Como estou combatendo o viés algorítmico

Compartilhar

Joy Buolamwini , estudante de pósgradução do MIT, trabalhava com um software de reconhecimento facial quando percebeu um problema: o softwar...

Joy Buolamwini , estudante de pósgradução do MIT, trabalhava com um software de reconhecimento facial quando percebeu um problema: o software não reconhecia seu rosto, porque as pessoas que codificaram o algoritmo não o haviam ensinado a reconhecer uma ampla gama de tons de pele e de estruturas faciais. Agora, sua missão é combater o viés na aprendizagem automática, um fenômeno que ela chama de "olhar codificado".

É uma palestra esclarecedora sobre a necessidade de haver responsabilidade ao codificar, já que os algoritmos estão influenciando cada vez mais aspectos da nossa vida.



Olá, sou Joy, uma “poetisa dos códigos”, a minha missão é deter uma força invisível que tem crescido, uma força que chamo de “olhar codificado”, é como chamo o viés algorítmico.

Tal como o preconceito humano, ele resulta em desigualdade. Porém, os algoritmos, assim como os vírus, podem espalhar o viés em grande escala e rapidamente. O viés algorítmico também pode levar a experiências de exclusão e a práticas discriminatórias. Vou mostrar o que quero dizer.

(Vídeo) Joy Boulamwini: Oi, câmera. Tenho um rosto. Consegue ver meu rosto? Um rosto sem óculos? Você consegue ver o rosto dela... E o meu? Estou usando uma máscara. Consegue vê-la?

Joy Boulamwini: Como isso aconteceu? Por que estou diante de um computador, usando uma máscara branca, tentando ser detectada por uma câmera barata? Bom, quando não estou lutando contra o olhar codificado como uma poetisa dos códigos, faço pós-graduação no Laboratório de Mídia do MIT, na qual tenho a oportunidade de trabalhar em diversos projetos bacanas, inclusive no “Aspire Mirror”, projeto que criei para poder projetar máscaras digitais sobre minha imagem. De manhã, se eu quisesse me sentir poderosa, poderia usar uma de leão. Se precisasse de uma inspiração, usaria uma citação. Então, usei um software genérico de reconhecimento facial para criar o sistema, mas descobri que era bem difícil testá-lo, a não ser que usasse uma máscara branca.

Infelizmente, já tive esse problema antes. Quando cursava minha graduação em ciência da computação na Georgia Tech, eu trabalhava com robôs sociais, e uma das minhas tarefas era fazer com que um robô brincasse de “Achou!”, um jogo simples de revezamento em que uma pessoa cobre o rosto e depois o mostra à outra, dizendo: “Achou!” O problema é que a brincadeira não dá certo se você não vê o outro, e meu robô não me via. Aí, peguei emprestado o rosto de uma amiga para fazer o projeto, entreguei a tarefa e pensei: “Sabe de uma coisa? Outra pessoa vai resolver esse problema”.

Pouco tempo depois, eu estava em Hong Kong, numa competição de empreendedorismo. Os organizadores decidiram levar os participantes pra visitar “start-ups” locais. Uma das start-ups tinha um robô social, e eles decidiram fazer uma demonstração.

A demonstração funcionou com todos, até que chegou a minha vez e, como vocês já podem imaginar, ele não detectou meu rosto.

Perguntei aos desenvolvedores por quê, e descobri que usaram o mesmo software genérico de reconhecimento facial que eu. Do outro lado do mundo, descobri que o viés algorítmico consegue viajar tão rápido quanto um download da internet.

O que estava acontecendo? Por que meu rosto não era detectado? Bem, precisamos analisar como damos “visão” às máquinas. A visão de computador utiliza técnicas de aprendizagem automática para fazer o reconhecimento facial. Funciona assim: você cria uma série de treinamento, com alguns rostos. “Isto é um rosto. Isto é um isto. Isto não é um rosto.” Com o tempo, você ensina o computador a reconhecer outros rostos. Porém, se as séries não forem diversificadas o bastante, qualquer rosto que seja muito diferente dos demais será mais difícil de detectar, e era isso que acontecia comigo.

Mas não se preocupem. Tenho boas notícias.

As séries de treinamento não surgem do nada. Nós é que as criamos.

Então, podemos criar séries de amplo espectro, que reflitam rostos humanos de forma mais diversa.

Vocês já viram nos exemplos que dei como os robôs sociais me fizeram ver a exclusão causada pelo viés algorítmico, mas o viés algorítmico também pode acarretar práticas discriminatórias. Em todos os Estados Unidos, departamentos de polícia estão começando a usar softwares de reconhecimento facial como parte de seu arsenal na luta contra o crime. A Georgetown Law publicou um relatório mostrando que um em cada dois adultos nos EUA, ou seja, 117 milhões de pessoas, tiveram seus rostos incluídos em redes de reconhecimento facial. Hoje, os departamentos de polícia podem usar essas redes sem qualquer regulação, usando algoritmos que não tiveram sua precisão auditada. Ainda assim, sabemos que o reconhecimento facial não é infalível, e identificar rostos de forma consistente continua sendo um desafio. Talvez já tenham visto isso no Facebook. Eu e meus amigos rimos o tempo todo quando vemos outras pessoas sendo marcadas incorretamente em nossas fotos. Mas errar na identificação de um suspeito de crime não é nada engraçado, nem violar liberdades civis.

A aprendizagem automática vem sendo usada no reconhecimento facial, mas também vem se expandindo além da visão de computador. Em seu livro “Weapons of Math Destruction”, a cientista de dados Cathy O'Neil fala sobre a ascensão dos novos “DMDs” algoritmos “disseminados, misteriosos e destrutivos” que têm sido cada vez mais utilizados na tomada de decisões que impactam mais aspectos das nossas vidas. Quem será contratado ou demitido? Vai conseguir aquele empréstimo, ou seguro? Vai entrar na faculdade que você queria? Eu e você pagamos o mesmo valor pelo mesmo produto vendido na mesma loja?

A segurança pública também está começando a usar a aprendizagem automática no policiamento preditivo. Alguns juízes utilizam índices de risco gerados por máquinas para determinar quanto tempo um indivíduo ficará na prisão. Temos realmente que refletir sobre essas decisões. Será que são justas? E já vimos que o viés algorítmico nem sempre leva a resultados justos.

Então, o que podemos fazer? Bem, podemos começar a pensar em como criar codificação mais inclusiva e adotar práticas de codificação inclusivas. Tudo começa com pessoas. Então, é importante saber quem codifica. Estamos criando equipes diversificadas, com indivíduos diferentes que possam verificar pontos cegos uns dos outros? Quanto ao aspecto técnico, a forma como codificamos é relevante. Estamos levando em conta a equidade no desenvolvimento de sistemas? Finalmente, a razão pela qual codificamos é relevante. Utilizamos ferramentas de criação computacional para gerar imensas riquezas. Hoje temos a oportunidade de gerar igualdade ainda maior, se considerarmos a mudança social como uma prioridade e não como algo de menos importância. Esses são os três princípios na criação do movimento pela codificação inclusiva. É importante quem codifica, é importante como se codifica e é importante por que se codifica.

Então, para uma codificação inclusiva, podemos começar a pensar na criação de plataformas que identifiquem o viés, coletando as experiências das pessoas, como as que eu contei aqui, mas também auditando softwares já existentes. Também podemos começar a criar séries de treinamento mais inclusivas. Imaginem uma campanha de "'Selfies' pela Inclusão", em que eu e vocês possamos ajudar os desenvolvedores a testar e criar séries de treinamento mais inclusivas. Também podemos começar a pensar de forma mais consciente sobre o impacto social das tecnologias que temos desenvolvido.

Para iniciarmos o movimento de codificação inclusiva lancei a Liga da Justiça Algorítmica, onde todos que se importem com a equidade podem lutar contra o olhar codificado. Em codedgaze.com, vocês podem relatar vieses, solicitar auditorias, participar dos testes e se juntar ao debate que vem ocorrendo, #codedgaze.

Convido vocês a se juntarem a mim na criação de um mundo onde a tecnologia trabalhe em favor de todos, não apenas em favor de alguns, um mundo onde valorizemos a inclusão e tenhamos como foco a mudança social.

Obrigada.

(Aplausos)

Mas tenho uma pergunta: Vocês vão se juntar a mim nessa luta?

(Risos)

(Aplausos)

Fonte: TED
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Como estou combatendo o viés algorítmico
Como estou combatendo o viés algorítmico
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzQcTPR7GqqGsocczRYnOzgSaSHZu41qnpMx6_b3okXaMpUckg_kwXwkyzRuq-W8w7DMzd4x6ykUJ_07KF7MdDfcZqPQagY1no5qWJUCsbPUIcjKmQudy_9BqozF_lONYnRAX_RKiuVa8/s320/algo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzQcTPR7GqqGsocczRYnOzgSaSHZu41qnpMx6_b3okXaMpUckg_kwXwkyzRuq-W8w7DMzd4x6ykUJ_07KF7MdDfcZqPQagY1no5qWJUCsbPUIcjKmQudy_9BqozF_lONYnRAX_RKiuVa8/s72-c/algo.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2017/03/como-estou-combatendo-o-vies-algoritmico.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2017/03/como-estou-combatendo-o-vies-algoritmico.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo