Cid Benjamin: A luta armada foi equivocada

Comentar

O ex-guerrilheiro do movimento de resistência armada à ditadura militar no Brasil fala sobre seu livro, ideologia da esquerda, Black Blocs, ...

O ex-guerrilheiro do movimento de resistência armada à ditadura militar no Brasil fala sobre seu livro, ideologia da esquerda, Black Blocs, Comissão da Verdade, o sequestro do embaixador americano, o caso Celso Daniel, corrupção, tortura, Cuba, comunismo, capitalismo e a vida na Suécia, para amenizar um pouco...


Foto: Eduardo Sarmento/Divulgação


Uma verdadeira memória viva do regime militar, do ponto de vista de quem resistiu a ela, Cid de Queiroz Benjamin, jornalista pernambucano, sobreviveu à tortura sem abrir o bico. Agora, ele conta tudo.

Augusto Nunes (apresentador do Roda Viva): Quem se engajou na luta armada defendia a ditadura do proletariado ou o regime democrático?

Cid Benjamim: Defendia o fim da ditadura. E havia uma perspectiva socialista. Os contornos mais precisos do que seria esse socialismo não era comum a todos nem estavam muitos precisos. A luta central era contra a ditadura.
Objetivamente, nós vivíamos uma situação de ditadura militar feroz e aquela luta era parte da resistência contra a ditadura. Numa perspectiva socialista. Vários desses grupos tinham origem no partido conmunista. Mas... Por exemplo, o grupo do qual eu participava, o MR-8, tinha uma visão muito crítica daquele socialismo do leste europeu. Por exemplo, nós fomos contrários a invasão à Tchecoslováquia.
Eu sempre defendi um socialismo com liberdade partidária. O multipartidarismo. Que é uma questão central da democracia.
José Nêumanne:(...)Acho até que encontrei trechos [no livro] em que você deu uma certa concordância com o que eu vou dizer. Que, de uma certa forma, o endurecimento do regime se deu por causa da luta armada. A minha pergunta...

Cid Benjamim: Eu não concordo com isso! "Que o endurecimento se deu por causa da luta armada". Se você for pegar, Nêumanne, o pessoal que deu o golpe em 64 forçou o suicídio do Getúlio, tentou impedir a posse do Juscelino, tentou impedir a posse do Jango, depois, em 61, Deu o golpe em 1964, e já estava em uma escalada de endurecimento... O Castelo, por exemplo, o Castelo Branco, que seria a linha mais branda. Ele morre em circunstâncias não esclarecidas. Aliás isso é um bom tema para a Comissão da Verdade. "Como morreu o Castelo". E o setor duro vai se afirmando muito antes da luta armada

(...)
Isso lembra um pouco aquele torturador que fala: "Você está sendo torturado porque não quer falar. A culpa é sua."
É razoável culpar quem fugiu para o quilombo pelo processo de endurecimento na senzala? Não me parece razoável.
Se foi legítima a luta armada ela foi errada politicamente. Ela não tinha chances de vitória.
Roda Viva - Bloco 1
(Clique para tocar. Retrocede Avança Espaço Pausa/Continua)


Augusto Nunes: Cid, você viveu exilado em Argélia, Cuba, Chile e Suécia. Se pudesse escolher, você preferiria que o Brasil ficasse parecido com qual desses países?

Cid Benjamim: Suécia, aquela Suécia. (Risos) Porque é um país muito rico. Nem pobreza você encontrava. Durante algum tempo eu trabalhei por opção minha. Eu não sabia falar bem o sueco ainda e levava uma vida de classe média. A opção é porque eu queria ler, tinha muita literatura. E é interessante isso.
País rico não é onde todo mundo tem carro. País rico é onde todo mundo anda de metrô, ônibus e trem.
Eu não conheci, na Suécia, uma só escola privada.
A escola pública era tão boa que o rei estudava lá. Na escola pública.
Não conheci uma clínica ou hospital privado na Suécia.

Minha mãe que já faleceu, Iramaia Benjamim, lutadora da anistia, primeira vez que foi me visitar na Suécia, chegou numa época de natal, e tava 17ºC abaixo de zero. Mas uma tempestade de neve brutal. E ela ficou inteiramente acovardada, não saia de casa e repetia como um mantra:

Esses Vikings não podem ter sido tão bons guerreiros. Teriam conseguido lugar melhor para viver.
(...)

Quando a gente começa a fala sobre esse assunto [punir os ditadores após o relatório da Comissão da Verdade] eu gosto de citar o Mandela. Para mim, talvez, a maior figura do século XX. Um sujeito de uma grandeza humana enorme. Mandela passou 27 anos preso. Metade desse em trabalhos forçados. Quebrando pedra durante alguns anos. Ficou isolado em boa parte desse tempo. Foi barbaramente torturado. Num regime horroroso, que era aquele regime racista. E quando o regime não se sustenta mais Mandela se vê Presidente da República.

