O bug do milênio e os piores bugs da história

Compartilhar

Muito se falou do " bug do milênio " no final dos anos 1990. Alguns previam cenários até de mísseis nucleares sendo lançados autom...

Muito se falou do "bug do milênio" no final dos anos 1990. Alguns previam cenários até de mísseis nucleares sendo lançados automaticamente, o que desencadearia uma guerra nuclear de proporções apocalípticas.

O bug seria causado pela utilização de apenas dois dígitos para o ano nas variáveis de data o que traria conseqüências imprevisíveis para os softwares de muitas aplicações críticas. No SERPRO, em Brasília, ficamos de prontidão na passagem do ano de 1999 para 2000, após termos consertado e testado aplicativos dentro de um cronograma de preparação para o "bug do ano 2000".
No day-after o mundo continuava lá (o homem e a tecnologia vão acabar conseguindo aniquilar com tudo) e eu fui comprar um pão no Supermercado Super Maia em Valparaíso de Goiás. Foi quando verifiquei que a data de validade deixava uma mensagem clara que o bug do milênio passara por lá: "válido até 2010" (estou guardando um pão duro com bolor verde até hoje para processar o supermercado e mostrar que alguém perdeu dinheiro com o bug do milênio. Brincadeirinha!)
Para mim esse bug foi o maior em termos de abrangência, embora tenha havido poucos problemas noticiados o que, alguns defendem, foi devido a uma supervalorização do problema, (muitos dizem que este não foi um bug, e sim uma feature dos sistemas pré-século XXI) o que deu uma valorizada nos programadores de COBOL à época.
O primeiro bug, com essa alcunha, foi registrado em 1945 quando a cientista Grace Brewster descobriu que uma falha no computador Mark II fora causado por uma mariposa.
O inseto foi removido e fechado no livro de registros de ocorrências do projeto com o dizeres: "Primeiro caso real de bug encontrado". Passados mais de 60 anos e os erros de computadores não dão sinais de esmorecerem.

A seguir uma lista cronológica de erros compilados pela revista eletrônica Wired, traduzido pelo site MDig:

28 de Julho de 1962
Falha na sonda Mariner 1
Mariner 1
Um bug no software de vôo da sonda Mariner 1 provocou que, segundos após o lançamento da nave, esta se desviasse de seu curso pré-establecido. Os responsáveis da missão foram obrigados a destruir o foguete quando se encontrava sobrevoando o Atlântico.
A investigação do acidente determinou que o problema estava numa fórmula escrita a lápis que depois foi "inadequadamente" digitada no computador de cálculo, o que fez que o foguete calculasse mal a trajetória que devia seguir.

1982
Explosão em um gasoduto soviético

A maior explosão já registrada na Terra, de causas não nucleares, teve sua origem numa falha de programação. Supostamente, agentes da CIA infiltraram um bug num sistema de informática Canadense adquirido pelos soviéticos para controlar o gaseoduto Transiberiano. Seguiam ordens de Ronald Reagan, que tinha mandado seus agentes sabotar toda a tecnologia russa, colocando artefatos que permitissem manipular a distância todo tipo de máquinas e tecnologia. Assim, em 1982 a CIA decidiu sabotar este gasoduto, mas ao ativar o bug as coisas saíram muito diferente do esperado provocando a gigantesca explosão.

1985-1987
Acelerador médico Therac-25
<br />Acelerador médico Therac-25
O Therac-25 era um acelerador linear empregado nos hospitais na década de 80 para tratar tumores. A máquina emitia radiação de alta energia sobre células cancerosas sem causar dano ao tecido circundante. Os funcionários, com o tempo e a prática, conseguiam grande velocidade digitando a sequência de comandos para iniciar um tratamento. Mas devido a uma falha de programação, durante um processo onde efetuavam estas correções, a máquina emitia 100 vezes mais energia do que a requerida. Em consequência deste bug morreram ao menos cinco pacientes e várias dezenas sofreram os efeitos de ficarem expostos a uma elevada radiação, inclusive os próprios funcionários.

1988
O Worm de Morris
Robert Morris e Worms
O primeiro vírus da Internet nasceu na tarde de 2 de novembro de 1988, quando um estudante norte-americado, Tappan Morris, liberou um programa criado por ele mesmo que infectou entre 2.000 e 6.000 computadores só no primeiro dia, antes se ser rastreado e eliminado. Para que seu vírus tivesse efeito, Morris descobriu dois erros no sistema operacional UNIX, que lhe permitiram ter acesso não autorizado a milhares de computadores.

1988-1996
Gerador de números aleatórios de Kerberos
Dados ordenados
Os autores do sistema de geração de números aleatórios Kerberos que são utilizados para fazer comunicações seguras através da Rede falharam à hora de conseguir que seu programa realmente escolhesse os números aleatoriamente. Devido a essa falha, durante oito anos foi possível entrar em qualquer computador que utilizasse o sistema Kerberos para autentificação, ainda que realmente se desconhece se o bug chegou a ser aproveitado por alguém.

15 de Janeiro de 1990
Queda da rede de AT&T

Um bug no software que controlava os comutadores dos telefonemas de longa distância da gigante da telefonia ATT fazia que derrubasse a chamada no comutador vizinho quando recebiam uma determinada mensagem. Por essa falha, o comutador da cidade de Nova York derrubou outras centenas de comutadores causando um caos na telefonia daquele país.

1993
Divisão de números com ponto flutuante no Pentium
Bug d Pentium
Um problema com os microprocesadores provocou uma falha na divisão de números com ponto flutuante. Por exemplo, ao dividir 4195835,0 por 3145727,0 o resultado apresentado pelo microprocesador era 1,33374 ao invés de 1,33382, um erro de 0.006%. Ainda que a falha afetava a poucos usuários, resultou todo um problema para a Intel, que viu-se obrigada a trocar entre três e cinco milhões de chips, numa operação que lhe custou mais de meio bilhão de dólares.

1995/1996
O Ping da Morte
Ping da morte
Devido a um problema que afetava o código que maneja o protocolo IP, era possível "capturar" um computador com Windows lhe enviando um ping corrupto. O problema afetava vários sistemas operacionais mas o pior caso era, lógico, com o Windows, que travava e mostrava a famosa "tela azul".

4 de Junho de 1996
Desintegração do Ariane 5
Desintegração do Ariane V
Os cientistas que desenvolveram o foguete Ariane 5, vôo 501, reutilizaram parte do código de seu predecessor, o Ariane 4, mas os motores do novo foguete incorporavam também, sem que ninguém desse conta, um bug numa rotina aritmética no computador de vôo que falhou segundos após a decolagem do foguete; em decorrência, meio segundo depois o computador principal da missão também apresentou problemas. O Ariane 5 desintegrou-se 40 segundos após o lançamento.

Novembro 2000
Sobredosagem radiológica no Instituto Nacional do Cancro da Cidade do Panamá

Numa série de acidentes, falhas e verdadeiras trapalhadas em seqüência, os engenheiros da empresa Multidata Systems International calcularam erroneamente a dose de radiação que um paciente deveria receber durante a terapia de radiologia. A falha estava no software de controle da máquina de raios, que provocou que ao menos oito pacientes morressem pelas altas doses recebidas e outros 20 recebessem sobredosagens que poderiam causar graves danos a sua saúde.

Comentários

BLOGGER: 2
  1. Muito bom relembrar destes momentos, eu lembro do bug do milênio que seria causado por causa dos números binários 0 e 1, e também lembro do Gerador de números aleatórios de Kerberos.... Ótimo Post, Valeu

    ResponderExcluir
  2. Não posso me lembrar de nenhum desses bugs, pois ainda era um feto quando alguns aconteciam, e um bebê quando outros aconteciam. Só tenho a dizer que a falha de software está prevista perante qualquer mente humana, até porque os softwares são criados primeiramente por estes, que estão expostos a todo tipo de erro.

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,618,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: O bug do milênio e os piores bugs da história
O bug do milênio e os piores bugs da história
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjGlaY28SEApNefL9UN1DnBFVzqQRs9gwnuFU5WoYtTuy1NLxLYi73-z1_-XtMd0I9bbzQD5pwJGoN507BczMAUN8AU4TqYVUumXOYYCfzVN1JAcDxz03bwn29sgKAm9ix5EmL97BymVLs/s320/y2kbug.GIF
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjGlaY28SEApNefL9UN1DnBFVzqQRs9gwnuFU5WoYtTuy1NLxLYi73-z1_-XtMd0I9bbzQD5pwJGoN507BczMAUN8AU4TqYVUumXOYYCfzVN1JAcDxz03bwn29sgKAm9ix5EmL97BymVLs/s72-c/y2kbug.GIF
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2008/11/o-bug-do-milnio-e-os-piores-bugs-da.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2008/11/o-bug-do-milnio-e-os-piores-bugs-da.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo