Aprovada licença-maternidade de 6 meses

Compartilhar

Projeto vai a sanção e deixa para empresa definir se amplia ou não benefício; a partir de 2010 haverá incentivo fiscal. O projeto de lei que...

[ ]
Projeto vai a sanção e deixa para empresa definir se amplia ou não benefício; a partir de 2010 haverá incentivo fiscal.

O projeto de lei que amplia a licença-maternidade dos atuais quatro para seis meses foi aprovado pela Câmara dos Deputados ontem à noite (13/08/2008). Esse novo prazo, no entanto, não é obrigatório. Caberá às empresas decidirem se concedem ou não os 180 dias de benefício para suas funcionárias.

Na prática, as trabalhadoras da iniciativa privada só devem começar a ser beneficiadas pela lei a partir de 2010, quando as empresas passarão a contar com incentivos fiscais para conceder a extensão da licença-maternidade. Pelo projeto, as empresas que resolverem aderir ganharão incentivos fiscais e um certificado de "Empresa Amiga da Criança". O projeto depende apenas da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar em vigor.

Os incentivos só serão concedidos a partir de 2010 porque o governo alega que a redução na arrecadação terá de ser adaptada na Lei Orçamentária, o que só poderá ocorrer no ano que vem. A Lei do Orçamento-Geral da União para 2009 já está pronta e será enviada ao Congresso até o dia 30 deste mês. Para o serviço público, o novo prazo de licença-maternidade poderá ser aplicado imediatamente após a sanção da nova lei.

DEDUÇÃO

O projeto aprovado ontem prevê que os quatro primeiros meses de licença-maternidade continuarão sendo pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os salários dos dois meses a mais serão pagos pelo empregador, que receberá incentivos fiscais. Sobre o valor bruto do salário não vão incidir o imposto patronal de 20% nem os 11% do INSS.

Além disso, o valor pago integralmente pelo empregador nestes dois meses será deduzido do Imposto de Renda (IR) da empresa. A concessão de dois meses a mais de licença-maternidade é opcional, mas, quando a empresa aderir, o benefício valerá para todas as funcionárias.

De autoria da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), o projeto foi aprovado em votação simbólica ontem na Câmara - apenas o deputado Jair Bolsonaro (PTB-RJ) votou contra a proposta. Segundo a senadora, cerca de cem municípios, entre eles o Rio, e 11 governos de Estado já adotam a licença-maternidade de seis meses. Há ainda outros países com legislação que beneficia as mulheres (vide abaixo).

A nova lei beneficia também as mães adotivas, que poderão passar a ter 180 dias de licença-maternidade. O texto irá corrigir o descompasso entre a atual legislação brasileira, que estabelece uma licença de quatro meses, e a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que as mães devem amamentar seus filhos por, no mínimo, seis meses.

A LEGISLAÇÃO PELO MUNDO

Brasil - como é hoje: 4 meses remunerados integralmente pelo governo

Brasil - como ficará: 6 meses, sendo 4 meses obrigatórios e remunerados pelo governo e 2 meses opcionais e remunerados pela empresa. A partir de 2010, as empresas poderão ter incentivos fiscais

Argentina: licença de 3 meses remunerada pelo governo e 3 meses opcionais sem remuneração

Austrália: licença de 52 semanas não remuneradas

Cuba: 18 semanas de licença pagas pelo governo

China: licença de 3 meses não remunerada

Espanha: licença de 16 semanas paga pelo governo

Itália: cinco meses de licença. O governo paga 80% do salário

Japão: licença de até 14 semanas. Dependendo da empresa, 60% da remuneração é coberta por seguradoras ou governo

Portugal: 4 meses de licença remunerada pelo governo

Uruguai: licença de 12 semanas paga pelo governo

Estados Unidos: licença de até 12 semanas paga pelo governo

França: 3 meses de licença em caso de parto normal e 4 meses em caso de cesariana. Os custos são pagos pelo governo

Índia: para o setor privado, não há previsão legal específica e a licença varia de acordo com a empresa. Funcionários públicos têm direito a 4 meses e meio

Atualização (10/09/2008 por Editor Brasil Acadêmico)
"Após publicação da sanção presidencial no "Diário Oficial da União", o governo precisa estimar a renúncia fiscal com o programa e incluir no projeto da lei orçamentária que for enviado ao Congresso após 60 dias da publicação da lei. Só produzirá efeitos legais a partir do primeiro dia do ano em que for implementada a lei orçamentária que inclui os dados da renúncia com a ampliação da licença-maternidade. Isso só será possível em 2010." - G11

A lei que foi sancionada diz que quem tem direito são as empregadas de empresas privadas (empresas que aderirem ao novo programa), mesmo mães adotivas, e funcionárias públicas federais. A mãe deve requerer a ampliação até o final do primeiro mês após o parto. Os dois meses adicionais serão concedidos imediatamente após o prazo constitucional de 120 dias.
As micro e pequenas empresas não terão os incentivos fiscais que as outras empresas terão. Na prática, dificilmente elas irão aderir ao programa.

