Afinal, o que é um influencer?

Compartilhar

Os influencers, digital influencers ou ainda influenciadores digitais estão se alastrando pelo país, conforme pesquisa aponta. Mas afinal, o...

Os influencers, digital influencers ou ainda influenciadores digitais estão se alastrando pelo país, conforme pesquisa aponta. Mas afinal, o que é um digital influencer e quem são esses influenciadores?

Se antes alguém cujas ideias eram ouvidas e acatadas por multidões precisava ser um notável em algum campo do conhecimento ou das artes, hoje a sociedade mudou.  Graças à tecnologia que democratizou o acesso a meios de comunicação de massa, na forma de sites que hospedam vídeos e redes sociais, uma classe de indivíduos ruidosos e comunicativos, mas por vezes descuidados com a acuidade da informação passada, agora fazem a cabeça dos internautas e, em especial, dos brasileiros.
O Brasil tem 500 mil influenciadores digitais com mais de 10.000 seguidores, praticamente o mesmo número de médicos (502.000).
Fonte: Nielsen (via revista Veja)
Esses são os influencers. Pessoas que, em regra, possuem uma considerável audiência em um ou mais canais da internet e que possui o poder de influenciar decisões e comportamentos dos seus seguidores atraindo uma audiência fiel e engajada em suas redes sociais.
O Brasil é o país que mais segue influenciadores (44,3% dos usuários da internet) só perdendo para as FIlipinas (51,4%).
Fonte: Agências Hootsuite e We Are Social  (via revista Veja)
E esses influenciadores vêm adquirindo uma enorme importância na sociedade atual, amplamente conectada, pois no ciberespaço, o indivíduo escolhe o que vai consumir, buscando conteúdos e
interagindo, não sendo mais o sujeito passivo que recebia as informações impostas pelas vias
tradicionais de comunicação.(1)

O termo “influenciador” é geralmente conexo a um indivíduo que tem algum poder de persuasão em seus canais digitais, isto é, que possui mais “moeda social” do que a média. Essa pessoa pode ter muitos seguidores ou pode ter um alto nível de engajamento. De qualquer forma, quando ele se pronuncia, seu público ouve, segue a recomendação e...  compra. O que é como ouro para as marcas.(2)

“Digital Influencer”, ou simplesmente “influencer” passou a significar qualquer pessoa que tenha um blog, um vlog ou um perfil no Instagram.

Algumas pesquisa dividem os influencer em categorias e levam em conta 3 fatores, fatores esses que devem ser levados em conta na hora de serem contratados pelas marcas, são eles:
  • alcance: tamanho da audiência;
  • ressonância: repercussão e capacidade de engajamento junto a audiência;
  • relevância: fit (identificação) com o assunto ou valores da marca.
Mas os influenciadores não são apenas anunciantes de produtos, e nem devem ser confundidos, como muitos veículos de imprensa fazem, com celebridades tradicionais. Esses são apenas um entre os vários tipos de influenciadores. Veja a diferença:

Uma celebridade pode ser uma cantora ou um artista de novela que, sendo contratado por uma agência para fazer uma propaganda pode simular que usa determinado produto sem realmente usar. Os “influencers” por outro lado frequentemente produzem seu conteúdo. E se mentir sobre um produto recomendado isso pode repercutir mal entre seus seguidores que, com frequencia, reagem e interagem sobre essas recomendações. 

Não é incomum influenciadores recusarem grandes somas de dinheiro ao não se identificarem com determinado produto. Além disso, há influenciadores que não estão necessariamente ligados a vendas, mas seu alcance e ressonância são capazes de impedir contratações de jogadores, mudar o rumo de uma eleição nacional, lançar uma tendência comportamental, salvar vidas em uma epidemia, etc.

Os dez tipos de influenciadores

Entre as várias classificações, podemos agrupar os influencers em duas categorias: Criadores de conteúdo (creators)  e os life casters.

Podemos ainda classificar os influenciadores em dez tipos sendo que cada tipo se enquadra em uma destas duas categorias: Criador de conteúdo ou life caster

Criadores de Conteúdo 

Os criadores de conteúdo são pessoas que criam, do nada, blogs, vlogs e fotos do Instagram. Dentre eles temos os tipos:
    ❶ Blogueiro
    Tem um blog que ele atualiza regularmente e promove seus posts de blog no Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram.
    Ex.: Virgínia Fonseca e Reinaldo Azevedo.

