Segurança no Trânsito: Novidades e Velhidades

Vi em um documentário sobre projetos de carros do futuro alguns conceitos novos que provalvelmente nem entrarão em fabricação. Um deles é o projeto de um carro-fofo que evitaria machucar pedestres e danificar a lataria de outros veículos. Algo impensável de se praticar por enquanto (ou não?).

Uma idéia nessa linha de raciocínio mas um pouco mais factível é esse protótipo da Toyoda Gosei (empresa do grupo Toyota) que prevê airbags para os pedestres. Através de câmeras e sensores ele inflaria essa bolsas externas e reduziria danos às vítimas. A preocupação com as pernas e a cabeça do pedestre no caso de choque frontal é evidente. Talvez haja alguma estatística que sustente o investimento no dispositivo.

As últimas do passado fica por conta deste sinal de tráfego analógico, que foi usado na Austrália entre os anos 40 e 70. Parece um semáforo saído da Fantástica Fábrica de Chocolate onde anõezinhos de sexualidade duvidosa passando em cruzamentos de doces cantando: "Oompa, Loompa, doom-pa-dee-do".

Não parece que esse semáforo saiu de um filme do Tim Burton?

A idéia de mostrar quanto tempo falta para o sinal abrir,permitindo ao motorista colocar o veículo em marcha mais rapidamente e ao pedestre calcular o tempo para atravessar a rua com mais precisão, é muito boa, tanto que os semáforos mais modernos já estã trazendo mostradores luminosos e sonoros com esta finalidade.

Adicionar esta notícia no LinkkEnviar para o Googleenviar para o del.icio.us Enviar para o Digg Enviar para o Technoratti Enviar para o Reddit Enviar para o Uêba Enviar para o seu StumbleUpon Enviar para o seu Twitter Enviar para o BlogBlogs

0 comentário(s):

Postar um comentário


© 2007-2008 Blog Brasil Acadêmico - pode ser reproduzido desde que a fonte seja citada e tenha um link para http://blog.brasilacademico.com