Atualização (26/01/2010 por Editor Brasil Acadêmico)
Os empresários brasileiros do setor privado podem aderir, desde o dia 25/01/2010, a ao Programa Empresa Cidadã, que permite o aumento do período de licença-maternidade das trabalhadoras de quatro para cinco ou seis meses.

A adesão é livre, mas limitada às companhias que declaram imposto de renda pelo regime de lucro real. Nesse universo estão as 150 mil maiores do país. Segundo João Paulo Martins, coordenador de Cobrança da Receita Federal, elas empregam entre 40% e 50% dos trabalhadores.

Os quatro primeiros meses são pagos pela empresa e compensados por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro social). Os dois meses (ou um) de acréscimo não têm tal compensação, mas poderão ser abatidos do Imposto de Renda no final do ano.

João Paulo Martins, coordenador de Cobrança da Receita Federal.

Detalhe importante

A empresa que aderir ao programa não é obrigada a ampliar a licença a todas as trabalhadoras. Isso pode ser negociado caso a caso. “Trata-se de uma escolha da empresa na relação com os empregados”, destaca Marcelo Lins de Albuquerque, coordenador-geral de Arrecadação, com o intuito de reforçar que a adesão é livre. A trabalhadora que desejar ampliar o prazo da licença-maternidade tem até 30 dias, contados a partir da data de nascimento da criança, para fazer o pedido à companhia.

A ampliação do prazo da licença-maternidade recebeu reforço em 2006, quando a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou uma campanha. Uma das finalidades era assegurar o aleitamento exclusivo até o sexto mês, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, havia o objetivo de fortalecer os vínculos entre mãe e filho, algo que previne alguns problemas de saúde e pode reduzir comportamentos agressivos. Estudos mostram que bebês de até um ano — mas os de até 6 meses, especialmente — não querem só comida, mas também estímulos e colo de mãe.


Leia mais
1Tire suas dúvidas sobre a ampliação da licença-maternidade na iniciativa privada
Licença-maternidade maior entra em vigor - Correio Braziliense

Comentários

BLOGGER: 48
  1. Tá virando quase mais um item do Bolsa Família... esse aí seria o Bolsa Filho... heheheh

    Brincadeiras à parte, acho muito válida a iniciativa..... difícil saber se concordaria caso fosse um empresário. Esses benefícios acabam por impor barreiras na contratação de mulheres.

    ResponderExcluir
  2. para quem nao e contribuinte do inss tem direito a receber tambem a bolsa maternidade

    ResponderExcluir
  3. A lei que foi sancionada diz que quem tem direito são as empregadas de empresas privadas (empresas que aderirem ao novo programa), mesmo mães adotivas, e funcionárias públicas federais. A mãe deve requerer a ampliação até o final do primeiro mês após o parto. Os dois meses adicionais serão concedidos imediatamente após o prazo constitucional de 120 dias.
    As micro e pequenas empresas não terão os incentivos fiscais que as outras empresas terão. Na prática, dificilmente elas irão aderir ao programa.

    Fonte:
    http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL730734-9356,00-TIRE+SUAS+DUVIDAS+SOBRE+A+AMPLIACAO+DA+LICENCAMATERNIDADE+NA+INICIATIVA+PRI.html

    ResponderExcluir
  4. sou funcionária pública municipal,gravida de sete meses. então não serei beneficiada por esta lei desde já?

    ResponderExcluir
  5. Por enquanto só servidores público federais. Provavelmente, vai depender de uma lei municipal para que você tenha direito.

    ResponderExcluir
  6. Olá td bem estou de 35 semanas e não estou trabalhando por empresa pois fiz acordo mais fui informada q por estar em período de graça de ter trabalhado registrada na Bauducco,até março deste ano,posso entrar com pedido de sálario maternidade pelo inss.Agora quero saber se tenha direito a seis ou vai ser quatro meses mesmo sem mais .Agradeço a ajuda meu email é ina.naka@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, além da sua empresa ter que optar pelo programa. Só começará a vigorar em 2010.

    ResponderExcluir
  8. SOU CONTRIBUINTE AUTONOMA DO INSS, ESTOU GRAVIDA DE 6 MESES. EU VOU TER LICENÇA DE 6 MESES.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que somente em Março para o funcionalismo público federal e em 2010 para as demais, se a empresa participar do programa Empresa Cidadã.
    Portanto, acho que você não terá direito, infelizmente; porque acho um período muito importante tanto para a mãe, quanto para o bebê.

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou funcionária municipal e já estou no fim da minha licença-maternidade. Posso pedir a ampliação?

    ResponderExcluir
  11. oi, sou funcionária pública municipal e dei entrada na licença-maternidade a partir de 20 de agosto. Tenho direito aos seis meses? Como devo proceder para ser beneficiada?

    ResponderExcluir
  12. oi sou fucionaria píblica e to no setemo mes de gestação, e to com varios problemas, cólica renal, placenta marginal, muita dor, posso pegar minha licença maternidade agora??

    ResponderExcluir
  13. Olá! Minha irmã está grávida e terá o bebê em novembro. Ela é funcionária pública municipal e passou, novamente, no concurso. Quando ela for tomar posse dessa nova matrícula, o bebê dela já terá nascido.Pergunto: ela terá direito de tirar a licença maternidade nessa nova vaga e ser remunerada?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  14. Sou funcionaria publica federal. Tive o bebê dia 19 de agosto de 2008. Tenho direito aos 6 meses de licença?

    ResponderExcluir
  15. Ganhei bebê dia 19/08/2008. Sou funcionaria publica federal (forças armadas). Tenho direito a licença de 120 dias?

    ResponderExcluir
  16. Tenho duas amigas que ganharam bebês no mês passado e que são do Poder Executivo. Todas duas entraram com pedido de extensão da licença-maternidade no período correto, que é durante o 1º mês de nascimento do bebê. Entretanto, o pedido foi negado. A ampliação já está sendo liberada para as mães que trabalham para os Poderes Judiciário e Legislativo, mas não ainda para o Executivo.

    Acredito que todas tenham direito aos 120 dias, pois está na C.F. 88.

    ResponderExcluir
  17. Uma notícia quente. As funcionárias do MPU que ficaram apenas quatro meses de licença, e que têm filho pequeno, estão entrando com processo administrativo e estão ganhando o direito de ficar mais dois meses de licença. Extra-oficial.

    ResponderExcluir
  18. Sou professora universitaria e tive uma bebezinha em 10 de junho de 2008, tenho o direito de liceça a maternidade de de 6 meses???

    ResponderExcluir
  19. Sou funcionaria de uma pequena empresa, estou gravida de 5 meses, gostaria de saber se tenho direito a licenca de 6 meses?

    15 de janeiro de 2009 00:12

    ResponderExcluir
  20. estou gravida mais não trabalho tenho cinco filhos seis com este que estar a chegar o que faço para receber o bolsa maternidade?

    ResponderExcluir
  21. Estou gravida de 7 meses e trabalho em uma empresa privada (loja de roupas em um shopping de uma grande empresa), e quero saber se tenho direito a licença ampliada de 6 meses e como faço para conseguir.

    ResponderExcluir
  22. Estou gravida de 6 meses quero saber se tenho direito aos 180 dias de licença pois trabalho numa empresa privada (farmacia).Qual o beneficio e maleficio para o empregador

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente ainda continuam criando leis que beneficiam somente algumas pessoas. Na minha opinião será uma minoria de mães beneficiadas, pois fica a cargo da empresa decidir... Como no meu caso, trabalho em uma grande empresa privada, que não aderiu aos 6 meses.
    Afinal de contas, os politicos fazem as leis para beneficios deles mesmos.
    A lei JUSTA é a que benefia a todos. Sendo assim ela deveria ser "obrigatoria" e o 60 dias o Governo beneficiar com incentivo fiscal.

    ResponderExcluir
  24. trabalho ha 1 ano em uma empresa estou gravida de 4 meses irei ganhar bebe em abril de 2010 queria saber se terei direito à licença de 6 meses?

    ResponderExcluir
  25. Isso vai depender da empresa onde você trabalha, pergunte no Depto. Pessoal. Órgãos públicos já concedem 6 meses, sei que as professoras aqui no DF ainda não têm direito.

    ResponderExcluir
  26. quem contribui como autônoma tem direito a licença de seis meses?

    ResponderExcluir
  27. gostaria de saber se já é lei para a empresa privada a licença de 6 meses para gestante?
    vou ganhar bebe em janeiro e gostaria de saber se tenho direito ou se a empresa é quem deside?

    ResponderExcluir
  28. hj estou com 27 semanas vou ter o meu bb em março de 2010 sou autonoma vou ter direito a 120 dias ou 180 dias?

    ResponderExcluir
  29. trabalho numa indústria farmacêutica estou de 20 semanas de gestaçâo,vou ter o meu bebê em maio de 2010, vou ter o direito de 180 dias de licença maternidade.

    ResponderExcluir
  30. Olá, sou funcionária de empresa privada, ramo Imobiliário, já estou no fim da minha licença-maternidade. Posso pedir a ampliação?

    ResponderExcluir
  31. Amigos, dêem uma olhada na última atualização da notícia. No final do artigo acima. Felicidades com seus pimpolhos.

