon e pode ser que não dê tempo para a tecnologia, a religião dos modernos alquimistas, desenvolver alguma solução milagrosa. Não é algo distante e boa parte de nós estará aqui para conferir.
Leia mais:
Aquecimento global desafia a humanidade
Alex Costa - blogdadieta.com.br disse...

Não conhecia este doc, mas pra ver noyoutube é um pouco longo, eu vou tentar baixa-lo em torrent.

Valeu pela dica, você ja ouviu falar de outro doc feito pela BBC que se chama The Power of Nightmares? É muito bom e talvez encaixe no perfil do seu blog. Outro feito pela BBC que talvez possa te interessar é o The Trap

Um abraço.

Kakaroto disse...

Você ao menos assistiu ao documentário, todo argumento central do doc foi sustentar que o aquecimento global não é causado pela emissão de co2 produzido pelo homem e que, de fato, o aquecimento é que causa a maior emissão de co2 e não o inverso, e no final do post, você diz que está preocupado com os rastros de dióxido de carbono deixado pelos aviões de Londres.. De novo: Você assistiu ao documentário que postou?

War disse...

Sim. Assisti. Faz tempo. Vou até assistir novamente quando tiver oportunidade. O problema é que são duas correntes antagônicas e que apresentam evidências contraditórias. Mas essa discussão me lembra muito àquela do cigarro. A polêmica dos males do cigarro. Os médicos já estavam desanimados a respeito dos males do tabaco como o câncer, efisemas, entupimento de coronárias, mas a prova cabal, definitiva que ligava a causa ao efeito não era obtida (pelo menos sem a contestação dos fabricantes de cigarro). Assim vai ser essa novela da emissão do CO2. A humanidade vai lançar toneladas de todo tipo de poluente industrial na atmosfera até ficar sem conseguir enxergar por trás do smog e não vai conseguir PROVAR que o aquecimento global, o buraco na camada de O3 etc é causado pelo homem. Eu creio que sim, estamos detonando nosso meio. E é pelo feeling. Até acho que há espaço para dúvida, mas não podemos deixar que destruam nosso planeta para depois os outros cientistas apresentarem uma planilha e falarem: "Realmente, os cálculos estavam errados e destruímos o planeta. Foi um acidente. Foi mal."
Se o painel da ONU estiver errado, acredito na boa fé destes cientistas, e sua proposta conservacionista parece razoável (mal não fará).
Não estou baseando minha opinião só neste documentário. Eu apenas não creio nessas conclusões. Mas não deixo de apresentar o contraponto neste blog, acho o confronto necessário para acharmos o melhor caminho.

Anônimo disse...

Eras geológicas...
Voltando lá às aulas do primário, aprendemos sobre as eras geológicas correto? Para quem não está entendendo, assistam aos filmes "era do gelo" e tudo se autoexplicará!
Afinal de contas estamos "saindo" de uma era glacial e partindo para o ponto oposto... a temperatura ainda vai aumentar bastante, estando nós aqui ou não!
Depois disso haverá a reversão, e voltará e esfriar de novo, estejamos aqui ou não!
Terremotos, maremotos e tempestades não tem nada a ver com CO2, e sim com as mudanças geológicas.
Isso é cíclico, e inclusive já foi mais quente antes da era "pré industrial" da humanidade, devido a outros ciclos secundários e terciários...
Claro que ninguém gosta de lixo e sujeira, mas existem outros interesses por trás do "aquecimento global"...
Cerca de 1200 especialistas da ONU não concordam com os "laudos" apresentados pelo órgão, especialistas esses que trabalharam nos estudos, e chegaram à outras conclusões! Novamente, a quem interessa isso?

Anônimo disse...

Realmente existem muitos pontos sem sentido nessa teoria de aquecimento global causado pelo co2 emitido pelo homem, eu acredito que o real interesse seje político e ecônomico.
Acredito no aquecimento global mas não que este seje o apocalipse mundano, na verdade parece mais um proceso natural de renovação e transformação da Terra.

5 comentário(s) no blog

Adicionar "A Grande Farsa do Aquecimento Global" aos Favoritos

Postar um comentário

Fala que eu te repercuto.

Related Posts with Thumbnails