Relatórios do Fórum Econômico Mundial nos permitem imaginar o mercado de trabalho do futuro. O Relatório “Future of Jobs” (Futuro dos Empre...
Relatórios do Fórum Econômico Mundial nos permitem imaginar o mercado de trabalho do futuro.
O Relatório “Future of Jobs” (Futuro dos Empregos, em uma tradução livre), do World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial), se baseou nos resultados da edição 2020 da pesquisa “Future of Jobs”, uma fonte única de informações que reúne os insights das maiores empresas do mundo sobre a natureza mutável do trabalho.
O questionário (disponível em inglês, espanhol, japonês e russo) consistiu em 49 questões quantitativas e qualitativas que procuraram capturar o conhecimento estratégico, projeções e o planejamento dos respondentes, representando o as estimativas dos principais empregadores do mundo sobre como o força de trabalho está se transformando, suas projeções sobre como rapidamente esses eventos ocorrerão, e seus esforços em lidar com estas mudanças.
👩 Participação Feminina nos Empregos do Amanhã
Fonte: World Economic Forum
Visto no Brasil Acadêmico
🎓 “50% do empregados precisarão readaptarem-se até 2025.”
A pesquisa solicitou aos executivos seniores que compartilhassem o planejamento para a transformação da força de trabalho de suas empresas com um horizonte de tempo até 2024. O objetivo era fornecer percepções únicas sobre as tendências que afetam o mercado de trabalho, a taxa de adoção tecnológica entre empresas, a mudança no cenário de trabalho e as mudanças associadas às necessidades de qualificação, bem como no planejamento empresarial para a requalificação adequada.
📚 “É esperado que 40% das habilidades principais do trabalhadores mudem nos próximos 5 anos.”
Como resultado, ofereceu um norte para empresas, governos, organizações civis da sociedade, bem como para o público em geral sobre as transformações de curto e médio prazo no mercado de trabalho.
O estudo se baseou na metodologia de edições anteriores (2016 e 2018) e levantou dados sobre:
- [accordion]
- A Natureza do Trabalho
- que foi decomposta em três subcategorias interrelacionadas:
- ➀ Funções de Trabalho
- O conteúdo de uma função de trabalho é formado por um conjunto de tarefas.
- ➁ Tarefas
- As tarefas são definidas como as ações necessárias para transformar um conjunto de entradas em saídas valiosas.
- ➂ Habilidades
- As habilidades são as capacidades necessárias para ser capaz de executar bem as tarefas.
A pesquisa foi estruturada em quatro partes:
- [tab]
- Parte ➀
- A primeira parte inclui perguntas sobre as transformações esperadas para a força de trabalho, incluindo as principais tendências que são afetando o mercado de trabalho e as tecnologias que estão sendo adotadas.
- Parte ➁
- A segunda parte se concentra em empregos, habilidades e tarefas e como se espera que esses quesitos evoluirão ao longo de um período de quatro anos.
- Parte ➂
- A terceira parte recolhe informações sobre programas de treinamento e as necessidades e esforços de requalificação de empregados.
- Parte ➃
- Uma quarta seção que trata dos efeitos do COVID-19 sobre a força de trabalho, foi acrescentada para entender os impactos a curto prazo da pandemia global.
Esses foram, em resumo, os principais achados do relatório:
- [accordion]
- O ritmo de adoção da tecnologia deve permanecer inalterado podendo acelerar em algumas áreas.
- A adoção da computação em nuvem, big data e comércio eletrônico continuam sendo altamente prioritários para os líderes empresariais, seguindo uma tendência estabelecida em anos anteriores. No entanto, também tem havido um aumento significativo do interesse por criptografia, robôs não-humanóides e inteligência artificial.
- Automação, em conjunto com a recessão causada pela COVID-19 está criando um cenário de “dupla-disrupção” para os trabalhadores.
- Além da atual disrupção causada pelos lockdowns induzidos pelo pandemia e contração econômica, a adoção tecnológica pelas empresas transformará tarefas, empregos e habilidades até 2025.
43% das empresas pesquisadas indicam que estão dispostas a reduzir sua força de trabalho devido à integração tecnológica.
41% planejam expandir o uso de empreiteiros para trabalhos de tarefas especializadas, e
34% planejam expandir sua força de trabalho devido à integração tecnológica.
Até 2025, o tempo gasto em tarefas de rotina no trabalho por humanos e máquinas serão iguais. - Embora o número de empregos destruídos seja superado pelo número de “empregos de amanhã” criados, ao contrário dos anos anteriores, a criação de empregos está diminuindo enquanto a destruição de empregos se acelera.
- Os empregadores esperam que até 2025, o crescimento de papéis redundantes cairá de 15,4% da força de trabalho para 9% (queda de 6,4%),
E as profissões emergentes crescerão de 7,8% para 13,5% (crescimento de 5,7%) da base total de empregados dos entrevistados.
Com base nestes números, estimamos que até 2025, 85 milhões de empregos podem ser deslocados por uma mudança na divisão de trabalho entre humanos e máquinas, enquanto 97 milhões de novos papéis que estão mais adaptadas à nova divisão do trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos podem surgir. - As lacunas de competências continuam elevadas à medida que as competências demandadas entre funções mudarão nos próximos cinco anos.
- As principais habilidades e grupos de habilidades os empregadores veem crescendo com destaque até 2025 incluem grupos como o pensamento crítico e a análise bem como a resolução de problemas e habilidades em autogestão, como a aprendizagem ativa, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
Em média, as empresas estimam que cerca de 40% de trabalhadores exigirão uma requalificação de seis meses ou menos e 94% dos líderes empresariais relatam que eles esperam que os funcionários adquiram novas habilidades no trabalho, um acentuado crescimento em relação aos 65% de 2018. - O futuro do trabalho já chegou para a grande maioria da força de trabalho dos colarinhos brancos online.
- 84% dos empregadores estão preparados para digitalizar rapidamente os processos de trabalho, incluindo uma expansão significativa de trabalho - com o potencial de movimentar 44% de sua força de trabalho para operar remotamente. Para abordar preocupações com a produtividade e o bem-estar, cerca de um terço de todos os empregadores também esperam tomar medidas para criar um senso de comunidade, conexão e pertencimento entre os funcionários através de ferramentas digitais, e para enfrentar os desafios do bem-estar colocados pela mudança para o trabalho remoto.
- O aprendizado e o treinamento on-line estão em ascensão mas parece diferente para os que estão empregados e para os que estão desempregados.
- Houve um aumento de quatro vezes nos números de indivíduos em busca de oportunidades para aprendendo on-line por iniciativa própria, um aumento de cinco vezes a provisão do empregador de oportunidades de aprendizagem on-line para seus trabalhadores e um aumento de nove vezes no número de matrículas para os alunos acesso ao aprendizado on-line através do governo programas.
Os que estão empregados estão colocando maior ênfase nos cursos de desenvolvimento pessoal, que já tiveram 88% de crescimento entre essa população. Os desempregados deram maior ênfase na aprendizagem de habilidades digitais, tais como análise de dados, ciência da computação e tecnologia da informação. - A janela de oportunidade para requalificar trabalhadores tornou-se mais estreita no restrito novo mercado de trabalho.
- Isto se aplica aos trabalhadores que provavelmente ficarão em seus papéis, bem como aqueles que correm o risco de perder seus papéis devido ao aumento do desemprego relacionado à recessão e não pode mais esperar se reciclar no trabalho.
Para esses trabalhadores prontos para permanecer em suas funções, a parcela de habilidades essenciais que mudarão nos próximos cinco anos é de 40%, e 50% de todos os funcionários precisarão de requalificação (aumento de 4%). - Apesar da atual desaceleração econômica, a grande maioria dos empregadores reconhece o valor do investimento em capital humano.
- Uma média de 66% dos empregadores pesquisados esperar obter um retorno sobre o investimento em requalificação e requalificação no prazo de um ano.
Entretanto, este horizonte temporal corre o risco de ser muito longo para muitos empregadores no contexto do choque econômico atual, e quase 17% estão incertos de ter qualquer retorno sobre seu investimento.Em média, os empregadores esperam para oferecer requalificação a pouco mais de 70% de seus funcionários até 2025.
No entanto, o engajamento dos funcionários nesses cursos é retardamento, com apenas 42% dos funcionários ocupando requalificação apoiada pelo empregador oportunidades. - As empresas precisam investir em melhores métricas de capital humano e social através da adoção de métricas ambientais, sociais e de governança (ESG) e combinadas com medidas renovadas de contabilidade de capital humano.
- Um número significativo de líderes empresariais compreende que a requalificação de funcionários, particularmente em coalizões industriais e em colaborações público-privadas, é tanto econômica quanto tem dividendos significativos a médio e longo prazo - não apenas para sua empresa, mas também para o benefício da sociedade de forma mais ampla. As empresas esperam redistribuir internamente quase 50% dos trabalhadores deslocados pela automação e aumento tecnológico, ao invés de fazer um uso mais amplo de demissões e economia de mão-de-obra baseada na automação como uma estratégia central da força de trabalho.
- O setor público precisa dar maior apoio à requalificação de trabalhadores em situação de risco ou sem colocação.
- Atualmente, apenas 21% das empresas relatam poder fazer uso de fundos públicos para apoiar seus funcionários através de requalificação. O setor público precisará criar incentivos para investimentos nos mercados e empregos de amanhã; fornecer redes de segurança mais fortes para os trabalhadores sem colocação em meio às transições de emprego; e enfrentar de forma decisiva melhorias duradouras nos sistemas de educação e treinamento. Além disso, será importante para os governos considerarem as implicações a longo prazo no mercado de trabalho da manutenção, retirada ou continuidade parcial do forte apoio à crise COVID-19 que são oferecidas para apoiar os salários e manter os empregos na maioria das economias avançadas.
A seguir as habilidades em alta em 2025 e as principais oportunidades de emprego para 2022 por ordem de escala de oportunidade.
- [accordion]
- Habilidades em alta em 2025
- 1. Pensamento analítico e inovação
2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
3. Resolução de problemas
4. Pensamento crítico
5. Criatividade
6. Liderança
7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias
8. Programação
9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
10. Raciocínio lógico
11. Inteligência emocional
12. Experiência do usuário
13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)
14. Análise e avaliação de sistemas
15. Persuasão e negociação - As Profissões do Futuro (já para 2022!!!)
- De acordo com outro relatório do WEF, Jobs of Tomorrow (Empregos do Amanhã) – editado em parceira com o New Metrics CoLab, Burning Glass Technologies, Coursera e LinkedIn – teremos sete áreas cuja estimativa é que representem 506 de cada 10 mil oportunidades e subam para 611 até 2022.
- ➀ Economia de Cuidados (Saúde) 💉
- 1. Especialista em Transcrição Médica
2. Assistente Fisioterapeuta
3. Terapeuta de Radiação
4. Treinador Atlético
5. Preparador de Equipamentos Médico
6. Assistente Veterinário e Tratadores de Animais de Laboratório
6. Fisiologista do Exercício
8. Profissional da Recreação
8. Auxiliar de Cuidados Pessoais
8. Terapeutas Respiratórios
11. Assistentes Médicos
12. Instrutores de Fitness e Aeróbica
13. Técnicas de Saúde e Segurança Ocupacional
13. Encomendas
13. Profissionais de apoio à saúde, todos os outros - ➜ As 10 principais habilidades
- 1. Terapia Respiratória
2. Cuidado e atenção
3. Procedimentos / Técnicas Estéreis
4. Transcição
5. Tratamento de Radiação
6. Dosimetria médica
7. Medição de Sinais Vitais
8. Simulação
9. Suporte Avançado de Vida Cardíaca (ACLS)
10. Tecnologia Radiológica - ➁ Dados e Inteligência Artificial 🎲
- 1. Especialista em Inteligência Artificial
2. Cientista de Dados
3. Engenheiro de Dados
4. Desenvolvedor de Big Data
5. Analista de Dados
6. Especialista em Análise
7. Consultor de Dados
8. Analista de Insights
9. Desenvolvedor de Business Intelligence
10. Consultor Analítico - ➜ As 10 principais habilidades
- 1. Ciência dos Dados
2. Tecnologias de Armazenamento de Dados
3. Ferramentas de Desenvolvimento
4. Inteligência Artificial
5. Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Software (SDLC)
6. Consultoria de Gestão
7. Desenvolvimento Web
8. Alfabetização Digital
9. Computação Científica
10. Redes de Computadores - ➂ Engenharia e Computação na Nuvem ⛅
- 1. Engenheiro de Confiabilidade de Sites
2. Desenvolvedor Python
3. Engenheiro Full Stack
3. Desenvolvedor Javascript
5. Desenvolvedor Back End
6. Engenheiro de Frontend
6. Desenvolvedor de Software Dotnet
8. Engenheiro de Plataforma
9. Especialista em Desenvolvimento
10. Engenheiro de Nuvem
10. Engenheiro DevOps
12. Consultor de Nuvem
13. Gerente de DevOps
14. Analista de Tecnologia - ➜ As 10 principais habilidades
- 1. Ferramentas de Desenvolvimento
2. Desenvolvimento Web
3. Tecnologias de Armazenamento de Dados
4. Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software (SDLC)
5. Rede de computadores
6. Interação Humana Computadorizada
7. Suporte Técnico
8. Alfabetização Digital
9. Gestão de Negócios
10. Aprendizagem e Desenvolvimento dos Funcionários - ➃ Economia Verde 🌳
- 1. Técnico de Sistema de Geração de Gás Metano/Aterro
2. Técnico de Serviço de Turbinas Eólicas
2. Profissional de Marketing Verde
4. Técnico de Processamento de Biocombustíveis
4. Gerente de Instalação de Energia Solar
6. Especialista em Recursos Hídricos
7. Gerente de Projetos de Energia Eólica
8. Diretores de Sustentabilidade
9. Coletores de Materiais Recicláveis e Recicláveis
9. Especialistas em sustentabilidade
11. Instaladores Solares Fotovoltaicos
12. Engenheiros de Água/Água Residual
13. Inspetores e Especialistas em Prevenção de Incêndios Florestais
14. Engenheiros de célula de combustível
14. Operadores de Reatores de Energia Nuclear - ➜ As 10 principais habilidades
- 1. Marketing Digital
2. Turbinas eólicas
3. Coleta de gás de aterro
4. Mídias Sociais
5. Inventário de equipamentos
6. Instalação solar
7. Normas de Saúde e Segurança
8. Microsoft Power BI
9. Diagramas elétricos / Esquemas
10. Email Marketing - ➄ Pessoas e Cultura 🎭
- 1. Recrutador de Tecnologia da Informação
2. Parceiro de Recursos Humanos
3. Especialista em Aquisição de Talentos
4. Parceiro de negócios
5. Parceiro Comercial de Recursos Humanos - ➜ As 10 principais habilidades
- 1. Recrutamento
2. Recursos Humanos
3. Gestão de Negócios
4. Aprendizagem e Desenvolvimento dos Funcionários
5. Liderança
6. Alfabetização Digital
7. Gerenciamento de Projetos
8. Gestão de Pessoas
9. Remuneração e Benefícios
10. Línguas Estrangeiras - ➅ Desenvolvimento de Produtos 📐
- 1. Product owner
2. Testador de Garantia de Qualidade
3. Agile Coach
4. Engenheiro de Garantia de Qualidade de Software
5. Analista de produto
6. Engenheiro de Garantia de Qualidade
6. Scrum Master
8. Gerente de Produto Digital
9. Delivery Lead - ➜ As 10 principais habilidades
- 1. Teste de software
2. Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Software (SDLC)
3. Ferramentas de desenvolvimento
4. Gerenciamento de projetos
5. Gestão de negócios
6. Tecnologias de armazenamento de dados
7. Desenvolvimento Web
8. Operações de fabricação
9. Alfabetização digital
10. Liderança - ➆ Vendas, Marketing e Conteúdo 📣
- 1. Assistente de Mídia Social
2. Growth Hacker
3. Especialista em Sucesso do Cliente
4. Coordenador de Mídias Sociais
5. Gerente de Crescimento
5. Representante de Desenvolvimento de Vendas
7. Especialista em Marketing Digital
8. Representante de Vendas Comerciais
9. Representante de Desenvolvimento de Negócios
10. Especialista em clientes
11. Especialista em conteúdo
12 Produtor de Conteúdo
13 Escritor de Conteúdo
13 Especialista em parcerias
15 Especialista digital
15 Diretor Comercial
17 Especialista em Ecommerce
18 Chefe de Parcerias
19 Gerente Comercial
19 Chefe de Digital
19 Executivo de Contas Empresariais
22 Consultor de Marketing Digital
22 Especialista em Desenvolvimento de Negócios
24 Gerente de Marketing Digital
24 Diretor de Estratégia
26 Copywriter criativo
27 Diretor de Marketing
28 Chefe de Desenvolvimento de Negócios - ➜ As 10 principais habilidades
- 1. Marketing Digital
2. Mídias Sociais
3. Gestão de negócios
4. Alfabetização digital
5. Publicidade
6. Marketing de produtos
7. Vídeo
8. Projeto gráfico
9. Liderança
10. Escrita
Taxa de Automação 🤖
- [message]
- 2020
- Humano 67% 👷
Máquina 33% 🤖 - 2025
- Humano 53% 👷⬇
Máquina 47% 🤖⬆
12% ⛅ Computação em Nuvem
57% 📝 Produção de Conteúdo
26% 🎲 Dados e Inteligência Artificial
65% 🎭 Pessoas e Cultura
40% 📣 Marketing
35% 📐 Desenvolvimento de Produtos
37% 💰 Vendas
Fonte: World Economic Forum
Visto no Brasil Acadêmico
Comentários