    ResponderExcluir
  32. ola,peguei a licença maternidade dia 28/12/2009.gostaria de saber se tenho direito a licença maternidade de 6 meses.

    ResponderExcluir
  33. Eu acho que deveria ser obrigatorio os 06 meses de licença maternidade!!!!!

    ResponderExcluir
  34. LEI!!!QUE LEI????
    Não vejo onde isso ajuda pois o que sei é que a maioria das empresas não estão aderindo.então de nada adianta criar uma expectativa em nós mamães, e no fim não conseguirmos os tais 6 meses.ou se tira essa lei ou que ela passe a ser obrigatória!!!! coisas de políticos!!!

    ResponderExcluir
  35. Realmente, acho q nos mamae, deveriamos ter direito aos 6 meses...

    ResponderExcluir
  36. OLÁ!

    ESTOU COM 32 SEMANAS DE GESTAÇÃO, MEU BB É PARA FINAL DO MÊS QUE VEM GOSTARIA DE SABER SE VOU TER DIREITO A 4 OU A 6 MESES DE LICENÇA MATERNIDADE POIS CONTRIBUO COMO AUTÔNOMAS PARA O INSS?
    E ESTOU EM DÚVIDA SOBRE O QUE POSSO ESPERAR.

    ResponderExcluir
  37. Infelizmente para quem contribui como autônoma não terá direito aos 6 meses de licença maternidade, será somente os 4 meses mesmo.

    A Lei não é para quem faz, é sempre assim mesmo.

    Qualquer dúvida é só ligar 135 (previdencia social).

    T+

    ResponderExcluir
  38. Infelizmente quem é contribuinte autônomo só tem direito aos 4 meses de licença maternidade.

    Qualquer dúvida ligue 135 a ligação é gratuita para a previdência social.

    ResponderExcluir
  39. oi estou garvida de 8 meses trabalho em drogaria tenho direito a 6 meses de lincença maternidade

    ResponderExcluir
  40. Olá, sou funcionária pública municipal e gostaria de saber se tenho direito a licença maternidade de 180 dias. Devo ganhar o bebe em março deste ano. Tenho que fazer o pedido. Como devo proceder.

    ResponderExcluir
  41. ESTOU GRAVIDA DE 6 MESE , E SOU OUTONOMA , SERÁ QUE EU VOU TER 6 MESE DE SALÁRIO MATERNIDADE?

    ResponderExcluir
  42. Gostaria de saber se o funcionário público tem direito aos seis meses, se é obrigado o gestor dá os seis meses?

    ResponderExcluir
  43. olá sou funcionária pública municipal, vou pegar licença maternidade de 6 meses, meu salário é de 545,00 que contribuo, mais estou na função de coordenadora de apoio escolar, e me informaram que não irei receber a gratificação pela função no valor de 180,00 pq nao contribuo com os 180,00 no desconto de folha, isso é certo? sendo que não fui exonerada da função mesmo de licença continuo sendo coordenadora de apoio.

    ResponderExcluir
  44. olá sou funcionária pública municipal, vou pegar licença maternidade de 6 meses, meu salário é de 545,00 que contribuo, mais estou na função de coordenadora de apoio escolar, e me informaram que não irei receber a gratificação pela função no valor de 180,00 pq nao contribuo com os 180,00 no desconto de folha, isso é certo? sendo que não fui exonerada da função mesmo de licença continuo sendo coordenadora de apoio.

    ResponderExcluir
  45. Ola,sou funcionaria estatutaria da prefeitura de Itaborai,minha filha nasceu no meio das minhas ferias.Gostaria de saber se perco os 15 dias restantes e se tenho direito a licenca de 6 meses.Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Com certeza essas licenças não são cumulativas.

    ResponderExcluir
  47. oi
    estou gravida de 5 meses estou passando
    mt mal gostaria de saber como q faço para entrar de beneficio , pois a empresa onde trabalho disse q não podera aceitar os meus atestados o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Aprovada licença-maternidade de 6 meses
Aprovada licença-maternidade de 6 meses
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXiv-q51dMtGTa40TojUFZYeImB9NF7cUBBYOX9jTHuvsKopj7tRmQFJH2BVwic2nRjfVWPFPNkUoFan4pX29gc_ytZq25DHSbXtCbEO-r3JAppsn6gcxn8LoD3Uyvf7zZYh5rH64Pny4/s400/double-pregnancy.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXiv-q51dMtGTa40TojUFZYeImB9NF7cUBBYOX9jTHuvsKopj7tRmQFJH2BVwic2nRjfVWPFPNkUoFan4pX29gc_ytZq25DHSbXtCbEO-r3JAppsn6gcxn8LoD3Uyvf7zZYh5rH64Pny4/s72-c/double-pregnancy.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2008/08/aprovada-licena-maternidade-de-6-meses.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2008/08/aprovada-licena-maternidade-de-6-meses.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo