A fraternidade não é vermelha

Compartilhar

Já tratamos do tema aqui no post Quer vencer? Use Vermelho . Contudo, outros indícios e explicações parecem dar mais corpo para a afirmação ...

[ ]
Já tratamos do tema aqui no post Quer vencer? Use Vermelho. Contudo, outros indícios e explicações parecem dar mais corpo para a afirmação de uma cor sobre a outra.
O vermelho deixa as mulheres mais desejáveis
Russell Hill e Robert Barton, do Grupo de Pesquisas sobre Antropologia Evolutiva da Universidade de Durham já haviam levantado esta hipótese ao confrontar resultado de esportes de combate nas olimpíadas, onde um atleta usava azul e o outro vermelho de modo aleatório. Os lutadores de vermelho ganharam 60% das lutas.
Mas o que outros estudos revelam é que além de abichornar os adversários o vermelho também auxiliaria na concentração.
Pesquisadores canadenses submeteram 600 voluntários a testes de laboratório (envolvendo palavras, objetos ou imagens) a fim de determinar se a cor afetaria o desempenho cognitivo. O termos ou objetos eram colocados na tela de um computador ou sobre uma com o fundo ora vermelho, ora azul.
O resultado? Quando o vermelho foi predominante, os voluntários foram bem nos testes de memorização e quando foi exigido atenção aos detalhes (lembraram mais facilmente palavras na tela do computador e detectaram melhor erros de ortografia e pontuação).
Porém, quando o teste exigia criatividade e imaginação, aí foi a vez do azul se destacar. Os voluntários criaram brinquedos partindo de formas geométricas e inventaram novos usos para objetos como um tijolo.
"Talvez exista algumpapel desempanhado pela evolução e pela genética, mas isso não ficou evidenciado. O que nosso levantamento indica é que somos guiados por uma associação cultural." Afirma Juliet Zhu, professora de marketing e líder do estudo.
Ou seja, os testes diagnosticaram o fato, mas não foi possível determinar as causas.
Culturalmente, o vermelho estaria associado ao perigo. Como nos carros de bombeiro e as placas de "pare", por exemplo. Isso tornaria as pessoas mais vigilantes e cuidadosas na sua presença. O azul daria a idéia de liberdade, espaços abertos e à segurança. O que encorajaria as pessoas a serem mais exploradoras e aumentaria a criatividade. "Acredito tanto nisso que, quando me vejo obrigada a ter idéias criativas e originais para minhas pesquisas, mudo o fundo de tela do meu computador para azul."
Ela recomenda que as empresas tenham salas separadas que em uma predomine o vermelho, um santuário para concentração, e na outra o azul, um ambiente gerador de idéias criativas, tamanho é o resultado que medidas como estas podem apresentar, segundo Juliet.
Desta forma, mudanças na decoração desta salas poderia adequá-las para serviços de concentração máxima (como uma sala de revisores de publicações), no caso da sala rubra, ou para brainstorming para publicitários, por exemplo, no caso do aposento azul.
Estudos feitos pelo chefe do departamento de Antropologia da Universidade de Durham, Inglaterra, Robert Barton e seu parceiro Russell Hill já haviam detectado que vestir um costume vermelho pode ajudar nos combates corpo a corpo (vide Quer vencer? Use Vermelho), porém, Barton afirma, isso funcionaria até quando o combate não é físico: "estudos posteriores ao nosso mostraram que o vermelho ajuda até enxadristas, pois estimula o comportamento esquivo e diminui a performance cognitiva do adversário".
E nos esportes coletivos? Pois os pesquisadores de Durham fizeram essa mesma pergunta e analisaram os resultados da Euro-04, um torneio entre seleções da Europa.
Nele seis equipe usaram uniformes vermelhos e de outra cor alternadamente (Inglaterra, Dinamarca, Rússia, Letônia, Suíça e República Tcheca).
Os pesquisadores notaram que as seleções ganharam mais quando usaram camisa vermelha.
O caso mais emblemático foi o da Rússia, que disputara três partidas. Em duas usou camisa branca e azul, respectivamente, foi derrotada pela Espanha e Portugal. Já com o uniforme vermelho derrotou a seleção que foi campeã daquele torneio, a Grécia.
"Nós constatamos que uniformes vermelhos aumentam a chance de sucesso a longo prazo na Liga Inglesa de futebol, por exemplo", destacam os pesquisadores.
Em agosto do ano passado, porém, um estudo da Universidade de Münster, Alemanha, conduzido por Norbert Haggemann e equipe, foi publicado com uma conclusão alarmante:
a cor usada por um competidor pode afeta as decisões dos árbitros. E para comprovar a teoria os pesquisadores submeteram 42 profissionais do apito a uma experiência. Colocados em uma sala onde eram mostrados vídeos de lutas de tae kwon do. Neles os lutadores usavam cada um uma cor: vermelho e azul.
Cada árbitro assistia separadamente aos vídeos e dando pontos para os lutadores. Depois os vídeos eram reexibidos em ordem inversa com as cores dos uniformes trocadas digitalmente, isto é, quem usava vermelho passou a usar azul.
Resultado: os árbitros deram 13% a mais de pontuação para os atletas que usavam vermelho.