    ❷ Vlogger
    Tem um canal do YouTube (ou similar), onde posta vídeos. Pode postar vlogs, (video)podcast, webdocs ou tutoriais, que são promovidos em seus canais sociais.
    Ex.: Felipe Neto e Flow.

    ❸ Expert
    Um especialista em uma determinada área, como fitness, finanças ou design de interiores. Também pode ser um blogueiro ou vlogger, mas tem as credenciais e as qualificações necessárias para respaldar o que diz. Os experts podem se enquadrar na categoria dos life casters, mas, como costumam se focar tanto no lado estético de seu conteúdo e geralmente têm fotos de alta qualidade, vamos deixá-los nessa categoria.
    Ex.: Sergio Sacani e Drauzio Varela.

    ❹ Animais, bebês, objetos e memes
    Como o nome já diz, focam nesse tipo de conteúdo. Essas contas podem atrair uma multidão de seguidores e criar um conteúdo interessante sem o influencer sequer saber acessar a Internet, usar um smartphone ou até digitar.
    Ex.: @honesttoddler e @beigecardigan.

Life Casters

Os life casters são pessoas que só estão curtindo a vida e você os segue porque gosta de ver o feed deles.
    ❺ Talento especial
    Um chef de cozinha, dançarino, comediante ou qualquer pessoa dedicada a aprimorar uma habilidade. Ele compartilha o que faz e você o segue porque ele está na crista da onda e você também quer entrar nessa onda.
    @ingridsilva e @oafonsopadilha.

    ❻ Empreendedor
    Ele abriu um negócio ou presta um serviço e dá a seus seguidores acesso aos bastidores. Você torce para ele se dar bem e o segue para se atualizar dos lançamentos de produtos e reuniões de negócios que ele compartilha em seus canais.
    Ex.: @alexavontobel

    ❼ Vida perfeita
    É tão lindo e maravilhoso que você o segue só para ter uma dose diária de colírio para os olhos. Ele ou ela pode exemplificar qualquer aspiração, como cabelos, corpo, grupo de amigos e relacionamentos amorosos perfeitos.
    Ex.: @marthahunt

    ❽ Celebridade
    Um músico, ator, atleta ou uma combinação disso ou de outras coisas, ele é mundialmente famoso e você o segue porque o adora.
    Ex.: @serenawilliams

    ❾ Notável
    Normalmente é um empresário, político ou ativista e você o segue para ver de camarote os eventos de sua vida revolucionária.
    Ex.:  @michelleobama.

    ❿ Pessoas reais
    Pessoas que não se encaixam em qualquer outra categoria desta lista, mas só postam porque é o que os seres humanos fazem hoje em dia.
    Ex.: @seuamigo, @suamãe.
Levando-se em conta apenas influencers com mais de 1.000 seguidores temos 13 milhões de influenciadores digitais no Brasil. Cerca de 6% da população. Só no Instagram são 10,5 milhões com esse número de followers. Mais do que em qualquer outro país.

Fontes consultadas:

1 - O poder dos influenciadores digitais sobre a sociedade do consumo por meio do instagram
https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2019/resumos/R67-1137-1.pdf
2 - Influencer. ISBN 978-65-87191-46-1
3 - Revista Veja (on-line). Atualizada em abril de 2022 e acessada em 5/set/2022.



Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,272,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,166,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,619,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,13,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Afinal, o que é um influencer?
Afinal, o que é um influencer?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisVGSCC4--9B5LcUOqx6ji1HluD9hTU0BSEh5qJ7DCGrrf-uB5tJMnoI-JRwT1_Mco88hd_LJQO-OodhCpKCniwwonRtVAAKERZkYIpOi1P5jGarxtVhNN2YAtvGNR_dwU02ZH0VcXEn034131ckL60NiwAekyTDU6pAUH97pnqVeLIcBqmzhEcw1m/w400-h266/influencers.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisVGSCC4--9B5LcUOqx6ji1HluD9hTU0BSEh5qJ7DCGrrf-uB5tJMnoI-JRwT1_Mco88hd_LJQO-OodhCpKCniwwonRtVAAKERZkYIpOi1P5jGarxtVhNN2YAtvGNR_dwU02ZH0VcXEn034131ckL60NiwAekyTDU6pAUH97pnqVeLIcBqmzhEcw1m/s72-w400-c-h266/influencers.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2022/09/afinal-o-que-e-um-influencer.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2022/09/afinal-o-que-e-um-influencer.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo