$show=mobile

Na retomada às aulas presenciais, opinião de especialistas converge.

Comentar

No mesmo diapasão educacional, as opiniões de Claudia Costin e Alexandre Schneider parecem um  mesmo refrão no canto da volta às aulas prese...

No mesmo diapasão educacional, as opiniões de Claudia Costin e Alexandre Schneider parecem um  mesmo refrão no canto da volta às aulas presenciais.
O programa Canal Livre desta semana, da TV Bandeirantes, discutiu a retomada das aulas presenciais e os desafios da educação brasileira no pós-pandemia e possíveis soluções. A intenção era saber do presente cenário e o que se vislumbra para o futuro. Então os jornalistas Fernando Mitre e Veruska Boechat e o apresentador Rodolfo Schneider receberam dois dos maiores especialistas do país: Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em políticas Educacionais da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial. E Alexandre Schneider, pesquisador da Universidade de Columbia, Presidente do Instituto Singularidades, professor da FGV e ex-secretário de educação de São Paulo.


O que ficou meio engraçado, embora bastante didático, foi que os convidados falaram em momentos distintos – primeiro a Costin e depois Schneider – e como o segundo provavelmente não viu a fala do primeiro entrevistado, muito foi repetido no segundo bloco. O que pelo menos mostrou não haver contradição ou muita divergência entre os especialistas, talvez por ambos serem ligados à FGV. E também o público pode assimilar melhor, já que a repetição não deixa de ser uma forma eficiente de melhorar o aprendizado. Especialmente se tiver uma pausa entre as iterações.


Segundo Scheneider, pesquisa do Unicef feita pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria)  – o instituto que substituiu o Ibope – levantou que 71% dos alunos brasileiros (0 a 17 anos)  tiveram contato com a escola via Whatsapp. Apesar desses números, trazer os estudantes de volta para a escola e, pior ainda, mantê-los na escola, será o grande desafio.


Evasão escolar

Ambos os especialistas reforçaram a ideia de  que a escola deve ACOLHER esses estudantes. Eles já não são mais os mesmo de antes de pandemia. Scheiner ainda ressalta haver a necessidade da escola realizar uma “busca ativa” desses alunos. Isto é, caso o aluno não apareça nos primeiros dias, a escola deve ir atrás do aluno procurando trazê-lo de volta ao ambiente escoalar. Por meio da atuação das equipes de assistência social já existentes.

O governo precisa apoiar as famílias para que o cessar da renda familiar, ou mesmo a diminuição da renda, acabe por tirar o estudante da escola para que ele venha a trabalhar.

Recuperação do aprendizado

Pegando um recorte da situação da língua portuguesa, Costin lembrou que antes da pandemia, 55% das crianças de escola pública do ensino fundamental, saíam analfabetas. No 3º ano só 29,1% sabiam o suficiente de língua portuguesa.

Depois de um ano e meio de escolas fechadas, sem conectividade, com alunos sem livros em casa e com pais com baixo repertório cultural, a desigualdade tende a se aprofundar. Apesar de todo os esforços dos professores na linha de frente.

Costin acrescentou que os estados, após esse acolhimento emocional, deverão fazer avaliações diagnósticas para levantar quais foram as perdas, fazer um nivelamento – retomar o que foi perdido em 2020 – e um sistema de recuperação da aprendizagem. A tecnologia pode ser usada para isso inclusive com gamificação (São Paulo, Espírito Santo e Paraná seriam bons exemplos). Mas não devemos alimentar ilusões de que não haverá perdas.

Esa recuperação vai levar mais de um ano, talvez dois ou três. Para as crianças pequenas será mais fácil de resolver. E os meninos que estão no 3º ano do ensino médio? Partes dessa educação serão perdidas.
Cláudia Costin – Especialista em educação

Inclusão digital

Ambos concordam que a pandemia acelerou a inclusão digital. Costin apontou a existência de plataformas onde você tem pequenos questionários que permitem indentificar de modo personalizado o que a criança não aprendeu e que joga o aluno até a aula que reõe aquele conteúdo. Auxiliando o professor na tarefa de nivelamento do conhecimento dos estudantes.

Aqui em São Paulo, 10% das crianças do ensino fundamental, mais ou menos 60 mil crianças, nunca Acessaram a plataforma proposta pela Secretaria Municipal de Educação.
Alexandre Scheneider – Especialista em educação
O Estado de São Paulo criou uma plataforma digital de ensino e 80% dos alunos acessaram só por duas horas durane o ano inteiro de 2020.

Além de se valorizar o papel do professor, a pandemia proporcionou a valorização da educação a distância.
No Maranhão, um dos estados mais pobres, por exemplo, 61% dos alunos utilizando seus celulares estiveram sistematicamente na plataforma digital. Então de alguma maneira a gente teve um aprendizado construído. Era boa essa plataforma? Nós não sabemos. Mas aconteceu!

Escola fechada ou aberta?

Costin defendeu que se deve evitar fechar a escola, especialmente a escola pública, por ser esta  – além de uma forma de expandir as relações sociais do estudante para além da família – um importante meio de ajudar a defender os alunos de ameaças como violência doméstica, exploração de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Valorização da escola e dos professores

Também é um ponto de concordância o fato de que a pandemia mostrou para a sociedade a importância e as dificuldades do papel do professor na educação dos jovens. Ainda que eles e a escola não tivessem sido preparados para essa difícil tarefa de promover alguma aprendizagem remotamente.

Costin lembrou que no nordeste chegaram até mesmo a transmitir aulas pelo rádio. Todavia, o segundo setor que mais demitiu foi o da educação. Os professores da escola privada foram demitidos, bem como os temporárias da escola pública.

Escola pública

Parte dos desafios da escola pública é que ela recebe todas as crianças e jovens, não tem prova para entrar, uma parte do desafio seria essa. O Brasil foi um dos últimos países americanos a universalizar o acesso ao ensino fundamental, o que só ocorreu na primeira década do século XXI. 

Antigamente, a escola pública era muito boa. Só que no final dos anos 1960, só havia 40% das crianças na escola primária. Ela atendia prioritariamente o filho dos letrados. Pesquisa de Naércio Menezes do Insper mostrou que 68% do sucesso de uma criança depende dos anos de escolaridade de seus pais. Naquele tempo era os alunos que não se comportavam bem que acabavam indo para uma escola particular – chamadas pejorativamente de papai-pagou-passou.

Desde os anos 1990 que vem mudando o olhar sobre a escola pública. Primeiro colocar todo mundo na escola. Depois começar a avaliar. É claro que as primeiras avaliações mostravam um quadro muito ruim, mas desde 2005 o ensino fundamental 1 vem melhorando. O fundamental 2, nas cinco últimas edições da avaliação nacional, que é muito bem feita, mostra que nós melhoramos. E em 2019 finalmente essa melhor apareceu no ensino médio público. 
Ou seja, nós estamos fazendo alguma coisa correta só que não na velocidade certa nós vamos ter que aprender a pisar no acelerador.
Dada as dificuldades econômicas muitõs estudantes estão migrando da escola privada para pública. Na capital do Rio de Janeiro, por exemplo, 30%, cerca de 50 mil alunos, fizeram essa migração. Vão encontrar muitas dificuldades mas um lado positivo é que encontrarão diversidade. O que é muito bom já que a classe média vem vivendo em bolhas.

Como casos positivos, segundo Costin, alguns estados brasileiros precisam ser observados, de todo o espectro político. O Ceará, no ensino fundamental. Eles tem a cidade de Sobral que de fato possui um desempenho admirável. Mesmo sem grande diferencial em infraestrutura possui boa aprendizagem e  a alfabetização funciona bem.

Em pernambuco o ensino médio funciona bem com uma proposta de tempo integral muito boa. Desde  2007 quando eram os últimos no ranking do Ideb (um índice que mede a qualidade do ensino médio)  vindo a ocupar hoje o terceiro lugar. A Paraíba e o Espírito Santo resolveram copiar Pernambuco sendo que no ES começaram a apoiar os municípios que implantarem o ensino integral no ensino fundamental. O ES voltou ao presencial antes dos outros estados e tornou a volta obrigatória.

Scheneider citou que os professores devem ter uma formação que vise a teoria e a prática. Além disso, o professor brasileiro não deveria trabalhar em vários lugares, isso atrapalha o profissional a formar vínculos com a escola. Nos melhores sistemas brasileiros o professor fica em tempo integral na escola e, com isso, o grupo de profissionais de educação tende a agir como um time.

Sobre exemplos que vêm de fora, Costin citou Xanguai, cidade chinesa de 23 milhões de habitantes. Lá os professores lecionam em uma única escola, ao invés de se deslocarem para dar aulas em várias escolas – algo que poderia facilmente ser implantado no Brasil – e eles aprendem uns com os outros – por exemplo, um professor assiste a aula de outro mais experiente, por exemplo.

A Finlândia voltou a ter curso profissionalizante para professor para aliar a prática com a teoria.

Fonte: Canal Livre
Visto no Brasil Acadêmico

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,Abelha,3,Acessibilidade,24,Acessórios,2,Acidente,51,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,40,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,23,Agência FAPESP,4,Agência Fiocruz,5,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,4,Agricultura,6,Agropecuária,4,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,6,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,3,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,7,Android,3,Animação,51,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,164,Astrobiologia,3,Astrofísica,3,Astronomia,28,Ativismo,30,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,21,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,167,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,China,21,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,209,Cinema,67,Climatologia,1,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,262,Computação,83,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,139,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,140,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,54,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,94,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,48,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,15,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,10,Davos,1,Debate,2,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,11,Dermatologia,7,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,14,Desenvolvimento de jogos,11,Design,31,Design Instrucional,14,Destaque,8,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,180,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,3,Direitos Humanos,37,Disney,6,Distrito Federal,4,Documentário,62,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,84,Economia,113,Editoração Eletrônica,1,Educação,388,Educação a Distância,177,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,26,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eletricidade,10,eletrônica,4,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,17,Energia Nuclear,11,Enfermagem,1,Engenharia,67,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,31,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,45,Entrevista,90,Entrevista.,1,Epidemiologia,69,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,67,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,42,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,38,estrutura de dados,1,Ética,26,EUA,17,Europa,2,Evento,44,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,19,Família,1,Farmacologia,22,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,10,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finep,2,Finlândia,1,Fintech,1,Firefox,1,Física,114,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,45,Fotos em 360 graus,6,França,8,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,74,Futebol,39,Futurologia,91,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,42,Geofísica,1,Geografia,54,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,8,Gestão de Projetos,21,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,79,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,37,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,37,História,208,HIV,1,Hololens,2,homenagem,46,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,211,Humor Negro,9,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,55,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,35,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,7,Imprensa,34,Impressora 3D,21,Imunologia,5,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,34,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,190,Inspiração,1,Inteligência Artificial,123,intercâmbio,1,Interface,197,Interfaces Hápticas,22,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,163,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,10,Jogos educativos,15,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,71,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,57,Livro,67,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,89,Mário Sérgio Conti,1,Marte,3,Mastologia,1,Matemática,80,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,542,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,113,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,75,mercosul,1,Mestrado,4,meteorologia,11,Metodologia Científica,52,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,57,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,14,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,2,MSF,1,Mudança Climática,24,Mulher,4,Multimídia,14,museu,15,Música,88,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,17,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Negócios,29,Netflix,1,Neurociência,89,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,68,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,49,ONU,9,Opinião,101,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,3,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,237,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,29,Política,311,Portugal,7,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,22,produtividade,7,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,57,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,279,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,15,Pública,13,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,33,REA,2,realidade aumentada,45,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,3,Realidade Virtual,44,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,41,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,14,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,2,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,107,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,2,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,591,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,23,Segurança,122,Segurança da Informação,63,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,35,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,18,Sociedade,5,Sociologia,54,Software,34,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,64,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,582,Tecnologia da Informação,28,TED,437,TED-Ed,47,TedMed,2,TEDx,4,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,57,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,25,Tutorial,23,Twitter,8,Uber,5,UFC,1,UFG,1,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,User Experience,1,USP,10,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,8,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,118,Vídeos,981,Vídeos 360,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,7,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,155,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,58,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Na retomada às aulas presenciais, opinião de especialistas converge.
Na retomada às aulas presenciais, opinião de especialistas converge.
https://1.bp.blogspot.com/-l-gFO1F3ou8/YRZuvRbGUeI/AAAAAAABHRo/VQhki27YK9Y9XGKAwqxTB-BwnoHQtIEmgCLcBGAsYHQ/s320/retomada.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-l-gFO1F3ou8/YRZuvRbGUeI/AAAAAAABHRo/VQhki27YK9Y9XGKAwqxTB-BwnoHQtIEmgCLcBGAsYHQ/s72-c/retomada.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2021/08/na-retomada-as-aulas-presenciais.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2021/08/na-retomada-as-aulas-presenciais.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April Mai June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content