Google lança ferramenta que permite criação de jogos no estilo Minecraft sem necessidade de conhecimento prévio de programação.
Google lança ferramenta que permite criação de jogos no estilo Minecraft sem necessidade de conhecimento prévio de programação.
Provavelmente teremos um apagão de desenvolvedores no mundo em um futuro não muito distante. Assim, as grande empresas de tecnologia promovem suas próprias iniciativas para prospecção de talentos e incentivo vocacional para que os futuros desenvolvedores e desenvolvedoras comecem na carreira o quanto antes.
E nessa linha estratégica se insere a criação de ferramentas como o Game Builder pela Google. Um sistema de desenvolvimento de jogos no estilo Minecraft (um fenômeno em termos de jogos indie que permite a criação de mundos virtuais com blocos 3D pixelados que foi adquirido pela Microsoft) que possui um tutorial em forma de jogo e onde as funções de programação se apresentam como cartas.
Um protótipo totalmente funcional que me parece ser um projeto promissor. Uma vez que sempre considerei os jogos eletrônicos "a fórmula 1 do desenvolvimento de interfaces homem-máquina" e uma cativante porta de entrada para os novos cientistas da computação que, ao passarem pela rica experiência interativa de um jogo de computador, se sentirem instigados a desvendarem como aquilo é feito. Com efeito, tal curiosidade poderá culminar no surgimento de mais um programador. A esperança é que com o Game Builder a filiação do futuro nerd já comece com uma pegada social. Como se deduz desse trecho retirado do blog da empresa.
Experimentei o Game Builder da Google e o tutorial disponível me convenceu como uma gamificação da aprendizagem da ferramenta. Considerando que você alterna entre o modo de edição e o de execução em meio à metalinguagem usada no roteiro.
Não a coisa mais simples do mundo mas é um "Hello World!" eficiente. Poderá assustar algum neófito mas a tentativa é válida. Clamou pela atenção de um pré-adolescente que estava ao meu lado que ao ver um espectro que criava blocos já indagou: "Como ele faz para fazer isso?" Sim. Tem coisa boa aqui.
Muito do que estou especulando sobre o GB é especulativo. A equipe não assume que se trata de uma forma sofisticada de aprender programação. Eles o define como um construtor de jogos para jogadores. Conforme o post de Logan Olson no blog na companhia nos informa, o Game Builder possui as seguintes características:
🎮Foi criado para gamers
Com o objetivo de criar um jogo com a sensação de estar jogando um jogo. O tutorial tem essa filosofia e a ideia aqui é se você já tiver construiu um forte ou cavou uma mina em um jogo (no Minecraft ou similar, mas eles não citam explicitamente a concorrência no post), você já saberia como construir um nível 3D no Game Builder. Não é exatamente assim mas, como já mencionei, é uma tentativa bastante louvável. Com algum incentivador por perto uma criança que já brincou nesses criadores de mundo digitais vai se amarrar na ideia de criar respostas a eventos e editar parâmetro como a altura do salto ou velocidade da caminhada. Se tiver interesse, é claro.
🎮Multijogador sempre ativo
Sim. É uma experiência que pode e deve ser compartilhada com outros desenvolvedores. A ideia aqui é permitir o trabalho em equipe e a rápida disseminação da própria ferramenta. Alguns podem estar testando a fase enquanto outros criam novas partes. Esqueça a nuvem de servidores trabalhando em background. Mesmo que você crie um novo projeto para apenas um jogador os avatares dos demais estarão por lá nos templates de demonstração como se dissessem "se mudar de ideia, estamos por aqui".
🎮Nenhuma codificação é requerida
Você pode criar o seu joguinho apenas arrastando e soltando cartões para desenvolver a lógica das partes de sua história. Clique no objeto e comande "'Se' algo colidir com esse treco 'Então' exploda". Super divertido. É esperado que, futuramente, ao se programar usando API´s javascript a qualidade de seu jogo passar de fase. Esse é o espírito! Ou seja, primeiro criar joguinhos indie. No futuro, com muito otimismo, a nova geração desenvolverá o sistema de IA que resolverá o conflito entre israelenses e palestinos. Não vejo a hora de verificar os resultados.
🎮Extensa biblioteca de modelos 3D
É claro que você precisará de criaturas povoando o universo que sua imaginação criar. Por isso, o editor já possui milhares de opções disponíveis para a escalação do elenco do seu roteiro. Também é possível a utilização de um número infindável de modelos do Google Poly.
Disponível para download gratuitamente na Steam em versões para PC e Mac.
[ Game Builder ##download## ]
Fonte e imagens de divulgação: Blog do Google
[Visto no Brasil Acadêmico]
Provavelmente teremos um apagão de desenvolvedores no mundo em um futuro não muito distante. Assim, as grande empresas de tecnologia promovem suas próprias iniciativas para prospecção de talentos e incentivo vocacional para que os futuros desenvolvedores e desenvolvedoras comecem na carreira o quanto antes.
E nessa linha estratégica se insere a criação de ferramentas como o Game Builder pela Google. Um sistema de desenvolvimento de jogos no estilo Minecraft (um fenômeno em termos de jogos indie que permite a criação de mundos virtuais com blocos 3D pixelados que foi adquirido pela Microsoft) que possui um tutorial em forma de jogo e onde as funções de programação se apresentam como cartas.
Um protótipo totalmente funcional que me parece ser um projeto promissor. Uma vez que sempre considerei os jogos eletrônicos "a fórmula 1 do desenvolvimento de interfaces homem-máquina" e uma cativante porta de entrada para os novos cientistas da computação que, ao passarem pela rica experiência interativa de um jogo de computador, se sentirem instigados a desvendarem como aquilo é feito. Com efeito, tal curiosidade poderá culminar no surgimento de mais um programador. A esperança é que com o Game Builder a filiação do futuro nerd já comece com uma pegada social. Como se deduz desse trecho retirado do blog da empresa.
E se criar jogos fosse tão fácil e divertido quanto jogá-los? E se você pudesse entrar em um mundo virtual com seus amigos e construir um jogo juntos em tempo real? Nossa equipe na Área 120, a oficina do Google para projetos experimentais, aceitou esse desafio.
Experimentei o Game Builder da Google e o tutorial disponível me convenceu como uma gamificação da aprendizagem da ferramenta. Considerando que você alterna entre o modo de edição e o de execução em meio à metalinguagem usada no roteiro.
Não a coisa mais simples do mundo mas é um "Hello World!" eficiente. Poderá assustar algum neófito mas a tentativa é válida. Clamou pela atenção de um pré-adolescente que estava ao meu lado que ao ver um espectro que criava blocos já indagou: "Como ele faz para fazer isso?" Sim. Tem coisa boa aqui.
Muito do que estou especulando sobre o GB é especulativo. A equipe não assume que se trata de uma forma sofisticada de aprender programação. Eles o define como um construtor de jogos para jogadores. Conforme o post de Logan Olson no blog na companhia nos informa, o Game Builder possui as seguintes características:
🎮Foi criado para gamers
Com o objetivo de criar um jogo com a sensação de estar jogando um jogo. O tutorial tem essa filosofia e a ideia aqui é se você já tiver construiu um forte ou cavou uma mina em um jogo (no Minecraft ou similar, mas eles não citam explicitamente a concorrência no post), você já saberia como construir um nível 3D no Game Builder. Não é exatamente assim mas, como já mencionei, é uma tentativa bastante louvável. Com algum incentivador por perto uma criança que já brincou nesses criadores de mundo digitais vai se amarrar na ideia de criar respostas a eventos e editar parâmetro como a altura do salto ou velocidade da caminhada. Se tiver interesse, é claro.
🎮Multijogador sempre ativo
Sim. É uma experiência que pode e deve ser compartilhada com outros desenvolvedores. A ideia aqui é permitir o trabalho em equipe e a rápida disseminação da própria ferramenta. Alguns podem estar testando a fase enquanto outros criam novas partes. Esqueça a nuvem de servidores trabalhando em background. Mesmo que você crie um novo projeto para apenas um jogador os avatares dos demais estarão por lá nos templates de demonstração como se dissessem "se mudar de ideia, estamos por aqui".
🎮Nenhuma codificação é requerida
Você pode criar o seu joguinho apenas arrastando e soltando cartões para desenvolver a lógica das partes de sua história. Clique no objeto e comande "'Se' algo colidir com esse treco 'Então' exploda". Super divertido. É esperado que, futuramente, ao se programar usando API´s javascript a qualidade de seu jogo passar de fase. Esse é o espírito! Ou seja, primeiro criar joguinhos indie. No futuro, com muito otimismo, a nova geração desenvolverá o sistema de IA que resolverá o conflito entre israelenses e palestinos. Não vejo a hora de verificar os resultados.
🎮Extensa biblioteca de modelos 3D
É claro que você precisará de criaturas povoando o universo que sua imaginação criar. Por isso, o editor já possui milhares de opções disponíveis para a escalação do elenco do seu roteiro. Também é possível a utilização de um número infindável de modelos do Google Poly.
Disponível para download gratuitamente na Steam em versões para PC e Mac.
[ Game Builder ##download## ]
Fonte e imagens de divulgação: Blog do Google
[Visto no Brasil Acadêmico]
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