Agora alunos de todas as idades podem participar de aulas de design e engenharia de parques temáticos, conhecer os bastidores do processo de...
Agora alunos de todas as idades podem participar de aulas de design e engenharia de parques temáticos, conhecer os bastidores do processo de desenvolvimento da Imagineering e fazer o design de suas próprias atrações.
Visando despertar a curiosidade, inspirar a criatividade e incentivar a inovação nas mentes de alunos, professores e pais, o curso “Imagineering in a Box” explica o conceito de Imagineering através dos relatos dos próprios imagineers – um neologismo criado pela Disney que seria traduzido como “engenheiros da imaginação” –, funcionários da empresa responsáveis pela construção das atrações dos parques e que possuem uma ampla variedade de habilidades e talentos, com mais de 140 títulos diferentes de cargos sendo dados aos imagineers, incluindo ilustradores, arquitetos, engenheiros, designers de luzes, roteiristas, designers gráficos entre outros.
Mas além de um mix de habilidades técnicas, Imagineering é também a arte de contar histórias, por isso o curso fala sobre narrativa (à moda da Disney). Assim, Imagineering in a Box é um programa educativo on-line gratuito, feito pela Pixar em parceria com a Khan Academy. Suas aulas são uma compilação da experiência dos Disney Imagineers de centenas de disciplinas de todo o mundo, para compartilhar com estudantes dos 11 aos 18 anos – embora seja uma rica experiência também para empreendedores e inovadores de todas as idades entenderem os processos de inovação da Walt Disney Imagineering (WDI), o braço de pesquisa e desenvolvimento da compania.
“O programa ‘Imagineering in a Box’ está expandindo sua acessibilidade e agora tem legendas em novos idiomas: espanhol, português e francês. As legendas em chinês chegarão mais tarde, mas ainda este ano.”
O programa prevê 35 vídeos educativos e atividades baseadas em projetos práticos de ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM), permite aos alunos criarem suas próprias experiências temáticas. Isso tudo, com materiais que podem ser facilmente encontrados em casa e programas de computador na própria plataforma de ensino. Conta ainda com um guia para professores que pode desenvolver as atividades até em sala de aula.
O objetivo é conscientizar os alunos sobre carreiras que eles nunca souberam que existem e aprofundar a compreensão do processo, conceitos e terminologia do âmbito do trabalho criativo.Trecho do Guia do Professor
Todas as aulas são interdisciplinares. Contudo, elas são direcionadas na forma que segue:
Síntese das Aulas
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- Aula 1: Construa seu próprio mundo
- Aula 1 tem o foco em arte e design (todas as atividades podem ser realizadas com materiais físicos)
Esta aula aborda a pergunta: para onde você quer ir? Introduz a ideia de narrativa experimental e a diferença entre um parque de diversões e um parque temático. Explora como a narrativa e o tema atingem todas as decisões sobre o projeto de uma terra e como elas envolvem todos os sentidos.
Depois desta aula, os alunos terão um tema e um conceito avançado para uma terra de seu próprio desenho, junto com um painel semântico e um mapa que sugere a área. - Aula 2: Construa suas próprias atrações
- Aula 2 é focada em arte e matemática (atividades baseadas em materiais físicos e computador)
Esta aula aborda a pergunta: o que você quer em sua terra temática? Apresenta aos alunos a variedade de possíveis atrações dentro de uma terra temática, com foco em atrações escuras. Expõe a importância do tema e da narrativa nas atrações em geral. Depois do processo de desenvolvimento criativo em Walt Disney Imagineering, os alunos visualizam e desenham sua própria atração escura. Isso inclui os aspectos artísticos (beat sheets, modelos) e de engenharia (rendimento, impacto) do desenho da atração.
Depois desta aula, os alunos contarão com uma beat sheet (síntese dos pontos principais), um layout digital e um modelo físico para sua atração. - Aula 3: Crie seu próprio personagem
- Aula 3 com o foco em arte e engenharia (atividades baseadas em materiais físicos e computador)
Esta aula aborda a pergunta: quem você gostaria encontrar em sua terra ou atração? (Quem mora ali?)
A aula apresenta uma variedade de formas pelas que Walt Disney Imagineering dá vida aos personagens e explora o processo de desenvolvimento de personagens por meio de folhas de personagem, apresentação, figurino, estruturas, acionamento e controle (com foco em animatrônicos).
Depois desta aula, os alunos terão uma ficha de personagem, um figurino, um projeto simples de estrutura física e uma estrutura de acionamento digital.
Para experimentar o curso gratuitamente acesse:
Se você já se perguntou como os Parques Temáticos ganham vida, essa é a oportunidade de ver os próprios “Imagineers Disney” contando como eles usam a ciência e tecnologia articuladas com design de produção e ao storytelling para a criação experiências multisensoriais envolventes.
Se você já se perguntou como os Parques Temáticos ganham vida, essa é a oportunidade de ver os próprios “Imagineers Disney” contando como eles usam a ciência e tecnologia articuladas com design de produção e ao storytelling para a criação experiências multisensoriais envolventes.
Dos mesmo criadores de Pixar in a Box. Outra boa dica para professores (e estudantes) buscando mais recursos sobre STEAM online.
Fonte: Khan Academy, Disney
Visto no Brasil Acadêmico
Fonte: Khan Academy, Disney
Visto no Brasil Acadêmico
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