Menu

O blog do acadêmico descolado

 


Liraglutida é um antidiabético com potencial para emagrecer os não-diabéticos com baixo efeito colateral.


GLP-1:Hormônio da saciedade que é mimetizado pela liraglutida.


Fabricada pelo laboratório Novo Nordisk, da Dinamarca, o medicamento foi lançado na Europa, em 2009, e nos EUA em 2010, tendo desembarcado há três meses no Brasil.

Apesar de ser indicado para o diabetes tipo dois, a liraglutida (princípio ativo do Victoza) vem sendo largamente utilizado para o emagrecimento. O próprio fabricante busca o reconhecimento da droga como emagrecedora, tamanha a sua eficácia na perda de peso.

Os resultados da duas primeiras fases do teste foram publicados nas revistas científicas The Lancet e International Journal of Obesity. Sendo que o mais recente foi publicado em julho.

500 homens e mulheres foram acompanhados e em cinco meses 85% dos voluntários perderam, em média, 7 quilos.
Desde junho o remédio vem sendo testado em 5000 pessoas com sobrepeso (em média, 7 quilos acima do peso ideal) de 27 países, entre eles o Brasil. Esse teste configura-se como sendo a última fase antes da droga ser submetida à avaliação das autoridades sanitárias para que seja comercializada como remédio emagrecedor.

O Presidente da Sociedade Internacional para o Estudo da Obesidade, Walmir Coutinho, pede prescreve prudência aos mais afoitos.
Só com o término desses trabalhos é que teremos segurança para indicar amplamente a liraglutida para combate à gordura. Até lá recomendo cautela.
Walmir Coutinho. Presidente da Sociedade Internacional para o Estudo da Obesidade
Ele mesmo só indica a nova substância para seus pacientes não-diabéticos quando vê esgotadas as outras opções terapêuticas.

Mas os médicos têm prescrito bastante. Tanto que o fabricante havia programado uma remessa que durasse um mês e em uma semana já estava tendo que fazer a reposição nas farmácias. Os médicos ouvidos pela Revista Veja estimam que um terço tenha sido adiquirido por não-diabéticos.

Sua administração é feita aplicando-se uma injeção diária por meio de agulha de 6 milímetros (veja vídeo). Que deve ser ajustada conforme a dose indicada pelo médico.



Mas afinal, o que faz o Victoza emagecer as pessoas?

A liraglutida é uma versão produzida em laboratório de um hormônio denominado GLP-1 que é produzido naturalmente pelo organismo e é a principal substância relacionada à sensação de saciedade (veja infográfico).

Esse hormônio, além de estar associado ao mecanismo de produção de insulina do pâncreas, também reduz os movimentos de contração do intestino (denominados movimentos peristálticos) o que, em outras palavras, diminui a vontade de comer.

Mas a liraglutida possui algumas "vantagens" em relação ao GLP-1 natural:
  • Ela circula no organismo em quantidade muito maiores (8x mais, em média).
  • Seu efeito no corpo é prolongado por 24 horas (enquanto que o GLP-1 dura apenas 3 minutos). Fazendo com que a sensação de saciedade se estenda promovendo uma redução de 40% no consumo calórico.
Resultado: 85% dos paciente perdem 7 quilos em cinco meses (em média).

Efeitos colaterais: Náusea e dor de cabeça nas duas primeiras semanas.


A liraglutida é um análogo sintético do GLP-1. Nas fases iniciais de pesquisa clínica, a liraglutida mostrou diversas ações glicorregulatórias similares às ações do GLP-1 endógeno. A liraglutida suprime a excursão glicêmica pós-prandial, reduz a glicemia de jejum, aumenta a primeira fase de secreção de insulina após refeições e suprime a produção pós-prandial de glucagon. Em estudos de fase II, a liraglutida obteve reduções de 0,8% na hemoglobina glicada em comparação com o placebo. Os efeitos colaterais mais freqüentes foram náuseas e outras queixas gastrointestinais leves.
Posicionamentos Oficiais SBD - Vol. 3



[Via BBA]

Postar um comentário

  1. O que diz a Anvisa sobre o medicamento Victoza - http://bit.ly/qnGxzC

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o Blog.
    Alem de tudo o preço é salgado
    Achei esse site que compara preco de medicamentos
    nas farmacias deem uma olhada http://www.cliquefarma.com.br

    ResponderExcluir
  3. ninguem quer saber se faz mal querem e uzar o preço do remedio 380 reais e mais as ciringas q so vendem em sao paulo a60 reais a cx com 100.

    ResponderExcluir
  4. Onde comprar por favor me envia números de telefones.

    Grata

    Aurea Oliveira

    ResponderExcluir
  5. não encontrei a agulha e estou retirando o medicamento com outra seringa.tem algum problema?

    ResponderExcluir
  6. Acho melhor procurar um médico e explicar o processo. A dosagem correta é fundamental. Além disso, há o risco de contaminação.

    ResponderExcluir
  7. Alguém que tomou teve constipação.estou a oito dias com prisão de ventre e estômago alto acho que vou parar.

    ResponderExcluir
  8. Perdi 20kg em 2 meses.Senti náuseas, inapetência e fraqueza.Não tive problemas para adquirir o medicamento e agulhas aqui em Belo Horizonte.Apesar do preço alto para mim valeu.

    ResponderExcluir
  9. Perdi 20kg em 2 meses.Senti náuseas, inapetência e fraqueza.Não tive problemas para adquirir o medicamento e agulhas aqui em Belo Horizonte.Apesar do preço alto para mim valeu.

    ResponderExcluir
  10. MORO EM Salvador- Bahia, comecei a tomar victoza hoje, 7 de junho e foi fácil encontrar, pois aqui, no bairro da pituba existe um fármacia especialista em medicamentos para diábeticos,lá o estoque é grande.segue o tel/32408554 salvador.pituba@diadia.com.br

    ResponderExcluir
  11. como voces vende um remédio que está em teste , e como um médico receita para uma pessoa aplicar que quase fui parar no hospital , atenção do laboratório tambem me dixou a deisejar .Não paguei barato e gostaria de saber o que vou fazer com esse remédio .O preço foi R$ 353,00 e mais as agulhas que foi R$ 63,77. Desde já o meu muito obrigado . O meu nome é Maria de Fatima . O remédio é o Victoza.

    ResponderExcluir
  12. liguem para o 0800 do laboratorio q vao informar a fcia mais proxima.esse produto é encontrado em distribuidoras especificas .

    ResponderExcluir

Deixe suas impressões digitais aqui...

 
Top