Um possível divisor de águas do entretenimento por conseguir, ao mesmo tempo, inserir interação em filmes para adultos e ainda conseguir boa...
Um possível divisor de águas do entretenimento por conseguir, ao mesmo tempo, inserir interação em filmes para adultos e ainda conseguir boa recepção da crítica. Black Mirror: Bandersnatch traz surpresas até no nome.
As limitações trazidas pelo modelo tecnológico que exige alguma intervenção em determinados pontos da trama para que o expectador escolha que direção deve tomar, não impediu que BM:B fizesse trouxesse uma inovação interessante com um roteiro surpreendente ao questionar a ilusão de controle que temos sobre a vida.
A série Black Mirror já nos leva a um universo distópico de ficção científica e futurologia pessimista e vem chamando a atenção há algum tempo aos problemas éticos e sociais que a tecnologia poderá nos fazer enfrentar. Nessa versão interativa você conta com 5 horas de vídeo gravado com várias possibilidades de roteiro, dependendo das decisões tomadas pelo usuário.
Basicamente, um desenvolvedor de jogos tenta criar um jogo e acaba tendo oportunidade em uma empresa de... desenvolvimento de jogos. Aceitar ou não a proposta é só uma entre dezenas de alternativas que o espectador pode optar e aqui terminamos com a possibilidade de spoilers. Mas uma curiosidade sobre o nome merece atenção.
O termo Black Mirror remete à aparência dos monitores quando estão desligados, um espécie de espelho "negro". As telas são como um símbolo d a onipresença da tecnologia na vida e também de um futuro "negro" com o desenvolvimento tecnológico levados ao limite da singularidade, não espere finais felizes por aqui. Bandersnatch, por outro lado, trata-se do nome de um monstro ficcional que aparece nos poemas "Jabberwocky" e "The Hunting of the Snark", ambos de 1870, do romancista Lewis Carroll, autor de "Alice no País das Maravilhas". "Jabberwocky" é geralmente considerado um dos maiores poemas de nonsense escritos em língua Inglesa. O poeta e tradutor brasileiro Augusto de Campos criou uma versão de "Jabberwocky" em português (cujo título foi traduzido para "Jaguadarte") o que mostra a dificuldade de se lidar com tais neologismos da época. A seguir, trecho do poema original e da tradução para o português.
Bandersnatch foi traduzido como "Babassura", algo como um monstro que baba e surra as pessoas. Mas é apenas uma aproximação do sentido original dada pelo tradutor.
No filme, Bandersnatch trata-se de um livro onde o leitor escolhe o final com base nas escolhas e que serve de inspiração para o jogo a ser criado por Stephan, o personagem principal do filme. A(s) trama(s) se passa(m) em 1984 (nome de um livro que trata sobre o controle total da vida das pessoas pelo Estado, de onde se originou o termo Big Brother) e tudo gira em torno da sensação da liberdade de escolha pelo indivíduo, ainda que elas não tenham de fato essa liberdade.
O grande desafio para os produtores foi criar vários sub-roteiros que, ainda que o expectador tome qualquer tipo de decisão, ainda mantenham um final consistente e coerente que torne a experiência uma agradável entretenimento.
Ainda que seja definido pela própria Netflix como um filme interativo, lembra muito um jogo de aventura sem realmente sê-lo. E essa natureza meio ambígua, onde quem assiste pode ficar meio aborrecido de ter que assistir com um controle de videogame, mouse ou controle remoto nas mãos, embora não sejam tão frequentes o que faz com que acabamos largando o dispositivo usado pode ter feito de BM:B um clássico do gênero já na estreia, definindo o padrão para as futuras produções do mesmo estilo ou apenas uma curiosidade como as TVs 3D, sempre aguardando um momento histórico que haja inovações tecnológicas e demanda que viabilize o conceito.
Obs.: Se você gostou e quer mais, existem outros títulos infantis no catálogo da NEtflix com uma dinâmica de interação semelhante, como "Minecraft: Story Mode".
Fonte: Wikipedia, Youtube, Netflix
[Visto no Brasil Acadêmico]
As limitações trazidas pelo modelo tecnológico que exige alguma intervenção em determinados pontos da trama para que o expectador escolha que direção deve tomar, não impediu que BM:B fizesse trouxesse uma inovação interessante com um roteiro surpreendente ao questionar a ilusão de controle que temos sobre a vida.
