Inscreva-se no I Seminário Lusófono Digital de Educação de Jovens e Adultos - 3 a 5 de novembro de 2021. Envio de propostas de trabalhos com...
Inscreva-se no I Seminário Lusófono Digital de Educação de Jovens e Adultos - 3 a 5 de novembro de 2021. Envio de propostas de trabalhos completos: até 20 de junho de 2021.
O evento I Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos que ora apresentamos integra as atividades do Plano de Estudos de Pós-Doutorado da Profa Dra Analise da Silva em que ela estuda Condições de acesso, permanência e garantia do direito à construção e apropriação do conhecimento na Graduação vivenciadas na UFMG/BR e na Universidade do Minho/PT por estudantes oriundos da Educação de Jovens e Adultos que tenham participado de programa/projeto/ação de Extensão antes de seu ingresso na Educação Superior.
Deste I Seminário participam o grupo de pesquisa do NEJA – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: pesquisa e formação dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7474389633230368; a Linha de EJA no Promestre – Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais https://promestre.fae.ufmg.br/linhas-de-pesquisa-2/; o grupo de pesquisa http://lattes.cnpq.br/8548022934019416; os grupos de pesquisa de docentes vinculados aos Fóruns de EJA do Brasil http://www.forumeja.org.br; os grupos de pesquisa de docentes vinculados à Rede de Pesquisadores de Países Lusófonos https://campanha.org.br/relus; o NEPPCOM – Núcleo de Estudos e Pesquisas do Pensamento Complexo – FaE/UFMG; o NEPEJA – Núcleo de Extensão e Pesquisa em EJA na Universidade Estadual de Minas Gerais – FaE/UEMG; do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto/PT; e outros grupos de Pesquisa aos quais estão vinculados integrantes do Comitê Científico. Destacamos que a abrangência pretendida já alcança Países Lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste), sendo, portanto, em 4 continentes: África, Américas, Ásia e Europa.
O I Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos tem o intuito de possibilitar o acesso de toda a comunidade acadêmica interna e externa à discussão de subtemáticas em torno da Educação de Jovens e Adultos, incluindo aquelas emergentes em função da Pandemia da Covid-19. O propósito é ser acessível aos que demonstram interesse, trabalham, pesquisam e estudam EJA, com a premissa de que o conhecimento é o caminho que nos leva ao crescimento e de que o processo de aprendizado permite o surgimento de oportunidades para práticas educativas co-letivas. Com esse sentimento e vontade de compartilhar informações e experiências educacionais apresentamos este Seminário.
A justificativa da relevância deste I Seminário é justamente ampliar, fortalecer e divulgar o debate social sobre os impactos humanos, econômicos, territoriais, sociais e educacionais que tratam da Educação de Jovens e Adultos e que vem sendo desenvolvidos, estudados, vivenciados e pesquisados em países lusófonos.
- [accordion]
- Tema Gerador Central
- Diversidades, desigualdades e justiça social.
- Comissão Organizadora/Coordenadora
- Analise da Silva, Natalino Neves da Silva, Conceição Clarete Xavier Travalha – UFMG/Brasil.
- Secretaria Executiva Internacional
- NEJA/FaE/UFMG
- Equipe de Apoio
- Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação da UFMG.
- Data de realização do evento
- 3 a 5 de novembro de 2021.
- Objetivos
- – Realizar um evento digital de abrangência internacional sobre a Educação de Jovens e Adultos;
– Propiciar a apresentação e a discussão de trabalhos acadêmicos que analisem as diversidades, as desigualdades e a justiça social presentes nas pautas dos países lusófonos participantes;
– Propiciar a apresentação e a discussão de experiências vivenciadas pelos participantes. - Abrangência
- O evento é de abrangência internacional e busca congregar nos setores público e privado, educadoras e educadores, pesquisadoras e pesquisadores, educandas e educandos; graduandas e graduandos, membros de movimentos sociais e sindicais, gestoras e gestores, integrantes de ONGs; da educação básica à educação superior; no formato escolar e não escolar; de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste.
- Periodicidade
- A proposta que trazemos é de que este seja o primeiro e que a cada ano, sempre no mês de novembro, tenhamos a realização de nova edição do Seminário Lusófono Digital de Educação de Jovens e Adultos, ampliando a participação de pessoas interessadas a cada uma delas.
Fonte: UFMG
Visto no Brasil Acadêmico
Visto no Brasil Acadêmico
Comentários