A Eyecam é um protótipo que explora o futuro potencial dos dispositivos de detecção. No formato de olho humano. Ele pode ver , piscar , olha...
A Eyecam é um protótipo que explora o futuro potencial dos dispositivos de detecção. No formato de olho humano. Ele pode ver , piscar , olhar em volta e observar você. Conheça a webcam antropomórfica.
Sim! Essa webcam pode até te dar “um nervoso”. Mas pelo menos você não estará sendo enganado como o Snowden antes da iluminação. Para ele um notebook com uma webcam inocente era apenas mais um objeto da mobília da casa. Mas talvez se essa webcam tivesse um formato mais reconhecível, como um olho humano igual a de um espião da NSA, provavelmente a ficha teria caído bem mais cedo (não sabe do que estou falando? Recomendo o filme Snowden, do diretor Oliver Stone).
Fonte: Eyecam
Visto no Brasil Acadêmico
Assim, esse projeto de Marc Teyssier – que gerou um artigo que recebeu contribuições de Marion Koelle, Paul Strohmeier , Bruno Fruchard e Jürgen Steimle – é o resultado de uma pesquisa conduzida durante sua estadia no Laboratório de Interação Humano-Computador da Saarland University, Alemanha. Mas o que consiste a Eyecam?
Eyecam é uma webcam em forma de olho humano.
Ela pode ver , piscar , olhar em volta e observar você. Segundo Teysser, nossos olhos humanos são cruciais para a comunicação. Através do olhar podemos perceber felicidade, raiva, tédio ou cansaço. Os olhos se movem quando alguém está curioso e o leva direto para manter o foco. Estamos familiarizados com essas dicas de interação que influenciam nosso comportamento social. Todavia, embora as webcams tenham o mesmo propósito do olho humano – ver –, elas não são expressivas, não transmitem afeto como os olhos humanos. E esse experimento procura trazer de volta os aspectos afetivos do olho na câmera.
Assim, o objetivo deste projeto é especular sobre o passado, o presente e o futuro da tecnologia. Uma vez que estamos envoltos por dispositivos sensores. Da câmera de vigilância nos observando na rua, passando pelos alto-falantes de assistentes como o Google ou Alexa nos ouvem ou a webcam em nosso celular, olhando constantemente para nós.
Eles estão se tornando invisíveis, se misturando à nossa vida diária, até um ponto em que não temos consciência de sua presença e paramos de questionar como eles se parecem, sentem e agem.
Quais são as implicações de sua presença em nosso comportamento? Esta webcam antropomórfica destaca os riscos potenciais de ocultar as funções dos dispositivos e desafia o design dos dispositivos convencionais.
Modelado com base na fisiologia humana, a Eyecam é composto de três partes principais:
- a camada da pele,
- o sistema músculo-esquelético (robótico) e
- o globo ocular.
A Eyecam compreende um globo ocular que age como uma pupila que vê, pálpebras e sobrancelha robóticas articuladas. Seu movimento coordenado replica realisticamente o movimento humano. O dispositivo é composto por seis servo-motores posicionados de forma ideal para reproduzir os diferentes músculos oculares. Os motores replicam o movimento lateral e vertical do globo ocular, o movimento de fechamento das pálpebras e o movimento da sobrancelha. O controle desses motores é feito com um Arduino Nano. Uma pequena câmera é posicionada dentro da pupila, detectando uma imagem de alta resolução (720p60). Esta câmera está conectada a um Raspberry Pi Zero e é detectada pelo computador como uma webcam plug-and-play convencional.
Eyecam não foi projetada apenas para se parecer com um olho, mas também para agir como um olho.
Para tornar os movimentos críveis e naturais, o dispositivo reproduz o comportamento fisiológico inconsciente e o comportamento consciente. Como um humano, Eyecam está sempre piscando e as pálpebras se adaptam dinamicamente aos movimentos do globo ocular: quando Eyecam olha para cima, a pálpebra superior se abre amplamente enquanto a inferior se fecha completamente. Eyecam pode ser autônomo e reagir por conta própria a estímulos externos, como a presença de usuários na frente dele.
Como nosso cérebro, o dispositivo pode interpretar o que está acontecendo em seu ambiente. Conta com algoritmos de visão computacional para processar o fluxo da imagem, detectar as características relevantes e interpretar o que está acontecendo. Por exemplo: Quando reconhece um rosto, ela deveria segui-lo?
Como em nosso crânio, a camada de pele fica em uma casca dura. A pele realista é esculpida manualmente sobre a concha e, em seguida, moldada em silicone. Por fim, os cabelos humanos são implantados em silicone para as sobrancelhas e cílios.
Como em nosso crânio, a camada de pele fica em uma casca dura. A pele realista é esculpida manualmente sobre a concha e, em seguida, moldada em silicone. Por fim, os cabelos humanos são implantados em silicone para as sobrancelhas e cílios.
Ela permite que se faça reflexões críticas sobre as funcionalidades dos dispositivos e seu impacto nas relações humano-humano e humano-máquina.
Isso abre um debate sobre maneiras plausíveis e implausíveis de como os dispositivos de detecção do futuro podem ser projetados.
Uma observação: Ainda que seja mais apropriado, devido ao design antropomórfico, infelizmente o nome PlayStation Eye já foi dado a uma webcam do PlayStation. Espero que não tenham problema com a Sony.😝
Esse é um projeto de código aberto, licença MIT, e os arquivos podem ser obtidos no link abaixo. Um vídeo está sendo preparadao para auxiliar designer que queiram reproduzir o protótipo.
Fonte: Eyecam
Visto no Brasil Acadêmico
Comentários