Família produziu apenas uma sacola de lixo em um ano

Compartilhar

Depois de conseguirem reduzir seu lixo a apenas uma lata, família britânica diz ter atingido uma meta ainda mais ambiciosa e produziu apenas...

Depois de conseguirem reduzir seu lixo a apenas uma lata, família britânica diz ter atingido uma meta ainda mais ambiciosa e produziu apenas uma sacola (plástica) de lixo.





É difícil imaginar como é produzir tão pouco lixo durante um ano. Mas o casal Richard e Rachelle Strauss e jovem Verona, de 9 anos, reciclam praticamente tudo, plantam grande parte da própria comida e convertem seus restos alimentares em adubo.

A ideia começou em 2008, quando Rachelle falou com o marido sobre sua proposta. Contudo Richard ainda não estava sensibilizado. Coisa que nós, produtores de lixo, que custamos a separar o lixo para reciclar, entendemos.

Mas a sopa de plástico vagando pelos oceanos parece ter feito Richard comprar a ideia.

Richard só resolveu encampar a ideia depois de ler uma série de artigos sobre os danos causados à vida marinha pela contaminação por plástico. Ele ficou muito impressionado.
Rachelle Strauss


No início, os Strauss começaram a empreitada reduzindo o uso de plástico. Passaram então a reciclar e reutilizar de forma crescente, além de usar baterias recarregáveis. Mostrando que a preocupação ambiental ía além da redução do lixo, passaram a gerar energia com painéis solares.

Já em 2009, eles conseguiram reduzir a produção de lixo para apenas uma lata. Não satisfeitos, em 2010, os Strauss decidiram aumentar o desafio e não produzir lixo nenhum. Com essa meta ambiciosa em mente produziram apenas uma sacola de lixo, contendo alguns brinquedos quebrados, lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos.

Estamos muito felizes com o resultado. Nós sabíamos que produção 'zero' de lixo seria impossível, mas se você não colocar as metas lá no alto, nunca vai saber o que pode alcançar.
Rachelle Strauss


A saga ecológica dos Strauss está relatada no site MyZeroWaste. Com mais de 70 mil visita/mês acabou se tornando referência na web sobre reciclagem.


Central de reciclagem caseira da família Strauss


Visitando o site notei que os Strauss responde até a comentários em português. Porém, se valem dos tradutores automáticos que podem causar uma certa confusão.

Uma brasileira comentou:

parabéns. vcs são um exemplo à ser seguido. Agora o que eu gostaria de ler em próxima reportagem é de que vcs deixaram de ir ao açougue de onde não usavam as embalagens. Não consumindo carne aumentará ainda mais a não poluição do nosso planeta. Faço este desafio á vcs. Boa sorte.

E levou o seguinte comentário:

Eu pessoalmente não comer carne, mas o Sr. Green e Little Miss verde fazer. Eu sinto, com todas as coisas na vida, que eu faça o que eu sinto é certo, mas eu não pregar aos outros ou tentar persuadi-los a fazer as mudanças que eles não são confortáveis. Tolerância e julgamento não são valores importantes para mim.

Sendo que a tradução correta seria:

Tolerância e não julgamentos são valores importantes para mim. (Tolerance and non judgement are important values to me).

Como autor do Diga não à verdurificina, estou ainda mais impressionado com os Strauss. Percebam, eles não são hippies exóticos, ecochatos, ecoterroristas (ou evangelizadores enviados para atenderem interesses estrangeiros) ou vegans de carteirinha.

Eles são pessoas (in)comuns tentando fazer a parte deles mostrando uma preocupação legítima e exibindo o exemplo para mostrar que é possível.

Eu entendo que os ativistas acreditam no que estão fazendo e pregando, mas o caso dos Strauss parece mais eficiente em termos de convencimento.

Eu já imaginei que um VLT passando por toda a Esplanada dos Ministérios em Brasília seria algo factível e eficiente para reduzir o tráfego de veículos, a poluição no DF (acredito que levará grande parte dos servidores públicos, que se valem de carro, a pegarem metrô ou ônibus), tempo de transporte, aumentando a qualidade de vida com economia de energia e baixa emissão de carbonos. Sem desapropriar um centímetro de propriedade privada (parece haver espaço para isso).


Minha proposta de trajeto da linha do VLT para atender a concentração de servidores federais. Pouca impacto no visual da Esplanada dos Ministérios e melhor acesso aos usuários (Clique para ampliar).


Foi uma grata surpresa que o projeto de implantação do VLT na capital federal já contemplasse algo do tipo (ainda que minha ideia era um pouco mais abrangente, conforme desenhado).


Projeto de implantação do VLT em Brasília para a Copa de 2014.


Todavia, enquanto isso não ocorre, não passar no McDonalds a caminho da residência e não pedir o suporte de papelão para a bebida parece difícil para muitos que viajam dezenas de quilômetros para chegar em casa.

Também cultivar sua própria comida em apartamentos vai exigir uma transformação cultural de peso, contudo plantar algumas hortaliças e frutas no quintal, e cuidar de algumas galinhas pode até ser uma terapia para o stress (mas morar em casa com quintal nas imediações do trabalho é uma utopia que poucos milionários e invasores de terras podem se dar ao luxo concretizar).

Por enquanto, vou trocando as lâmpadas incandescentes por fluorescentes e LEDs para ajudar o planeta (e o orçamento) além de disseminar iniciativas como a dos Strauss que me fazem pensar sobre minha responsabilidade social. Acho que vou acabar implantando o 5S em meu apê.

Para quem quer reduzir a produção de lixo, minha primeira dica seria pensar no que você está comprando e escolher produtos com menos embalagem e com invólucros que sejam recicláveis. Em segundo lugar, é importante evitar o desperdício de alimento. Aqui na Grã-Bretanha, um terço da comida que compramos acaba no lixo. Em terceiro lugar, tente reciclar o máximo que puder.
Rachelle Strauss


Resoluções para 2011: cobrar uma política de reciclagem e armazenagem de resíduos sólidos do meu governador e ações ambientais de meus deputados (uma e-mail já ajuda). Que tal reduzirem os impostos para carros elétricos?

Fonte: G1, MyZeroWaste

Comentários

BLOGGER: 5
  1. Bela postagem, sempre trazendo assuntos curiosos, educativos e interessantes. Eu também sou um que preocupo com o meio ambiente sem ser radical. Fiz uma pequena horta em casa, separo o lixo, lavo as embalagens caso necessário e usar lâmpadas fluorescente. Meu sonho é instalar um aquecedor solar em casa e aproveitar essa grande energia que brilha quase o ano todo sobre nossas cabeças. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É realmente incrível. Ainda mais que eles não se parecem com índios vivendo em uma tribo. Estão inseridos na sociedade de consumo mas com um propósito contagiante.

    ResponderExcluir
  3. Matéria interessante. Passarei adiante para meus contatos (Facebook,Orkut,Blog).

    ResponderExcluir
  4. Kit Lar Ecológico - Salve o Planeta limpando a sua casa
    Cuide do seu lar, sem agredir o nosso planeta.
    Produtos de altíssima qualidade que não agridem a sua saúde e nem o meio-ambiente.
    O Kit Lar Ecológico é composto por 1- Limpador Multiuso, 1- Detergente para lavar louças, 1- Spray Removedor de manchas Pré-Lavagem, 1- Alvejante para tecidos coloridos, 1- Detergente em Pó para lavar roupas, 1- Frasco para detergente para diluição, 1- Frasco para multiuso para diluição. Apenas 5 produtos que substituem TODOS os produtos de limpeza da sua casa.
    Por apenas R 150,00 você leva este kit maravilhoso, e nós ainda damos uma GARANTIA DE 90 DIAS para você usar os produtos, e caso não fique satisfeito com o resultado, nós devolvemos o seu dinheiro, sem burocracia.
    Obs. Todos os produtos são anti-alérgicos e biodegradáveis, não contém cloro, não contém CFC, não contém Fosfato, não agride você nem o meio-ambiente, economizam água, tempo e produtos pois são altamente concentrados.
    Produtos que respeitam o meio ambiente e o seu bolso.
    Neuma – 61 86169665 / 78116118 / 133*4807
    neuma@fontte.com

    ResponderExcluir
  5. um exemplo que deveria ser seguido por todos os habitantes do planêta,nosso mundo seria bem melhor para se viver!

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Família produziu apenas uma sacola de lixo em um ano
Família produziu apenas uma sacola de lixo em um ano
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixpN1D3SSVK9nNb1AmYrWm_4gt5LkUSKhgx40a65Z7s5z0-PdIYLSb7CnBu4HJhe2z-jDKZA1CtMFWT5pOQ2dH7lk0FMzTKfpc8bbg4JaLbQxnHg-olc0wtCrYqOKX5MmMnwqoYjiueYKW/s400/strauss2.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixpN1D3SSVK9nNb1AmYrWm_4gt5LkUSKhgx40a65Z7s5z0-PdIYLSb7CnBu4HJhe2z-jDKZA1CtMFWT5pOQ2dH7lk0FMzTKfpc8bbg4JaLbQxnHg-olc0wtCrYqOKX5MmMnwqoYjiueYKW/s72-c/strauss2.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2011/01/familia-produziu-apenas-uma-sacola-de.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2011/01/familia-produziu-apenas-uma-sacola-de.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo