Gates comenta em podcast os benefícios de uma drástica redução da jornada como uma alternativa com as máquinas cuidando da produção de produ...
Gates comenta em podcast os benefícios de uma drástica redução da jornada como uma alternativa com as máquinas cuidando da produção de produtos e serviços essenciais.
Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, esteve em novembro de 2023 no podcast “What Now?”, apresentado por Trevor Noah. Indagado por Noah sobre a possibilidade da inteligência artificial (IA) acabar tirando emprego das pessoas o bilionário declarou:
Desde 2019, já há alguns experimentos de semanas de 4 dias em andamento conduzidos pela 4 Day Week Global, uma organização sem fins lucrativos que defende a semana mais curta e presta consultoria a empresas que queiram aderir ao sistema (sim, algumas empresas já adotaram essa prática).
Em um relatório publicado esse ano, a 4 Day Week Global apresentou os resultados de pilotos conduzidos entre fevereiro de 2022 e abril de 2023 em um total de 41 empresas, a maioria baseada nos Estados Unidos e no Canadá.
Se você diminuir o zoom, você sabe que o propósito da vida não é apenas trabalhar. Então, se você eventualmente conseguir uma sociedade onde você só tem que trabalhar três dias por semana ou algo assim, provavelmente está tudo bem se as máquinas puderem fazer toda a comida e outras coisas e não termos que trabalhar tanto.
Particularmente, acredito que quando se fala de previsões e projeções devemos dividir as profetizações do futuro imaginável em curto, médio e longo prazo. Por exemplo, a curto prazo chegaremos à Lua. A médio prazo essa ideia de semanas úteis mais curtas parece que vai aos poucos se assentando. Ainda que a ideia de se manter o ganho salarial não seja totalmente crível, o mais liberal dos empresários sabe que se todos perderem o emprego para as máquinas (ou a maioria, em uma visão de curto para médio prazo) a economia trava e todos perdem. Então há de se ter um pacto entre as classes para o dinheiro circule mantendo a roda da economia girando.
Mas no longo prazo a semana poderá ter um dia útil que mesmo assim será questionável se nosso trabalho terá algum valor. Esse ponto será uma grande quebra de paradigma onde teremos que concordar com o senhor Gates: O propósito da vida não é apenas trabalhar.
Aliás, com a tecnologia avançando mais rápido do que a sociedade pode comportar seus efeitos (não só com os problemas que a IA traz, mas também a robótica, a computação quântica, etc) mantendo o saldo positivo na relação custo/benefício de adotá-la não é difícil imaginar que os legisladores e os governantes precisarão recorrer à própria IA a fim de ter uma solução para pacificar e tornar possível a sobrevivência da espécie (no Brasil, já houve lei totalmente redigida por IA que foi aprovada sem que os legisladores soubessem dessa particularidade de sua redação).
Em um relatório publicado esse ano, a 4 Day Week Global apresentou os resultados de pilotos conduzidos entre fevereiro de 2022 e abril de 2023 em um total de 41 empresas, a maioria baseada nos Estados Unidos e no Canadá.
As empresas envolvidas avaliaram positivamente a experiência, atribuindo uma pontuação geral de 8,7 numa escala de 0 a 10. Elas também deram uma nota de 8,7 em termos de atração de novos funcionários e 7,7 para produtividade e desempenho. E mais, a receita aumentou em 15% e o número de funcionários que consideram deixar seus empregos diminuiu significativamente.
Os funcionários também reagiram positivamente, com 95% expressando o desejo de continuar com a semana de trabalho de 4 dias. A produtividade teve um aumento substancial, com 57% dos trabalhadores relatando melhoria na capacidade de trabalho em comparação com a situação anterior. Além disso, 51% se sentiram mais no controle de suas agendas.
Sequer houver um aumento significativo de viagens, o que era a preocupação de alguns críticos, temendo um aumento da emissão de carbonos devido a um eventual uso pelas pessoas do tempo livre para viajar.
Pelo contrário, 42% dos funcionários passaram a realizar atividades mais sustentáveis, como reciclar, comprar produtos ecológicos e caminhar e andar de bicicleta, em vez de usar mais seus carros em seu dia de folga a mais.
Em outubro, o ministro do trabalho, Luiz Marinho, declarou ser favorável e que nossa economia suportaria tal mudança no número de dias úteis semanais.
No Reino Unido, a semana de 4 dias de trabalho ainda trouxe um benefício imprevisto: houve um aumento da participação dos homens em atividades domésticas e no cuidado com os filhos ou pais, contribuindo para a equidade de gênero. O estudo revelou um aumento de 27% no tempo que os homens dedicam ao cuidado dos filhos, e 60% de todos os participantes, independentemente do gênero, perceberam uma melhoria substancial no equilíbrio entre suas responsabilidades profissionais e como cuidadores.
A própria Microsoft, no Japão, experimentou a mudança, o que proporcionou um aumento da produtividade em 40% e resultou em um trabalho mais eficiente.
E essa experiência também já chegou no país no segundo semestre de 2023 com 20 empresas e cerca de 400 funcionários participantes do experimento. A iniciativa é fruto de uma parceria entre ONG 4 Day Week e a brasileira Reconnect Happiness at Work.
Em outubro, o ministro do trabalho, Luiz Marinho, declarou ser favorável e que nossa economia suportaria tal mudança no número de dias úteis semanais.
Com a velocidade estonteante com que novidades chegam no campo da ferramentas digitais inteligentes, com versões cada vez mais potentes para desespero de muito especialistas em IA, é possível que grandes mudanças no ambiente laboral ocorram em um tempo muito menor que os futurólogos possam ousar predizer. Mas a única coisa certa nesses tempos líquidos é que as mudanças ocorrerão.
Comentários