A série Black Mirror já nos leva a um universo distópico de ficção científica e futurologia pessimista e vem chamando a atenção há algum tempo aos problemas éticos e sociais que a tecnologia poderá nos fazer enfrentar. Nessa versão interativa você conta com 5 horas de vídeo gravado com várias possibilidades de roteiro, dependendo das decisões tomadas pelo usuário.
Basicamente, um desenvolvedor de jogos tenta criar um jogo e acaba tendo oportunidade em uma empresa de... desenvolvimento de jogos. Aceitar ou não a proposta é só uma entre dezenas de alternativas que o espectador pode optar e aqui terminamos com a possibilidade de spoilers. Mas uma curiosidade sobre o nome merece atenção.
O termo Black Mirror remete à aparência dos monitores quando estão desligados, um espécie de espelho "negro". As telas são como um símbolo d a onipresença da tecnologia na vida e também de um futuro "negro" com o desenvolvimento tecnológico levados ao limite da singularidade, não espere finais felizes por aqui. Bandersnatch, por outro lado, trata-se do nome de um monstro ficcional que aparece nos poemas "Jabberwocky" e "The Hunting of the Snark", ambos de 1870, do romancista Lewis Carroll, autor de "Alice no País das Maravilhas". "Jabberwocky" é geralmente considerado um dos maiores poemas de nonsense escritos em língua Inglesa. O poeta e tradutor brasileiro Augusto de Campos criou uma versão de "Jabberwocky" em português (cujo título foi traduzido para "Jaguadarte") o que mostra a dificuldade de se lidar com tais neologismos da época. A seguir, trecho do poema original e da tradução para o português.
Jabberwocky (L. Carol) | Jaguadarte (A. Campos) |
’Twas brillig, and the slithy toves Did gyre and gimble in the wabe: All mimsy were the borogoves, And the mome raths outgrabe. “Beware the Jabberwock, my son! The jaws that bite, the claws that catch! Beware the Jubjub bird, and shun The frumious Bandersnatch!” | Era briluz, As lesmolisas touvas roldavam e reviam nos gramilvos. Estavam mimsicais as pintalouvas, E os momirratos davam grilvos. "Foge do Jaguadarte, o que não morre! Garra que agarra, bocarra que urra! Foge da ave Fefel, meu filho, e corre Do frumioso Babassura!" |
Bandersnatch foi traduzido como "Babassura", algo como um monstro que baba e surra as pessoas. Mas é apenas uma aproximação do sentido original dada pelo tradutor.
No filme, Bandersnatch trata-se de um livro onde o leitor escolhe o final com base nas escolhas e que serve de inspiração para o jogo a ser criado por Stephan, o personagem principal do filme. A(s) trama(s) se passa(m) em 1984 (nome de um livro que trata sobre o controle total da vida das pessoas pelo Estado, de onde se originou o termo Big Brother) e tudo gira em torno da sensação da liberdade de escolha pelo indivíduo, ainda que elas não tenham de fato essa liberdade.
O grande desafio para os produtores foi criar vários sub-roteiros que, ainda que o expectador tome qualquer tipo de decisão, ainda mantenham um final consistente e coerente que torne a experiência uma agradável entretenimento.
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- Spoiler: Pule esse trecho caso você não queira revelações do roteiro.
- Um dos pontos altos de BM:B é o momento onde Stephan, o personagem principal, descobre estar dentro da Netflix pelas mensagens que são enviadas pelos espectadores à tela de seu computador. Destaque para a tentativa de explicar o que é a Netflix a uma pessoa vivendo nos anos 1980.
Ainda que seja definido pela própria Netflix como um filme interativo, lembra muito um jogo de aventura sem realmente sê-lo. E essa natureza meio ambígua, onde quem assiste pode ficar meio aborrecido de ter que assistir com um controle de videogame, mouse ou controle remoto nas mãos, embora não sejam tão frequentes o que faz com que acabamos largando o dispositivo usado pode ter feito de BM:B um clássico do gênero já na estreia, definindo o padrão para as futuras produções do mesmo estilo ou apenas uma curiosidade como as TVs 3D, sempre aguardando um momento histórico que haja inovações tecnológicas e demanda que viabilize o conceito.
Obs.: Se você gostou e quer mais, existem outros títulos infantis no catálogo da NEtflix com uma dinâmica de interação semelhante, como "Minecraft: Story Mode".
Fonte: Wikipedia, Youtube, Netflix
[Visto no Brasil Acadêmico]
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