Contraponto: a camisa vermelha não ajudou o internacional em um dos piores erros de arbitragem do futebol brasileiro. O árbitro, que depois reconheceu o erro, além de não dar o penalty na voadora que o goleiro Fábio Subzero Costa do Corinthians deu em Tinga. Acabou por expulsar o jogador colorado, invertendo a falta e mudando a história do jogo e do campeonato.

"Basicamente, nós argumentamos que os árbitros são os principais responsáveis pela supremacia dos atletas de vermelho", relata Hagemann.

Cor do Pecado
Outro estudo, feito pela Universidade de Rochester, EUA, chefiada pelo psicólogoAndrew Elliot, parece confirmar o que muitos intuitivamente já descofiavam.
O vermelho deixa as mulheres mais atraentes.
No estudo foram exibidas fotos de moças cujo o fundo ou as roupas foram colorizadas em várias matizes.
Enquanto exibia a imagem o pesquisador indagava: "quão bonita você acha essa pessoa?" ou "Quanto você gastaria em uma noite com ela?". Resultado: comparado com as moças de preto, azul, verde amarelo ou cinza, as moças de vermelho, ou contra um fundo vermelho, ficam mais sexualmente desejáveis e teriam um maior desembolso em um encontro romântico.

Lady in red, o eterno hino às damas de vermelho. Os artista já captavam o que a ciência agora comprova.

A questão que fica é se essas reações cromáticas são advindas de nossa evolução ou são aprendidas como uma herança cultural.
Cada pesquisador tem sua teoria e não se tem ainda uma prova definitiva que explique todos os efeitos constatados nas pesquisas.
Mas o resultado das pesquisas acabaram alterando a vida doméstica do pesquisador Elliot: "não, não mudei o jeito com que abordo as mulheres nem a cor dos aventais. Apenas bani o vermelho do guarda-roupa de minha filha de 16 anos", afirma o cromático pai e psicólogo.
Para as moças, se estiverem a fim de cantadas mais qualificadas prefira o azul ao invés do vermelho. Agora, se quantidade é o que importa, força no batom rouge.



Vitórias no festival de ParintinsBoi Garantido (26)Boi Caprichoso (16)
Vitórias em clássicos grenaisInternacional (140)Grêmio (118)



Fonte: Vá de vermelho - Revista Galileu Núm. 213 abril 2009.

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: A fraternidade não é vermelha
A fraternidade não é vermelha
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0GqOvvxOlI7Gqj7Z1mINlL3P-KpamTU9s7wt_Lf6V2oHdqe3ejiwsYXo5L8ZQGvdsRqsc_9eHIULUq3j3pavSJTOyk4jDq7FtvjD68aaPaWBmCcc0sWy7rSnr6b5wNkrWMzyXdORQQBIW/s320/sexyVermelhoAzul.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0GqOvvxOlI7Gqj7Z1mINlL3P-KpamTU9s7wt_Lf6V2oHdqe3ejiwsYXo5L8ZQGvdsRqsc_9eHIULUq3j3pavSJTOyk4jDq7FtvjD68aaPaWBmCcc0sWy7rSnr6b5wNkrWMzyXdORQQBIW/s72-c/sexyVermelhoAzul.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2009/04/fraternidade-nao-e-vermelha.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2009/04/fraternidade-nao-e-vermelha.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo