IBM alega que seu supercomputador Watson pode extrair informações da Wikipedia, "entender" e fundamentar argumentos a partir dessa...
IBM alega que seu supercomputador Watson pode extrair informações da Wikipedia, "entender" e fundamentar argumentos a partir dessas informações.
Watson é o supercomputador da IBM que ficou famoso por derrotar, em 2011, dois campeões humanos no tradicional jogo de perguntas "Jeopardy". Mas agora essa máquina foi um passo adiante.
Foi assim que John Kelly III, vice-presidente sênior e diretor da IBM Research, introduziu um novo recurso do Watson chamado de "O Debatedor" (começa às 45:25 no vídeo) em 30 de abril de 2014 em uma sessão do Milken Institute Global Conference, intitulado "Por que amanhã não vai parecer com o hoje: Coisas que vão explodir sua mente".
Em uma demonstração, Kelly escolheu o tema "A venda de videogames violentos a menores de idade devem ser proibidos" como amostra. Watson (O Debatedor) foi encarregado de apresentar os prós e contras de um debate sobre esta questão.
Falando em inglês, quase indefectível, Watson retrucou:
Então Watson apresentou relevantes argumentos prós:
...e argumentos contras:
É verdade que não são argumentos profundos, mas não deixa de ser impressionante a velocidade com que Watson consegue extrair e revelar de uma forma racionalmente organizada e em linguagem natural.
A IBM aposta que a tecnologia por trás Watson vai ser muito valiosa para lidar com a explosiva quantidade de informações que estamos lidando atualmente. Um sistema totalmente automatizado que pode processar grandes quantidades de dados, extrair informações e encontrar respostas com um alto grau de confiança pode ser útil em vários campos da atividade humana.
Por exemplo, o sistema pode ter importantes aplicações na área médica. Oncologistas poderia ter um perfil do DNA do tecido canceroso, compará-lo com o tecido saudável do mesmo órgão, extrair as mutações e, em seguida, usar Watson para pesquisar toda a literatura médica para descobrir qual coquetel específico de medicamentos seria melhor empregado na mutação específica que estaria afetando aquele segmento daquele órgão em particular.
Em fevereiro, a IBM também anunciou que pretende usar Watson para ajudar os países da África encontrar as respostas para seus problemas de desenvolvimento, com foco em saúde e educação.
Fonte: Info, Kurzweil AI, Gizmag
[Via BBA]
Watson é o supercomputador da IBM que ficou famoso por derrotar, em 2011, dois campeões humanos no tradicional jogo de perguntas "Jeopardy". Mas agora essa máquina foi um passo adiante.
Pode um computador com acesso a grandes massas de informações como Wikipedia conseguir extrair informações relevantes, digerir e raciocinar sobre aquelas informações e entender o contexto ... e apresentá-la em linguagem natural, sem intervenção humana?
Foi assim que John Kelly III, vice-presidente sênior e diretor da IBM Research, introduziu um novo recurso do Watson chamado de "O Debatedor" (começa às 45:25 no vídeo) em 30 de abril de 2014 em uma sessão do Milken Institute Global Conference, intitulado "Por que amanhã não vai parecer com o hoje: Coisas que vão explodir sua mente".
Em uma demonstração, Kelly escolheu o tema "A venda de videogames violentos a menores de idade devem ser proibidos" como amostra. Watson (O Debatedor) foi encarregado de apresentar os prós e contras de um debate sobre esta questão.
Falando em inglês, quase indefectível, Watson retrucou:
Digitalizado aproximadamente 4 milhões de artigos da Wikipedia, retornando dez artigos mais relevantes. Digitalizado todas as 3.000 sentenças em dez artigos. Detectado sentenças que contêm alegações candidatas. Identificadas fronteiras de alegações candidatas. Apurada pró e contra polaridade das alegações candidatas. Discurso de demonstração construído com previsões de alegação de topo. Pronto para entregar.
Então Watson apresentou relevantes argumentos prós:
Gostaria de levantar os seguintes pontos para defender o tópico. A exposição a videogames violentos resulta no aumento da agitação psicológica, gera pensamentos e sentimentos relacionados a agressões e também piora o comportamento social. Além disso, esses jogos ou músicas violentos realmente fazem com que adolescentes cometam atos de agressão na vida real. Por fim, videogames violentos podem aumentar a agressividade entre crianças.
...e argumentos contras:
Por outro lado, gostaria de notar os seguintes argumentos que se opõem ao tópico. Violência nos videogames normalmente não é ligada a tendências agressivas. Além disso, a maioria das crianças que joga videogames não tem problemas. Finalmente, jogar videogames é parte da vida social de um adolescente normal.
É verdade que não são argumentos profundos, mas não deixa de ser impressionante a velocidade com que Watson consegue extrair e revelar de uma forma racionalmente organizada e em linguagem natural.
A IBM aposta que a tecnologia por trás Watson vai ser muito valiosa para lidar com a explosiva quantidade de informações que estamos lidando atualmente. Um sistema totalmente automatizado que pode processar grandes quantidades de dados, extrair informações e encontrar respostas com um alto grau de confiança pode ser útil em vários campos da atividade humana.
Por exemplo, o sistema pode ter importantes aplicações na área médica. Oncologistas poderia ter um perfil do DNA do tecido canceroso, compará-lo com o tecido saudável do mesmo órgão, extrair as mutações e, em seguida, usar Watson para pesquisar toda a literatura médica para descobrir qual coquetel específico de medicamentos seria melhor empregado na mutação específica que estaria afetando aquele segmento daquele órgão em particular.
Em fevereiro, a IBM também anunciou que pretende usar Watson para ajudar os países da África encontrar as respostas para seus problemas de desenvolvimento, com foco em saúde e educação.
Fonte: Info, Kurzweil AI, Gizmag
[Via BBA]
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