A Microsoft pesquisa uma forma de adicionar o sentido de tato à realidade virtual nos fazendo pensar que pegamos vários cubos ao manipular a...
A Microsoft pesquisa uma forma de adicionar o sentido de tato à realidade virtual nos fazendo pensar que pegamos vários cubos ao manipular apenas um.
A Microsoft Research quer enganar nossos sentidos para dar mais sentido à realidade virtual. Para tanto ela pesquisa formas de iludir nossa visão ao nos induzir a pensar que pegamos e sentimos vários cubos diferentes quando na verdade estamos manipulando o mesmo objeto.
Como é possível isso? Bem, em um tipo de situação bastante controlada, o usuário vê três cubos e deve pegar um deles. Quando ele leva a mão para pegá-lo seu visor só mostra a mão indo na direção "correta" no mundo virtual quando a mão estiver indo na direção do cubo real. Mesmo que essa posições não sejam diretamente correspondentes. Isto é, se o cubo no mundo real estiver no centro mas no mundo virtual o cubo a ser pego estiver mais à direita, o visor compensará essa diferença fazendo com que o movimento da mão indo em direção ao centro pareça estar indo para a direita.
E não apenas isso. No experimento exibido no vídeo também vemos a mesma situação onde uma sensação táctil de movimento vertical é simulado quando o usuário deve colocar um cubo sobre o outro.
A experiência parece ter uma implementação relativamente simples já que não exige muito mais hardware do que um kit para RV com óculos, um botão sobre a mesa, e um dispositivo para a mão com bolinhas para permitir que uma câmera estilo Kinect montada no alto capture a posição dela no espaço e o software resultante da pesquisa.
Quando eu digo simples, entenda como algo que não precise desenvolver um hardware específico totalmente novo para produzir uma versão comercial do experimento (como ocorre com boa parte das soluções de direção de veículos autônomos, por exemplo), o que agilizaria e viabilizaria obtermos uma versão "háptica" do Minecraft para PC, X-Box ou PlayStation em um futuro próximo.
A seguir uma versão estendida (4min32s)do experimento dá mais detalhes do que pode ser feito para criar essa ilusão de tato para o Minecraft. Para quem quiser descarregar e assistir vídeos mais rapidamente, indo direto ao ponto desejado, recomendo usar essa extensão para o Chrome.
Resta saber se enganar os sentidos de maneira tão anti-natural não traria efeitos colaterais previsíveis como enjoos, tonturas e dores de cabeça (ou crises de eplepsia e desmaios, em casos mais raros e graves). Ou mesmo recomendações do tipo "não dirigir ou operar máquinas e pessoas por até duas horas após utilizar esse produto". Quem saber até usar esse tipo de interface possa desenvolver a inteligência (uma ou mais delas) ou desenvolver um novo sentido X-man ao jogador. É um campo todo novo de explorações. Who knows?
Fonte: Haptic Retargeting: Dynamic Repurposing of Passive Haptics for Enhanced Virtual Reality Experiences
[Visto no Brasil Acadêmico]
A Microsoft Research quer enganar nossos sentidos para dar mais sentido à realidade virtual. Para tanto ela pesquisa formas de iludir nossa visão ao nos induzir a pensar que pegamos e sentimos vários cubos diferentes quando na verdade estamos manipulando o mesmo objeto.
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Como é possível isso? Bem, em um tipo de situação bastante controlada, o usuário vê três cubos e deve pegar um deles. Quando ele leva a mão para pegá-lo seu visor só mostra a mão indo na direção "correta" no mundo virtual quando a mão estiver indo na direção do cubo real. Mesmo que essa posições não sejam diretamente correspondentes. Isto é, se o cubo no mundo real estiver no centro mas no mundo virtual o cubo a ser pego estiver mais à direita, o visor compensará essa diferença fazendo com que o movimento da mão indo em direção ao centro pareça estar indo para a direita.
E não apenas isso. No experimento exibido no vídeo também vemos a mesma situação onde uma sensação táctil de movimento vertical é simulado quando o usuário deve colocar um cubo sobre o outro.
A manipulação de um objeto virtual com sugestões táteis passivas adequadas proporciona uma sensação satisfatória de presença na realidade virtual. No entanto, escalar tais experiências para suportar vários objetos virtuais é um desafio poise cada um tem de ser acompanhada com um objeto háptico de aproximação precisamente localizada. Propomos uma solução que supera essa limitação reconfigurando a percepção humana. Nós criamos uma estrutura para redefinição de objetivos hápticos passivos, chamado redirecionamento háptico, que utiliza o domínio da visão, quando os nossos sentidos conflitam. Com o redirecionamento háptico, um único suporte físico pode proporcionar percepções táteis passivas para vários objetos virtuais. Nós apresentamos três abordagens para alinhar dinamicamente os objetos físicos e virtuais: manipulação do mundo, manipulação do corpo e uma técnica híbrida que combina a manipulação do mundo e do corpo. Os resultados do estudo indicam que todas as nossas técnicas de redirecionamento háptico melhoraram a sensação de presença, quando comparado ao controle 3D à base de varinha típico de objetos virtuais. Além disso, nosso redirecionamento háptico híbrido alcançou os mais altos índices de satisfação e de presença ao mesmo tempo limitando os efeitos colaterais visíveis durante a interação.
Microsoft Research
A experiência parece ter uma implementação relativamente simples já que não exige muito mais hardware do que um kit para RV com óculos, um botão sobre a mesa, e um dispositivo para a mão com bolinhas para permitir que uma câmera estilo Kinect montada no alto capture a posição dela no espaço e o software resultante da pesquisa.
Quando eu digo simples, entenda como algo que não precise desenvolver um hardware específico totalmente novo para produzir uma versão comercial do experimento (como ocorre com boa parte das soluções de direção de veículos autônomos, por exemplo), o que agilizaria e viabilizaria obtermos uma versão "háptica" do Minecraft para PC, X-Box ou PlayStation em um futuro próximo.
A seguir uma versão estendida (4min32s)do experimento dá mais detalhes do que pode ser feito para criar essa ilusão de tato para o Minecraft. Para quem quiser descarregar e assistir vídeos mais rapidamente, indo direto ao ponto desejado, recomendo usar essa extensão para o Chrome.
Resta saber se enganar os sentidos de maneira tão anti-natural não traria efeitos colaterais previsíveis como enjoos, tonturas e dores de cabeça (ou crises de eplepsia e desmaios, em casos mais raros e graves). Ou mesmo recomendações do tipo "não dirigir ou operar máquinas e pessoas por até duas horas após utilizar esse produto". Quem saber até usar esse tipo de interface possa desenvolver a inteligência (uma ou mais delas) ou desenvolver um novo sentido X-man ao jogador. É um campo todo novo de explorações. Who knows?
Fonte: Haptic Retargeting: Dynamic Repurposing of Passive Haptics for Enhanced Virtual Reality Experiences
[Visto no Brasil Acadêmico]
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