Por que o futuro da globalização será tão diferente

Compartilhar

Richard Baldwin acredita que no futuro a globalização terá, mais que uma migração de produtos, uma migração de serviços entre as nações. E i...

Richard Baldwin acredita que no futuro a globalização terá, mais que uma migração de produtos, uma migração de serviços entre as nações. E isso muda tudo. Veja como esse cenário pode causar ao mesmo tempo ansiedade e excitação.


Em plena pandemia de Covid-19, esse especialista em globalização se notabilizou por avisar que na verdade há um falso dilema entre isolamento social e economia, aconselhando que devemos ficar em casa para achatar a curva de casos e os governos devem entrar com o auxílio financeiro para achatar a curva da depressão econômica, simples assim. Porém, nesses tempos líquidos e viróticos nada é tão simples.


Porém, segundo o The Intercept Brasil, apesar da obra distribuída de graça na internet (em inglês), onde Baldwin figura como um dos autores, concluir claramente sem deixar margem para dúvidas que a recessão causada pela quarentena é uma “medida de saúde pública necessária” e que a perda de vidas para preservar a economia não deve sequer ser uma opção considerada pelos líderes mundiais, o presidente do Banco Central brasileiro, Roberto Campos Neto,  preferiu usar a imagem fora de seu contexto para defender que o gráfico serveria “para ilustrar que existe essa troca [entre salvar vidas ou combater a recessão] e é uma troca que está sendo considerada”. Mas apesar da vital importância desse debate,  deixemos por um instante esse embate para dar uma olhada no futuro. O futuro da globalização.

Como professor de economia internacional no Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais e Desenvolvimento, em Genebra, onde pesquisa sobre globalização e comércio nos últimos 30 anos, sua palestra sobre o futuro da globalização em 2018 soa cada vez mais como os alertas de Bill Gates sobre não estarmos preparados para uma pandemia, em 2015. Sua previsões sobre a aceleração do que ele chamou de telemigração parecem um dado de realidade inexorável que vai atingir em cheio o mercado de trabalho mundial, podendo afetar diretamente o seu emprego, para o bem ou para o mal. Veja a seguir a transcrição traduzida de sua palestra no TEDxLausanne ou assista ao original.



Faça-me um favor feche os olhos e imagine o que é a globalização. Agora, feche os olhos e traga à mente uma fotografia da globalização. Quantos de vocês estão olhando para um navio de carga com muitos contêineres? Você pode acordar agora. Cara, isso sempre acontece comigo. Uma vez eu dei essa palestra sobre o Japão e metade da platéia foi dormir.

O que é a globalização? Eu simplesmente não sei. Vocês estão de volta? Hoje eu gostaria de mudar essa imagem da globalização em sua mente. Na verdade, eu gostaria de mudar a maneira como você pensa sobre a globalização. E mais do que isso, gostaria de aumentar um pouco o seu nível de ansiedade. Mas também o seu nível de emoção um pouco. Veja bem, acho que a globalização futura será muito diferente da globalização que conhecemos hoje. E a globalização que conhecemos no passado.


A globalização futura será sobre coisas que nós fazemos não apenas coisas que nós construímos.

Agora isso certamente soa abstrato. Nos próximos 12 minutos, porém, percorreremos um caminho de fatos e lógica e, ao final dessa jornada, espero que essa frase faça todo o sentido. E espero que essa frase o ajude a entender por que você deveria estar um pouco mais nervoso e um pouco mais animado com a globalização.

Vamos começar a jornada voltando a algumas de suas imagens da globalização. Estes são alguns clássicos. O que todos eles têm em comum?



Eles se relacionam com mercadorias. Coisas que fabricamos. Coisas que você pode tocar, sentir e ver. E há uma boa razão para isso ter a ver com a natureza fundamental da globalização. A globalização que você vê é bastante fácil. A arbitragem impulsiona a globalização. Agora, deixe-me explicar o que quero dizer com arbitragem nesse contexto, falando sobre algo diferente da globalização por um momento.

Quando as pessoas vão para a Alemanha, experimentam a cerveja porque as cervejas alemãs são bastante boas. E quando vão à França, experimentam o vinho, porque o vinho francês é bastante especial. O que queremos dizer é que os países são especialmente bons em fazer algumas coisas e menos bons em fazer outras coisas e a globalização é impulsionada pelas empresas que exploram essas diferenças;

Eles fazem coisas em países especialmente bons para eles e os vendem em outros lugares. Um aspecto crítico dessa venda em outros lugares é que ela ocorre principalmente em bens físicos. Coisas que fazemos. Há uma boa razão para que seja mais fácil enviar mercadorias através das fronteiras do que fabricamos do que enviar as coisas que fazemos através das fronteiras.

