Se você for ao mercado para comprar leite, encontrará uma variedade de opções. Há leite de vaca, mas também produtos à base de plantas, como...
Se você for ao mercado para comprar leite, encontrará uma variedade de opções. Há leite de vaca, mas também produtos à base de plantas, como leite de amêndoas, de soja e de aveia. Qual tipo de leite é melhor para você? E qual utiliza menos recursos e gera menos poluição? Jonathan J. O'Sullivan e Grace E. Cunningham analisam alguns dos leites mais populares para descobrir a resposta.
Se você for ao mercado para comprar leite, encontrará uma variedade de opções. Há leite de vaca, mas também produtos à base de plantas. Para transformar uma planta em algo parecido com leite, ela deve ser hidratada, drenada, enxaguada e moída até formar uma pasta espessa, ou seca e moída até formar uma farinha. A pasta ou farinha vegetal é fortificada com vitaminas e minerais, aromatizada e diluída em água.
Fonte: TED
[Visto no Brasil Acadêmico
O resultado é uma variedade de opções que compartilham muitas qualidades do leite animal. Então, qual leite é melhor para você? Vamos analisar alguns dos leites mais populares: de vaca, de amêndoas, de soja ou de aveia?
Um copo de 250 ml de leite de vaca contém 8 g de proteína, 12 g de carboidratos e de 2 a 8 g de gordura, dependendo do tipo de leite: desnatado, semidesnatado ou integral. Isso é aproximadamente 15% da proteína diária necessária a um adulto médio, cerca de 10% dos carboidratos e de 2 a 15% da gordura.
A maioria dos leites vegetais tem menos carboidratos do que o leite de vaca e também menos gordura e mais da frequentemente chamada “gordura boa”.
Enquanto isso, os nutrientes saudáveis vitamina D e cálcio, encontrados no leite de vaca, não estão presentes naturalmente na maioria dos leites vegetais.
Analisando mais atentamente os leites vegetais, tanto o de amêndoas quanto o de aveia são pobres em proteínas comparados ao leite de vaca. Embora o leite de amêndoas tenha menos nutrientes dos quatro, o leite de aveia é rico em betaglucanos, um tipo saudável de fibra. Ele também tem muitos carboidratos comparado a outros leites vegetais, às vezes tantos quanto o leite de vaca.
O leite de soja, por sua vez, tem tanta proteína quanto o leite de vaca e também é uma importante fonte de potássio. A soja contém isoflavona, que as pessoas acreditavam ser capaz de desencadear desequilíbrios hormonais por imitar a função do estrogênio. Mas, por fim, o leite de soja contém quantidades muito pequenas de isoflavonas, que têm um efeito muito mais fraco do que o estrogênio em nosso corpo.
Dependendo de circunstâncias próprias, um desses leites pode ser o vencedor claro: se você for intolerante à lactose, os leites vegetais saem na frente, enquanto, se for alérgico a nozes, o leite de amêndoas está fora de questão.
Para pessoas que não têm acesso a uma dieta ampla e variada, o leite de vaca pode ser a forma mais eficiente de obter esses nutrientes.
Mas, sem outras restrições, qualquer um desses quatro leites é nutritivo o suficiente para fazer parte de uma dieta balanceada. Por isso, para muitas pessoas, o melhor leite é aquele que é melhor para o planeta. Então, qual leite utiliza menos recursos e gera menos poluição?
São necessários quase 4 km² para produzir apenas um copo de leite de vaca. Esse uso da terra leva ao desmatamento e à destruição do habitat. A maior parte dessa terra é onde as vacas vivem, e uma parte é usada no cultivo de forragem. Muitas vacas comem soja e aveia. É preciso muito menos terra para cultivar aveia ou soja para o leite do que para alimentar uma vaca leiteira: apenas cerca de um quarto de quilômetro quadrado por copo. O leite de amêndoas tem uso semelhante da terra, mas a localização dessa terra também é importante.
As lavouras de soja contribuem bastante para o desmatamento, o que não ocorre com as lavouras de aveia e amêndoas.
A produção de leite usa água em todas as etapas do processo, mas é na fase de cultivo onde surgem grandes diferenças. O leite de vaca usa mais água: cerca de 120 litros por copo, principalmente para dar água às vacas e cultivar sua forragem. O leite de amêndoas vem em segundo lugar, com mais de 70 litros de água por copo.
A maior parte dessa água é usada para o cultivo de amendoeiras, que levam anos de irrigação antes de começarem a produzir amêndoas. As árvores devem ser regadas de forma consistente, ou elas morrem, enquanto muitas lavouras podem ser deixadas sem cuidado e continuar produzindo. Ao todo, soja e aveia requerem menos água para crescer: apenas cerca de cinco a dez litros por copo de leite.
A produção de leite gera algumas emissões de gases do efeito estufa: cerca de 0,1 a 0,2 kg por copo para os leites vegetais. Mas, para leite de vaca, as próprias vacas também produzem emissões ao arrotar e soltar grandes quantidades do gás metano. No geral, cada copo de leite de vaca contribui com mais de meio quilo de emissões de gases do efeito estufa.
Portanto, embora dependendo de suas necessidades alimentares, qualquer um desses leites possa ser uma boa opção, em termos da saúde de nosso planeta, há um forte argumento para escolher leites vegetais, especialmente de aveia ou de soja.
Lição de Jonathan J. O'Sullivan e Grace E. Cunningham, direção de Anton Bogaty.
[Visto no Brasil Acadêmico
Comentários