Deixe a água com limão-caiena de lado e afaste-se do chá de ervas. Produtos de limpeza e detox como esses não removem toxinas, diz a Dra. Je...
Deixe a água com limão-caiena de lado e afaste-se do chá de ervas. Produtos de limpeza e detox como esses não removem toxinas, diz a Dra. Jen Gunter, e alguns deles podem até prejudicar sua saúde.
Saiba como seu corpo se livra de substâncias nocivas e o que você pode fazer para manter esse sistema funcionando sem problemas, com essa videoaula do TED e as dicas da Drª Jen Gunter, médica da dor que tem a missão de corrigir a desinformação e a desinformação que infectam os recursos médicos online.
Fonte: TED
Visto no Brasil Acadêmico
“Devo fazer uma limpeza?” Eu sempre escuto essa pergunta. Se você espera que isso remova toxinas do seu corpo, não é o que vai acontecer.
Desintoxicações e limpezas são muito populares. E feitas de várias formas, desde limonadas com infusão de carvão até chás desintoxicantes, que geralmente custam caro.
O conceito de limpeza não é nada novo, existe há milhares de anos.
Por séculos, a medicina e a religião estiveram fortemente interligadas e o grande foco era livrar o corpo de impurezas e doenças relacionadas a humores ruins ou desequilibrados. Sangria, purificação e jejum eram todos tratamentos bem conceituados. Hoje, a indústria do bem-estar atendeu ao nosso desejo de nos livrarmos das coisas.
Pegaram a palavra “desintoxicação”, o tratamento médico para pessoas viciadas em drogas e álcool, e a usaram para vender limpezas.
Eles fazem soar como despejar um produto de limpeza no encanamento para se livrar da sujeira. Mas o motivo pelo qual isso nos parece certo está enraizado na falta de compreensão de como nosso fígado funciona.
O fígado está localizado no abdômen superior direito. Tem por volta da metade do tamanho de uma bola de futebol americano e pesa 1,361Kg. Ele tem várias funções no nosso corpo, como auxiliar o sistema imunológico, criar proteínas para coagulação do sangue e enviar o colesterol que precisamos para produzir hormônios.
O fígado também é um órgão chave para lidar com substâncias nocivas.
Pense nele com uma fábrica. Ele pega os nutrientes das substâncias que consumimos, comida, bebidas, remédios, os quebra para que possam ser armazenados de uma forma utilizável; como colesterol ou proteína; ou removidos como resíduo na bile ou por via dos rins, geralmente em forma de urina.
Vamos ver o que acontece quando o fígado se depara com substâncias específicas. E o álcool? É uma substância que é boa em quantidades moderadas mas, em excesso, se torna tóxica. Quando bebemos, o álcool passa pelo fígado e o quebra em três etapas. Primeiro, as enzimas convertem o álcool em acetaldeído, uma substância que pode danificar células com o tempo. Mas o acetaldeído se converte rapidamente em acetato, um intermediário muito mais estável, antes de se decompor em dióxido de carbono e água. Esses são elementos que o corpo pode manipular.
Agora vamos ver uma bebida popular; pimenta caiena, pimenta, suco de limão; que ajuda o fígado a eliminar as toxinas. Você bebe, ela é digerida, os nutrientes são absorvidos no sangue e chegam ao fígado. O fígado processa esses nutrientes da mesma forma que processa todo o resto. Ele armazena qualquer coisa útil que vier do limão e da pimenta e espalha pelo corpo. Tudo o que não pode usar, torna-se descartável.
Não tem nada mágico em misturar pimenta caiena e limão. Fazer uma limpeza não “limpa o encanamento”, e não faz o fígado trabalhar melhor ou mais rápido. No mínimo, talvez você perca alguns quilos fazendo uma limpeza, por não estar comendo muito. No máximo, você pode entrar em inanição. Talvez prejudique o equilíbrio eletrolítico e perturbe a flora intestinal e o funcionamento do intestino.
Obviamente, ter um fígado saudável é extremamente importante.
As melhores coisas a se fazer: não fumar, ter uma dieta balanceada, dormir bastante e se exercitar regularmente, mas há mais coisas específicas para o fígado.
Não consumir muito álcool, já que pode causar vários problemas ao longo do tempo, como esteatose hepática, cirrose hepática e câncer de fígado. Leia as bulas dos remédios, pois alguns podem danificar o fígado se não tomados como indicado. Você provavelmente conhece a hepatite, que pode ser causada por uma infecção viral no fígado e pode ser muito séria. Tome a vacina para hepatite B, se ainda não tomou. E se for um adulto que não fez o teste de hepatite C, converse com um médico sobre opções de teste, já que muitas pessoas não sabem que têm.
Por fim, tenha cuidado com suplementos e ervas, sobretudo coisas comercializadas como suplementos de musculação ou para perda de peso, já que não são tão bem regulamentados quanto se pensa.
Nos EUA, 20% das lesões hepáticas devido a medicação são causadas por esse tipo de suplementos. Então converse com um médico antes de consumi-los.
Muitas coisas nos são vendidas como autocuidado, limpezas também, mas acredito que o melhor autocuidado é aprender mais sobre nosso corpo. Assim, podemos ignorar desinformações e tomar decisões conscientes sobre o que realmente precisamos.
Fonte: TED
Visto no Brasil Acadêmico
Comentários