O espetacular parque temático de miniaturas de Hamburgo amplia suas atrações e estreia a maquete da cidade do Rio de janeiro. N ão é a prime...
O espetacular parque temático de miniaturas de Hamburgo amplia suas atrações e estreia a maquete da cidade do Rio de janeiro.
Não é a primeira vez que falamos do Miniatur Wunderland por aqui. E convém dar uma olhada na outra postagem para entender a grandeza desse verdadeiro parque temático que, há muito tempo, ultrapassou a ideia de expor ferrovias em miniaturas e conseguiu soluções tecnológicas para expor aviões, barcos, caminhões de bombeiro, caminhões de lixo, ônibus, carros, carros de corrida e até naves espaciais como o ônibus espacial e nave do filme Star Wars.
Guardadas as devidas proporções – aliás, a escala é 1:87 – é tanta coisa para se ver que os minúsculo habitantes imaginários do local certamente se sentiriam mais do que em um grande parque temático. Estariam em um mundo paralelo de dimensões diminutas. Só nesse segmento do Rio são cerca de 20.000 bonequinhos.
Eu sei que pode parecer exagero falar em parque temático já que tudo isso se estendia por alguns andares de um prédio na cidade de Hamburgo na Alemanha. Mas eles construíram uma ponte (de 25 m de comprimento a 16 m do solo) sobre um riozinho e conseguiram mais 3000 m² para ampliar seus dioramas. Agora vão começar a representar a América do Sul nas sua novas maquetes e vão iniciar por uma muito especial do Rio de Janeiro.
Guardadas as devidas proporções – aliás, a escala é 1:87 – é tanta coisa para se ver que os minúsculo habitantes imaginários do local certamente se sentiriam mais do que em um grande parque temático. Estariam em um mundo paralelo de dimensões diminutas. Só nesse segmento do Rio são cerca de 20.000 bonequinhos.
Com uma inauguração que contou com o prefeito de Hamburgo, Peter Tschentscher, e o embaixador brasileiro Roberto Jaguaribe, a maquete de 46 m² do Rio de Janeiro foi exibida após quatro anos de construção com a colaboração dos Martínez, uma família construtora de maquetes de Buenos Aires.
Foi um grande desafio pois nunca antes uma seção de construção fora desenvolvida fora das oficinas da Miniatur Wunderland. Ainda mais que coincidiu com o período da pandemia com voos e exibições suspensas.
Trabalhar em vários continentes e fusos horários foi uma grande aposta e em meio a uma pandemia que tornou o intercâmbio pessoal impossível por um longo tempo. Agora vemos o resultado dos últimos anos e podemos dizer: Foi uma decisão absolutamente acertada!Trecho do site da Miniatur Wunderland
O pessoal da MW acredita que junto com a família Martinez, foi possível construir o Rio de Janeiro com autenticidade do ponto de vista sul-americano, sem depender inteiramente da perspectiva europeia.
Em mais de 60 mil horas de construção, por exemplo, foi recriada a praia de Copacabana, “a praia que transmite a atitude dos sul-americanos perante a vida”, a Estação Central do Brasil (sim, os trenzinhos continuam importantes), a favela, os Arcos da Lapa, o Cristo Redentor entre muitos outros icônicos lugares. No Sambódromo, Mais de 11.000 personagens estão espalhadas por seis arquibancadas, e com o apertar de um botão três carros alegóricos e dançarinos ganham vida no desfile.
Também representaram o bairro histórico de Santa Teresa, que é conhecido por seus casarões, a artisticamente decorada "Escadaria Selarón" e os bondes amarelos, tudo para dar trazer um ar autêntico da cena carioca, até mesmo o Museu de Niterói está presente. E tudo se transforma novamente quando se diminuem as luzes para representar a noite carioca. Outro espetáculo de luzinhas e cores se inicia, e perto de 18 mil LEDs cuidam para que não falte o que ser visto na cidade maravilhosa. Foram cerca de 1,5 milhões de euros (cerca de 9,5 milhõies de reais) investidos nessa primeira fase de construção do novo edifício da MW.
Junto com o segmento do Rio, em março de 2021, foi criado no caminho para o novo prédio, que passa sobre um canal, uma exposição especial "O Mundo de Cima", com lindos cenários do mundo, como campos coloridos de tulipas ou arroz, a floresta tropical, lagos salgados cintilantes ou o azul profundo do Pacífico, que poderão ser admirados da perspectiva de um avião. Um trem de alta velocidade atravessa a paisagem colorida, como se conectasse a Europa com a América do Sul ao longo do caminho.
Desde que o parque foi inaugurado em agosto de 2011, já foram gastos mais de 36 milhões de euros em tem uma área de 1.499 m². Entre suas principais atrações, além do Rio, podem ser admiradas as seções da Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Veneza e, em 2022 (se a Covid-19 permitir), Mônaco, com sua corrida de F1. Futuramente, a expansão prevê mais pontos da América do Sul, como Patagônia, Amazônia e Andes.
A tecnologia por trás da construção do parque é uma atração à parte. É possível até mesmo agendar uma visita aos bastidores. Muita tecnologia e criatividade para conferir realismo e conceber soluções para a construção das maquetes com alto grau de precisão e robustez. As árvores usadas no Rio, por exemplo, tiveram seus troncos e galhos feito de fios de cobre cobertos com alguma palha de aço com tinta e cola.
Mas antes de atravessar o Atlântico elas passaram pelo teste do aspirador de pó. Ao serem pressionadas várias vezes pela bocal do aspirador só seriam consideradas aprovadas se continuassem íntegras na sua estrutura. Em Mônaco, a pista de corrida de Fórmula 1 será toda projetada no computador e terá carros de corrida deslizando sobre ela sem trilhos aparentes, com eletromagnetismo controlado por computador e com barulho de motores bem similares às de uma prova. Arte, acústica, automação, programação, eletrônica, computação gráfica e muita mão na massa.
Em seus 20 anos de existência, o MW se tornou a principal atração turística da Alemanha, de acordo com o Conselho Nacional de Turismo Alemão, deixando para trás o Europa Park (2º) e o Castelo Neuschwanstein (3º). A cidade de Berlim, nesse ranking, fica na 7ª colocação. Agora, o Rio tem a missão de fazer o MW continuar mantendo essa posição de destaque. Não deve ser problema, já que no quesito Destaque, o Rio é dez! Nota dez!
- [accordion]
- Expediente
- Miniatur Wunderland Hamburg
🏠 Kehrwieder 2
20457 Hamburg – Speicherstadt
Germany
📆 Funciona 365 dias por ano (exceto em pandemias)
🕖 De 08:00 às 00:00
💰 20 Euros (entrada)
💉 É necessário comprovar estar vacinado para Covid-19 - Sobre Miniatur Wunderland
- Inauguração: Agosto de 2001
Valor gasto: 36 milhões de euros.
Staff: 360 funcionários
Trem mais longo: 14,51 m
Computadores de controle: 50
LEDs: 479.000
Casa e pontes: 4.340
Bonecos: 269.000
Carros: 9.250
Árvores: 130.000
Fonte: Miniatur Wunderland
Visto no Brasil Acadêmico
Comentários