O que nós economistas chamamos de serviços. E quando digo serviços, quero dizer seus empregos. Se você não trabalha em uma fábrica ou fazenda, está no setor de serviços e eu estou falando sobre o seu trabalho. Mas pergunte a si mesmo: por que é mais fácil enviar mercadorias do que serviços além-fronteiras? E lembre-se de que o seu trabalho ainda não foi globalizado porque é difícil enviar serviços através das fronteiras, mais do que mercadorias.

A razão pela qual os serviços são difíceis de atravessar fronteiras tem a ver com a realidade fundamental dos serviços. Para muitos serviços, o provedor de serviços e o comprador de serviços precisam estar no mesmo local e ao mesmo tempo. E as dificuldades técnicas de colocar prestadores de serviços de uma nação na sala com compradores de serviços de outra nação é o motivo pelo qual a globalização até agora tem sido principalmente em bens, não em serviços.

É por isso que a globalização tem sido principalmente sobre coisas que fazemos e não sobre coisas que fazemos. Mas aqui está a coisa que a tecnologia digital está mudando essa realidade. A tecnologia digital está facilitando para as pessoas que se sentam em um país fazerem coisas em outro país.

Agora, antes de vermos como a tecnologia digital torna isso possível, quero dar uma olhada nos fatos econômicos que a tornarão lucrativa. Imagine que vivíamos em um mundo de Star Trek onde os trabalhadores podiam se teletransportar de um país para outro sem custos. A questão econômica é se eles teriam um incentivo para fazê-lo. E a resposta é "sim". Dadas as diferenças salariais absolutamente enormes entre os países. Um contador dos EUA, por exemplo, custa cinco vezes mais que um contador polonês. E em um mundo Star Trek, os contadores poloneses se teletransportavam para os escritórios de contabilidade da cidade de Nova York pela manhã e se teletransportavam de volta para casa à noite.

E, assim, economizariam muito dinheiro para os escritórios de contabilidade de Nova York. Agora não vivemos em um mundo de Star Trek. Os trabalhadores não podem se teletransportar entre países. Mas a tecnologia digital está criando algo que gosto de chamar: Telemigração.


Telemigração: pessoas sentadas em um país que trabalham em escritórios em outro país.

A arbitragem impulsiona a globalização e, até agora, a globalização esteve principalmente em bens, não em serviços, mas isso não ocorre porque não há incentivo econômico para globalizar os serviços prestados. É porque existem barreiras técnicas para fazê-lo.

O próximo passo é analisar como a tecnologia digital está derrubando as barreiras à Telemigração. Vou me concentrar em quatro:

O primeiro é o teletrabalho doméstico. Muitos de nós mudamos um pouco para o teletrabalho quantas pessoas aqui trabalham para trabalhar fora de casa, digamos, um dia por semana ou um dia, um dia por mês. Está bem. Muitos de vocês. E nossas empresas estão organizando coisas para facilitar as tarefas de telecomunicações. Até agora, a maior parte desse teletrabalho foi doméstica, mas não é preciso muita imaginação para perceber que esse teletrabalho será global.

Tendo organizado as coisas no trabalho para facilitar a contratação de trabalhadores remotos, nossas empresas acharão rentável contratar freelancers estrangeiros on-line. Agora, a inteligência estrangeira remota não será tão boa quanto o talento interno pessoal. Mas o talento estrangeiro será muito mais barato. Então, o que você acha que vai acontecer? Esse foi o meu esforço para aumentar um pouco sua ansiedade. Como eu estou indo?

O segundo são plataformas de freelancer online. É assim que sua empresa encontrará esses freelancers. São como o eBay, mas para serviços, não mercadorias. O eBay facilitou a compra e venda de mercadorias on-line. Isso facilita a compra e venda de serviços on-line. Freelancing. O maior deles é o Upwork. É incrível que milhões de freelancers estejam registrados hoje no Upwork em mais de cem países e existem muitas outras plataformas.

O terceiro fator é a tradução automática. Isso é incrível. Apenas alguns anos atrás, foi como um truque de festa ou um rascunho inicial. Agora está muito bom. É instantâneo e gratuito. No momento, ele está no seu smartphone, nos seus tablets e laptops. Você pode usá-lo com o Skype para conversar com pessoas que falam um idioma diferente. A opção é chamada tradutor do Skype. Você pode usá-lo no YouTube para assistir a vídeos em idiomas estrangeiros, onde eles colocam legendas em inglês. A opção é chamada "legenda automática". Você pode usá-lo com e-mails. Correio do Outlook. O email do Outlook tem uma opção chamada Microsoft Translator. O que permite traduzir e-mails para ou para francês ou alemão ou o que for.

Agora imagine como isso é revolucionário em termos de fornecimento de freelancers estrangeiros. Centenas de milhões de freelancers estrangeiros talentosos e de baixo custo que foram excluídos da Telemigração. Até agora, a migração de pessoas com habilidades linguísticas falará em inglês ou francês o suficiente. E alguns deles poderão fazer pelo menos parte do seu trabalho por menos.

Um último é o de telecomunicações avançadas, que está criando maneiras de fazer com que pareça que os provedores de serviços de uma nação estão na sala com os compradores de serviços de outra nação sem realmente estar lá.

Aqui está um chamado telepresença. As pessoas que usam essas salas de telepresença têm a sensação de que estão todas na mesma reunião quando estão de fato em países diferentes. Aqui está outro chamado robôs de telepresença. Portanto, é como uma tela do Skype, mas em um corpo de robô muito simples, a pessoa na tela está controlando o robô para que ela possa dirigir pelo escritório e olhar por cima do ombro para ver se você está jogando paciência ou trabalhando nesse projeto. Ela deixa um robô no escritório de campo e acende quando quer. As pessoas dizem que a fisicalidade do robô aumenta conforme o grau de comunicação.

Então essa é a segunda realização em nosso diário. Vimos que a Telemigração é rentável e vimos que a Telemigração é possível.
A última pergunta é: Quão rápido está chegando? E a resposta é que está chegando mais rápido do que a maioria acredita.
Agora, este é um ponto simples, mas eu tive muito tempo passando esse ponto para as pessoas. Então hoje eu vou tentar algo diferente. Em vez de falar sobre como a tecnologia digital é impulsionada pela Lei de Moore sobre as maravilhas do crescimento exponencial. Vou seguir um exemplo que mostra como é uma loucura que nossa capacidade de transmitir informações de armazenamento e processamento esteja dobrando a cada dois anos.

Este é um iPhone 6s. Foi lançado em 2015 e é um computador muito poderoso. Mais poderoso que o computador que levou a Apollo 11 à Lua e de volta em 1969. Mas quanto mais poderoso o que você diria. Cem vezes mil vezes. AA milhões de vezes. A resposta é que é cento e vinte milhões de vezes mais rápido que o computador que levou a Apollo 11 à Lua e de volta em 1969. Isso é incrível. Mas fica mais incrível.

Este é um iPhone 10. Ele foi lançado em 2017 e é duas vezes e meia mais poderoso que o iPhone 6s. Agora, quando você pensa duas vezes e meia significa que houve mais progresso na velocidade de processamento entre 2015 e 2017 do que entre 1969 e 2015.

E adivinhem, a cada dois anos, veremos incrementos ainda maiores na velocidade de processamento. E é por isso que está chegando mais rápido do que a maioria das crenças, por que coisas que parecem implausíveis em 2015, como tradução automática instantânea gratuita no seu iPhone, são universais em 2018.

Então, voltemos à nossa frase. A globalização futura será sobre coisas que não fazemos apenas coisas que fazemos.

A tecnologia digital está possibilitando a Telemigração e está chegando mais rápido do que muitos acreditam. significa que pessoas sentadas em outros lugares poderão fazer coisas em outros países. Espero que essa jornada tenha mudado a imagem da globalização em sua mente e, ao longo do caminho, tenha conseguido aumentar um pouco seu nível de ansiedade.

Mas seu nível de excitação também deveria ter sido aumentado por causa de um fato muito simples: a globalização significa mais oportunidades para os cidadãos mais competitivos de uma nação, mesmo que signifique mais concorrência para os cidadãos menos competitivos. Eu olho aqui e vejo uma sala cheia de cidadãos competitivos.

Então eu acho que você deveria saber que isso não é uma piada. É verdade que vocês são todos vencedores aqui. Portanto, você deve estar mais animado do que nervoso, mas não vamos esquecer o menos competitivo, por isso todos devemos ter um pouco mais de nervosismo e um pouco mais de entusiasmo com a globalização futura.

Obrigado.

Fonte: TED
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,272,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,166,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,619,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,13,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Por que o futuro da globalização será tão diferente
Por que o futuro da globalização será tão diferente
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgx8PCfrev3ldWx1kGsudKxOC4CKe-57TVTXmKOICawqXhvm8u34q9SJlNVo128FbN8q7Y2KIpDU0yx-UHzt5MNymstcMwqnm-EXmPpQEXSmdtTDrFMVBb1RB2VnCcsmzrqF-ugDv8n6j8/s1600/RichardBaldwin.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgx8PCfrev3ldWx1kGsudKxOC4CKe-57TVTXmKOICawqXhvm8u34q9SJlNVo128FbN8q7Y2KIpDU0yx-UHzt5MNymstcMwqnm-EXmPpQEXSmdtTDrFMVBb1RB2VnCcsmzrqF-ugDv8n6j8/s72-c/RichardBaldwin.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2020/04/por-que-o-futuro-da-globalizacao-sera.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2020/04/por-que-o-futuro-da-globalizacao-sera.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo