O que você sabe sobre as Corujas?

Comentar

Coruja é uma ave, isso todo mundo sabe, não é? Mas quantas espécies existem? Quais são suas características? Como se reproduzem? O que há de...

Coruja é uma ave, isso todo mundo sabe, não é? Mas quantas espécies existem? Quais são suas características? Como se reproduzem? O que há de especial na visão desses bichinhos? O que diz a mitologia? E o que ela tem a ver com a filosofia? Encontre nesse texto as respostas e muito mais.

Significado

Coruja é a designação comum às aves estrigiformes(1), especialmente as de maior porte. São noturnas, de plumagem mole, e em geral preferem como alimento os pequenos mamíferos, sobretudo roedores, dos quais vomitam, depois, os pelos e parte dos ossos.(Dicionário Aurélio)

Visão das corujas

Além de boa caçadora, a coruja é um animal que possui uma fantástica visão no escuro. Fizeram uma experiência onde uma coruja deveria ir de um ponto a outro com vários obstáculos, o detalhe era a escuridão. Ela conseguiu a façanha sem problemas. Resolveram, então, trocar os obstáculos de lugar e repetir o teste. E adivinhem? Passou novamente! Assista o vídeo, que foi produzido por equipamentos que filmam no escuro, é simplesmente fantástico!!!


Espécies

No link da Owl Pages você encontra a lista de todas as espécies de corujas existentes no mundo e que totalizam mais de 220.

Mas a minha preferida é aquela que posso ver todos os dias a famosa corujinha-buraqueira (Speotyto cunicularia) muito comum na região do cerrado.

São também conhecidas pelos nomes de caburé-de-cupim, caburé-do-campo, coruja-barata, coruja-do-campo, coruja-mineira, corujinha-buraqueira, corujinha-do-buraco, corujinha-do-campo, guedé, urucuera, urucureia e urucuriá.

Corujinha-buraqueira

Características das corujas-buraqueiras

  • Chega a medir de 23 cm a 27 cm, pesa de 170g a 214g, tem uma envergadura de 53 cm a 61 cm;
  • Tem a cabeça redonda, seus olhos são amarelos brilhantes, seu bico é acinzentado e as asas são geralmente marrons com várias manchas amarelas;
  • Vivem no mínimo 9 anos em habitat selvagem e 10 em cativeiro;
  • Enxerga 100 vezes mais que o ser humano e também tem uma ótima audição;
  • Gira o pescoço em um ângulo de até 270º;
  • Vivem em buracos cavados no solo; embora seja capaz de cavar seu próprio buraco, preferem aqueles abandonados por outros animais: em campos, pastos, restingas, desertos, planícies, praias e aeroportos;
  • Os predadores documentados dessa coruja incluem texugos, serpentes, doninhas;
  • Quando adultas possuem um tom de cor forte, têm o peito e a barriga com coloração parda, traços cor de terra, variações de marrom, que lembram machas e barras;
  • Quando jovens são similares na aparência, mas são gorduchinha, desengonçada, com as penas descabeladas, e coloração leve, seu peito é totalmente branco, sem as variações marrons, possuem uma barra amarela passando por toda asa superior;
  • Os machos e as fêmeas são similares no tamanho e na aparência, entretanto os machos adultos são ligeiramente maiores, e as fêmeas normalmente, mais escuras que o macho.

Casal de Corujas

Reprodução das corujas-buraqueiras

  • A reprodução inicia-se entre Março ou Abril;
  • As corujas são normalmente monógamas, mas ocasionalmente um macho terá duas companheiras;
  • As covas são indisponíveis e a terra não é dura ou rochosa e possuem de 1,5m a 3m de profundidade e de 30cm a 90cm de largura sob a terra;
  • A fêmea botará um ovo a cada 1 ou 2 dias até que ela complete uma postura que pode consistir de seis a doze 12 ovos (normalmente 9). Nessa época os pais tornam-se agressivos, investindo contra qualquer animal que se aproxima da toca, seja ele um cachorro, gato ou até mesmo um humano;
  • A incubação dos ovos é de 28 a 30 dias, enquanto o macho traz a comida dela;
  • Enquanto a maioria dos ovos chocará, só dois a seis filhotes normalmente sobrevivem para deixar o ninho, e ambos os pais têm a tarefa de alimentar os filhotes;
  • Quatro semanas depois de chocar, os filhotes podem ser vistos empoleirando a entrada da cova, esperando os pais que trarão a comida;
  • Aos 44 dias saem do ninho e podem também fazer vôos curtos;
  • Com 60 dias estão caçando pequenos insetos que são atraídos ao redor do ninho pelo estrume acumulado pelos pais;
  • Os filhotes ainda podem ser alimentados pelos pais por até três meses.

Para a mitologia Minerva é a deusa da inteligência, da criatividade e da sabedoria nas mitologias etrusca e romana ou Athena (em grego). Ela era considerada a protetora dos artesãos e de todas as pessoas cujo trabalho manual era guiado pela mente. Costuma ser representada com uma coruja em sua touca, o que a identifica como a deusa dos mistérios mais profundos. Os gregos consideravam a noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual e a coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber.


Filosofia

Descubra no texto de Paulo Ghiraldelli Jr. (clicando aqui), o quê as características das corujas citadas abaixo, tem a ver com a filosofia:
a) A coruja não é adepta de uma visão unidirecional, ela gira a cabeça quase que completamente, vendo todos os lados.
b) A coruja é a ave de rapina par excellence, e apanha os descuidados – na noite e os leva para seu ninho.

Ou assista ao vídeo:


(1) Ordem de aves neórnites, neógnatas, noturnas, de bico forte em forma de gancho e provido de ceroma; olhos contornados por um círculo de penas diferenciadas; abertura auricular grande e geralmente com tufos de penas; pés zigodáctilos, preensores, e com unhas aduncas. Divide-se em duas famílias: estrigídeos e titonídeos. (Dicionário Aurélio)

Fontes:
Bons Fluidos
Wikipedia

COMMENTS

BLOGGER: 21
  1. Jayme, que bom que gostou.
    Eu sou apaixonada por corujas, deu para perceber, né?
    Abraço e paz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosana, eu também tenho uma coleção.
    Nunca pude ver uma coruja de tão perto, como você viu no pet shop.
    Deve ser muito difícil cuidar de uma coruja, mas adoraria fazer um carinho em alguma.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ter que dar ratinhos como ração para a coruja? Argh! Melhor ficar vendo elas bonitinhas no cerrado (ajudando a controlar a população de ratinhos e cobrinhas do mato.) Realmente não é um bichinho de estimação qualquer.

    ResponderExcluir
  4. Ter uma coruja de estimação parece um crime, não é?
    Só se fosse para ser criada em uma grande área, não numa gaiola.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a postagem ... onde eu trabalho seguidamente vejo curujas ...

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    220 espécies? Nem parece pois, é difícil encontrar corujas né?
    Particularmente gosto de tudo que está associado a elas. Me despertam encanto.
    Abraços, pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. a dos obistaculos no escuro é incrivel.

    notem como ela faz uma analize de todo o teritorio para depois voar entre os obistaculos! impressionante mesmo

    ResponderExcluir
  8. uma das minhas melhores amigas é uma coruja !!
    =D

    ResponderExcluir
  9. Boa noite @Filipe!
    Por onde passo aqui na cidade vejo um casal de corujas. rsrsrs
    Adoro!

    ResponderExcluir
  10. Olá @Fernanda,
    Parece difícil mesmo ter tantas espécies.
    Pessoalmente só vi dois tipos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi @Rodrigo,
    É muito bonitinho ver a coreografia que a coruja executa encolhendo e esticando o pescoço enquanto meche o corpo lateralmente fazendo um movimento orbital com a cabeça.
    Fantástico!

    ResponderExcluir
  12. Gilene
    Gostei da página. Um problema prático e urgente. Tinha um casal de corujas perto da quadra com 4 filhotes, mais ou menos do tamanho daqueles de sua foto. Uns seres inhumanos mataram a paulada um (ou 2) adultos, e agora vejo só um filhote na abertura do buraco. Deixei pedacinhos de carne na frente, ele saiu mas não comeu .. o que fazer. Será que a corujinha desse tamanho há sabe se virar ou será que se deixará morrer de fome ? Quanta maldade e insensibilidade os humanos carregam !! Obrigada por responder rapidinho ....

    ResponderExcluir
  13. Nós pessoas sensíveis e amantes da paz e da natureza quando ficamos sabendo de tamanha atrocidade contra qualquer ser existente na face da terra, neste caso corujas, só podemos ficar muito tristes e pensativos:
    Por que existem pessoas tão maldosas a ponto de matar um outro ser? só pode ter pacto com o capeta, só!
    Eu amo corujas e gostaria que elas, esses seres fascinantes, viessem visitar sempre que pudessem a mim durante o dia ou na noite, em minha casa ou mesmo em outro lugar!
    Mary
    Marilia-sp

    ResponderExcluir
  14. Olha, sou uma grande fã das corujas. As acho muito fascinantes,gosto dela por que ela é muito inteligente, e usa essa inteligencia para sua caça, que muitos animais não utilizam. Estudo corujas já faz uns 2 anos. Sei todas as espécies brasileiras. Gostei muito do que fez. Só tinha uma coisinha que eu não sabia, e que estou muito grata por saber agora, é que não sabia que no mundo inteiro existe 220 espécies de corujas. E ficaria grata se você pudesse visitar o meu blog, se tiver interesses o deixarei aqui:
    http://corujaslove.blogspot.com.br/

    Boa pesquisa para vc no meu blog! Sou muito grata!

    ResponderExcluir
  15. Por quanto tempo a coruja fica sem beber agua. E para uma pesquisa da minha filha. Desde de já muito obrigada.

    Att
    Katia Toledo

    ResponderExcluir
  16. Por quanto tempo a coruja fica sem beber agua. E para uma pesquisa da minha filha. Desde de já muito obrigada.

    Att
    Katia Toledo

    ResponderExcluir
  17. Olá, entrou uma coruja em minha casa mesmo ela estando fechada. Terias algo a me dizer sobre isso.

    ResponderExcluir
  18. Com certeza deve haver uma explicação plausível. Alguém tem a chave de sua casa e você nem desconfia. Há alguma abertura em sua casa (provavelmente no forro). Algum coisa você não pescou ou está omitindo.

    ResponderExcluir
  19. Oi War, então, então, por motivos pessoais, não consigo olhar essa ave com serenidade. Ela me aflige. Foi sinal ruim para pessoas que eu amava. Perdi meu marido e minha mãe após muitas "visitas de uma coruja"em minha casa. Entrou inclusive na época dessas perdas dentro da minha garagem. Na época acreditava ter realmente deixado a casa aberta. Mas hoje não. Ja há uns 15 dias a coruja tem aparecido aqui. Assustada, tenho mantido tudo fechado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corvos, corujas, cobras... São inúmeros os animais que causam espécie e temor na humanidade. Mas o cérebro nos prega muitas peças. A supertição é um sentimento humano que nos ajuda a encontrar uma explicação, uma nexo causal, quando nós defrontamos com eventos que escapam ao nosso controle. Quando compramos um carro ou uma roupa nova, temos a impressão que todo mundo usa aquilo, quando antes simplesmente ignorávamos a existência de tantas réplicas. Assim, podemos ter várias explicações para a aparição de corujas em determinados momentos (cães, por exemplo conseguem farejar problemas que vão do diabetes a tumores, mas tudo sem explicações metafísicas). Mas atualmente eu me preocuparia mais se mosquitos Aedes conseguem entrar em minha casa, do que essas caçadoras noturnas de roedores (característica que, a princípio, é bastante salutar). Se você se sentir à vontade. Pode compartilhar a história das perdas de seus familiares.

      Excluir
    2. Oi War. Escrevi uma resposta. Mas acabei perdendo tudo. Quero agradecer suas explicações. Elas tem muito de verdade. Em outra ocasião falarei sobre essas perdas

      Excluir
Deixe suas impressões digitais aqui...

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,19,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,2,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,2,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,7,Android,3,Animação,47,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,149,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,25,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,251,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,46,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,9,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,174,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,107,Editoração Eletrônica,1,Educação,332,Educação a Distância,143,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,85,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,66,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,24,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Fintech,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,5,Freeware,67,Futebol,38,Futurologia,80,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,39,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,79,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,36,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,191,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,209,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,6,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,47,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,180,Inspiração,1,Inteligência Artificial,98,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,10,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,55,Livro,58,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,69,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,471,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,70,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,16,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,83,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,288,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,18,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,266,Psicologia Animal,23,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,19,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,37,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,45,Roma,5,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,488,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,22,Segurança,117,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,29,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,540,Tecnologia da Informação,28,TED,390,TED-Ed,40,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,929,Vídeos 360,1,Violência,5,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,136,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: O que você sabe sobre as Corujas?
O que você sabe sobre as Corujas?
http://2.bp.blogspot.com/_L3y2cNcAmxY/SvtPNMUsxeI/AAAAAAAAAK4/62YkCHS2Hds/s400/coruja_familia.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_L3y2cNcAmxY/SvtPNMUsxeI/AAAAAAAAAK4/62YkCHS2Hds/s72-c/coruja_familia.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2009/11/o-que-voce-sabe-sobre-as-corujas.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2009/11/o-que-voce-sabe-sobre-as-corujas.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy