Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia

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Como fazer a apresentação de Power Point perfeita? E aquele vídeo tutorial eficiente? A teoria cognitiva de aprendizagem multimídia apresent...

Como fazer a apresentação de Power Point perfeita? E aquele vídeo tutorial eficiente? A teoria cognitiva de aprendizagem multimídia apresenta princípios para orientar os designers de multimídia e e-learning na apresentação de texto, gráficos, vídeos e informações em áudio para o aprendizado ideal.


Já publicamos aqui um artigo indicando o porquê dos alunos esquecerem o que viram nos slides do Power Point. Agora vamos ver um resumo da teoria por trás da técnica. Como diretrizes para boas práticas de materiais instrucionais baseados em multimeios.

Para o professor de psicologia da Universidade da Califórnia, Richard Mayer, sua pesquisa envolve a intersecção entre cognição, instrução e tecnologia, com especial enfoque na aprendizagem multimídia. Segundo Mayer, as pessoas aprofundam mais os seus conhecimentos a partir de imagens e palavras juntas do que apenas com palavras isoladas.  “Palavra”, nesse contexto, não se refere somente a textos impressos, mas abrange também toda mídia escrita ou falada; “imagens”, por
sua vez, abrange toda mídia gráfica, como vídeos, animações, jogos e ilustrações.

Mas afinal, o que é Multimídia?

O termo Multimídia pode ser visto como meio de:

  • [accordion]
    • Entrega
      • Nesse caso, Multimídia refere-se aos meios de entrega de uma mensagem, focando no sistema físico de entrega. Por exemplo, o computador, que permite a utilização de tela e caixas de som;
    • Apresentação
      • Nesse caso, o foco é a forma como a mensagem é apresentada, diferente da visão de Entrega em que o foco é o dispositivo utilizado. Na visão de apresentação, pensamos em como a mensagem é representada, com a utilização de “palavras e imagens”. É também o caso do computador, por exemplo, em que uma mensagem pode ser apresentada utilizando texto escrito e gráfico dinâmico;
    • Sistema Sensorial
      • Essa visão considera que Multimídia diz respeito a dois ou mais sistemas sensoriais do aluno envolvidos na recepção do material e atentos aos processos cognitivos que fazem parte dessa recepção. Por exemplo, os olhos e os ouvidos quando envolvidos na recepção de uma apresentação no computador a qual abrange imagens e sons, o que não acontece com um livro texto, por exemplo, em que imagens e textos são processados ambos visualmente.

E o que é Aprendizagem Multimídia?


Para definirmos  Aprendizagem Multimídia torna-se útil definir primeiro Instrução Multimídia. Assim:
Instrução Multimídia refere-se ao modo de apresentação das “palavras e imagens” que se destinam a promover a aprendizagem, ou seja, podemos considerar a Instrução Multimídia como o meio e a forma utilizados para a apresentação da mensagem. 
Por exemplo: aulas expositivas com quadro negro, exibição de vídeo na TV ou computador e apresentação utilizando PowerPoint ou material disponibilizado no tablet. Já a Aprendizagem Multimídia diz respeito ao aprendizado alcançado pelo aluno após receber uma Instrução Multimídia.

Clique para ampliar o infográfico
A aprendizagem multimídia, assenta-se em três pressupostos:


  • [accordion]
    • O pressuposto do canal duplo
      • No qual o ser humano possui canais de processamento de informação separados (visual e verbal).
    • O pressuposto da capacidade limitada
      • Há uma limitação no processamento de informação em cada canal.
    • O pressuposto de aprendizagem ativa
      • No qual a aprendizagem requer um processamento cognitivo essencial em ambos os canais.

No esquema acima, Mayer revela como imagens e palavras são assimiladas através de uma apresentação multimídia entrando na memória sensorial através da audição e visão.

Os doze princípios a seguir, são apoiados por estudos comparando diferentes condições de aprendizagem multimídia para determinar o que resulta em melhor aprendizagem do aluno. São eles:


Princípios para reduzir o Processamento Estranho


  • [accordion]
    • 1 - Princípio da Coerência
      • Os alunos aprendem melhor quando o material estranho é excluído (palavras, imagens ou sons desnecessários), em vez de incluídos. Como exemplo podemos citar o uso de uma trilha sonora em uma apresentação que não tem relação com o objeto sendo estudado.

    • 2 - Princípio da Sinalização
      • As pessoas aprendem melhor quando são adicionadas “pistas” que destacam a organização do conteúdo essencial. No material multimídia, livros ou animações, “pistas” como:

        ##check## setas,
        ##check## meios de categorizações e
        ##check## classificação do conteúdo, além de alguns
        ##check## destaques em informações importantes,

        facilitam a organização e estruturação do conteúdo durante o aprendizado.
    • 3 - Princípio da Redundância
      • Esse princípio afirma que os alunos podem aprender melhor só com animação e narração. As informações textuais que são apresentadas simultaneamente com a informação verbal, torna-se um material redundante. Eliminar o material redundante, evitando narração e texto "idêntico" será uma boa maneira de fazer com que os alunos aprendam bem. A razão básica é que as pessoas não podem se concentrar quando estão ouvindo e vendo a mesma mensagem verbal durante uma apresentação.

    • 4 - Princípio da Contiguidade Espacial
      • As pessoas aprendem melhor quando as palavras e imagens correspondentes estão próximas em vez de distanciadas, por exemplo, na mesma tela;



    • 5 - Princípio da Contiguidade Temporal
      • As pessoas aprendem melhor quando as palavras e imagens correspondentes são apresentadas simultaneamente, em vez de sucessivamente.

Princípios para o Gerenciamento do Processamento Essencial


  • [accordion]
    • 6 - Princípio da Segmentação
      • As pessoas aprendem melhor quando uma aula multimídia é apresentada em passos ou segmentos adequados ao usuário, em vez de apresentada de uma forma contínua. O material apresentado de forma segmentada pode ser controlado pelo aluno, como no caso de uma animação, em que ele pressiona o botão continuar, ou de uma apresentação que enumera os passos, passando em partes o conteúdo.
    • 7 - Princípio da Pré-formação
      • As pessoas aprendem melhor a partir de uma lição multimídia quando sabem os nomes e características dos principais conceitos. Uma lição preliminar contendo significados-chave para a lição principal pode melhorar o resultado final no aprendizado do aluno.
    • 8 - Princípio da Modalidade
      • Os alunos irão aprender melhor quando uma nova informação é explicada pela narração em áudio do que texto na tela, especialmente quando o gráfico é complexo, as palavras são familiares e a lição é acelerada.




Princípios para Promover o Processamento Generativo


  • [accordion]
    • 9 - Princípio Multimídia
      • Os alunos aprendem melhor quando se combinam palavras e imagens do que se valendo apenas de palavras.



    • 10 - Princípio da Personalização
      • O princípio de personalização é baseado em envolver o aluno, oferecendo conteúdo em tom de conversa para aumentar a aprendizagem.

    • 11 - Princípio da Voz
      • As pessoas aprendem melhor quando a narração em aulas multimídia é falada em voz humana amigável do que quando é utilizada uma voz de máquina.
    • 12 - Princípio da imagem
      • As pessoas não necessariamente aprendem melhor a partir de uma aula multimídia quando uma imagem falante (personagem) é adicionada à tela.

Os gráficos de barra acima são baseados em materiais desenvolvidos por Richard E. Mayer e têm o propósito de conferir um sentido de eficácia esperada (quando disponíveis) no uso de cada princípio listado. Cada par representa um experimento empírico do tipo que pode ser visto  no artigo "A Personalization Effect in Multimedia Learning: Students Learn Better - When Words Are in Conversational Style Rather Than Formal Style" que trata do Princípio da Personalização.

Exploraremos esses princípios em detalhes em futuras postagens.

Fonte: Cognitive Theory of Multimedia Learning, Sophia.org,Rosalis.org, Multimedia Learning
[Visto no Brasil Acadêmico]

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