Ele tinha tudo para ser um sujeito amargurado, ressentido, rancoroso. E abrir um processo fratricida na África do Sul. Ele tratou de construir a pacificação e a reunificação nacional. Agora, não botou as coisas para baixo do tapete. Ele fez um projeto de lei, junto com o Bispo Tutu, que dizia o seguinte: Anistia inclusive para torturadores e assassinos, com uma condição. Os caras deveriam ir publicamente nos tribunais dizer tudo que fizeram. Se omitisse uma só coisa. Estavam sujeito a serem processados pela comitiva. Isso foi uma catarse na África do Sul. Agora criam anticorpos para que aquela barbárie não se repita tão cedo.

Eu quero que o Brasil saiba o que aconteceu no passado e crie anticorpos para que essa coisa não se repita.

Roda Viva - Bloco 2


Sobre a morte do prefeito Celso Daniel

Eu acho que o Ministério Público está na linha correta. Havia um grande esquema de corrupção do qual o PT fazia parte junto a alguns mafiosos. Acho que não foi o PT matou o Celso.

Mas o PT ficou refém dos mafiosos que mataram o Celso que o pressionaram e chantagearam pedindo proteção senão abririam o esquema de corrupção. (...) Isso precipitou meu afastamento do PT.

Sobre a corrupção e o PT

Laura Diniz: A frouxidão com a corrupção está no DNA do PT?

Cid Benjamim: Não, acho que está no DNA dos partidos políticos brasileiros. Eu não acho que o PT seja o mais corrupto ou que tenha começado com o PT a corrupção. Acho que lamentavelmente, para usar uma expressão do líder máximo do PT, o PT começou a fazer o que os outros já faziam.

Eu não levo muito a série quem afirma princípios ideológicos e políticos mas tem frouxidão moral.

Laura Diniz: O Brasil estaria melhor hoje sem os últimos anos de governo petista?

Cid Benjamim: Não. Eu acho que os governos que antecederam o governo petista não foram melhores. Foram todos muito ruins. Até mesmo porque esses governos petistas não foram muito não mudaram grande coisa dos anteriores. Se a gente pegar Sarney, Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma. Para desgosto dos petistas, os governos deles são mais parecidos que muita gente pensa.

Uma coisa que me incomodou é que eles estavam parecido demais com o PSDB na política e com o PMDB nos procedimentos.

Roda Viva - Bloco 3


Sobre as manifestações populares recentes

Interessante é que quase todos presos eram quem estava apenas olhando.

Eles estavam querendo enquadram os que estavam quebrando em um lei para combater crime organizado. O que é inteiramente inconstitucional.

Sobre a sociedade

A sociedade está mais conservadora do que há dez anos. E isso é grave.

E os partidos têm responsabilidade nisso.

Sobre a política
A política não é corrida de cavalo que eu aposto no que vai ganhar.

Roda Viva - Bloco 4




Dossiê Globo News


Jogo do Poder - Bloco 1/4


Jogo do Poder - Bloco 2/4



Jogo do Poder - Bloco 3/4



Jogo do Poder - Bloco 4/4



Fonte:
[Visto no Brasil Acadêmico]

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,19,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,2,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,2,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,7,Android,3,Animação,47,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,149,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,25,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,251,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,47,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,9,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,174,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,107,Editoração Eletrônica,1,Educação,332,Educação a Distância,143,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,85,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,66,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,24,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Fintech,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,5,Freeware,67,Futebol,38,Futurologia,80,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,39,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,79,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,36,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,191,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,209,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,6,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,47,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,180,Inspiração,1,Inteligência Artificial,98,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,10,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,55,Livro,58,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,69,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,471,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,70,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,16,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,83,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,288,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,18,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,267,Psicologia Animal,24,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,19,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,37,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,45,Roma,5,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,488,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,23,Segurança,117,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,29,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,540,Tecnologia da Informação,28,TED,390,TED-Ed,40,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,929,Vídeos 360,1,Violência,5,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,136,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Cid Benjamin: A luta armada foi equivocada
Cid Benjamin: A luta armada foi equivocada
http://3.bp.blogspot.com/-AyIHA2DTzAU/VP28Zbzar3I/AAAAAAAAcpE/4UrKptd7roE/s400/cid00.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-AyIHA2DTzAU/VP28Zbzar3I/AAAAAAAAcpE/4UrKptd7roE/s72-c/cid00.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2015/03/cid-benjamin-luta-armada-foi-equivocada.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2015/03/cid-benjamin-luta-armada-foi-equivocada.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy