O que você não sabe sobre o casamento

Compartilhar

Uma dica: não tente ganhar um Oscar de melhor atriz.

Nesta 'talk' engraçada e casual do TEDx, a escritora Jenna McCarthy compartilha pesquisa surpreendente de como casamentos (especialmente casamentos felizes) realmente funcionam.


Todo ano, somente nos Estados Unidos, 2.077.000 casais tomam a decisão legal e espiritual de passar o resto de suas vidas juntos ... (Risadas) e não fazer sexo com outro alguém, nunca mais.



Ele compra um anel, ela compra um vestido. Eles saem às compras para todos os tipos de coisas. Ela o leva a Arthur Murray para aulas de dança. E o grande dia chega. E eles se apresentam diante de Deus, da família e de um sujeito com o qual o pai dela negociou uma vez, e juram que nada, nem pobreza abjeta, nem doenças fatais, nem miséria extrema, jamais serão o menor empecilho para seu amor e devoção eternos.

(Risadas)

Esses dois canalhas otimistas prometem honrar e estimar um ao outro através dos problemas, e das crises de meia-idade e um ganho de peso cumulativo de 25 quilos, até o dia muito distante em que um deles finalmente descansa em paz. Sabem, porque não consegue mais ouvir o ronco. E ficam estupidamente bêbados e atiram bolo no rosto um do outro e dançam a "Macarena", e nós estaremos lá, presenteando-os com toalhas e torradeiras, tomando bebidas de graça e jogando arroz neles toda vez -- ainda que saibamos, estatisticamente, que metade deles estará divorciada em uma década.

(Risadas)

É claro, a outra metade não estará, certo? Eles continuarão esquecendo datas de comemoração, e discutindo onde passar as férias e questionando de que forma o papel higiênico deveria desenrolar da bobina. E alguns deles ainda estarão curtindo a companhia um do outro quando nenhum deles puder mais mastigar alimentos sólidos.

E os pesquisadores querem saber por quê. Quero dizer, vejam, não é preciso um estudo com placebo e controle duplo cego para imaginar o que faz um casamento não funcionar. Desrespeito, tédio, tempo demais no Facebook, fazer sexo com outras pessoas. Mas você pode ter exatamente o oposto de todas essas coisas -- respeito, entusiasmo, interrupção de conexão da Internet, monogamia indiferente -- e ainda assim a coisa pode desandar ladeira abaixo. Então, o que acontece quando não desanda? O que as pessoas que conseguem ficar juntas até quando são enterradas lado a lado têm em comum? O que estão fazendo certo? O que podemos aprender com elas? E se você está feliz dormindo sozinho, por que deveria interromper o que está fazendo e transformar no trabalho de sua vida o ato de procurar aquela pessoa especial que você pode irritar para o resto de sua vida?

Bem, os pesquisadores gastam bilhões de dólares de impostos tentando descobrir isso. Eles espreitam casais felizes e estudam cada um de seus movimentos e maneirismos. E tentam apontar com exatidão o que é que os separa de seus vizinhos e amigos infelizes. E acontece que, as histórias de sucesso compartilham algumas similaridades, na verdade, além do 'eles não fazem sexo com outras pessoas'.

Por exemplo, nos casamentos mais felizes, a esposa é mais magra e mais atraente que o marido. (Risadas) Óbvio, certo. É óbvio que isso conduz à felicidade conjugal porque nós, mulheres, damos grande importância ao ser magra e atraente, enquanto que os homens se importam principalmente com sexo... idealmente com mulheres que são mais magras e mais atraentes do que eles. O encanto dessa pesquisa, entretanto, é que ninguém está sugerindo que as mulheres têm que ser magras para ser felizes, temos apenas que ser mais magras que nossos companheiros. Assim, em vez de todas aquelas dietas e exercícios laboriosos, precisamos apenas esperar que eles engordem, talvez, fazer algumas tortas. Esta é uma boa informação para se ter, e não é tão complicada.

A pesquisa também sugere que os casais mais felizes são aqueles que focam itens positivos. Por exemplo, a esposa feliz. Ao invés de apontar a barriga crescente do marido ou sugerir que ele vá correr, ela poderia dizer: "Uau, querido, obrigada por sair da linha e me fazer relativamente mais magra." Esses são casais que podem encontrar o lado bom em qualquer situação. "É, foi devastador quando perdemos tudo naquele incêndio, mas é legal dormir aqui fora debaixo das estrelas, e é bom que você tenha acumulado toda essa gordura corporal para nos manter aquecidos."

Um de meus estudos favoritos descobriu que quanto mais disposto o marido estiver para fazer serviços de casa, mais sua esposa o achará atraente. Porque precisamos de um estudo que nos dissesse isso. Eis o que acontece aqui. Quanto mais atraente ela o acha, mais eles fazem sexo; quanto mais eles fazem sexo, mais agradável ele é para ela; quanto mais agradável ele é para ela, menos ela o chateia por deixar toalhas úmidas sobre a cama -- e, por fim, eles vivem felizes para sempre. Em outras palavras, homens, pode ser que queiram uma qualificação no departamento doméstico.

Aqui vai um outro interessante. Um estudo descobriu que pessoas que sorriem em fotografias da infância são menos prováveis de ter um divórcio. Este é um estudo real, e deixem-me esclarecer. Os pesquisadores não estavam olhando para documentos de auto-avaliação da felicidade na infância ou estudando jornais velhos. Os dados foram baseados inteiramente em se as pessoas pareciam felizes nessas fotografias. Bem, não sei quantos anos vocês têm, mas quando eu era criança, seus pais tiravam fotos com um tipo especial de câmera que continha algo chamado filme, e, por Deus, o filme era caro. Eles não tiravam 300 fotos de você nesses vídeos digitais rápidos e escolhiam a mais simpática, a de sorriso mais bonito para o cartão de Natal. Ah, não. Eles vestiam você, alinhavam você, e você sorria para a porcaria da câmera como eles lhe disseram ou podia esquecer a festa de aniversário. Ainda assim, tenho uma pilha enorme de fotos de uma falsa infância feliz e estou satisfeita que elas tornam menos provável que eu me divorcie do que algumas pessoas.

Assim, o que mais você pode fazer para proteger seu casamento? Não ganhe um Oscar de melhor atriz. (Risadas) Falo sério. Bette Davis, Joan Crawford, Halle Berry, Hillary Swank, Sandra Bullock, Reese Witherspoon, todas se separaram logo depois de levar a estátua para casa. Na verdade, chamam isso de praga do Oscar. É o beijo da morte no casamento e algo que deveria ser evitado.

E não é só estrelar filmes com sucesso que é perigoso. Acontece que simplesmente assistir a uma comédia romântica faz a satisfação do relacionamento afundar. (Risadas) Aparentemente, a amarga constatação de que poderia, talvez, ter acontecido conosco, mas obviamenete não aconteceu e provavelmente nunca acontecerá, faz nossas vidas parecer insuportavelmente cruéis em comparação. E, teoricamente, suponho que se optamos por um filme no qual alguém é brutalmente assassinado ou morre num acidente de carro horrível, é mais provável que saiamos daquele cinema nos sentindo como se estivéssemos muito bem.

Ingerir álcool, parece, é ruim para seu casamento. É. Não posso lhes dizer mais nada sobre essa porque parei de ler na manchete. Mas aqui está uma assustadora: divórcio é contagioso. Está certo -- quando você tem um casal amigo que se separa, isso aumenta suas chances de se divorciar em 75 por cento. Bem, tenho que dizer que não entendo mesmo essa. Meu marido e eu vimos muitos amigos dividirem seus bens e então se debaterem por terem nossa idade e estarem solteiros numa época de mensagens de texto eróticas, de Viagra e do 'site' de relacionamento eHarmony. E acho que eles fizeram mais pelo meu casamento do que uma vida inteira de terapia poderia ter feito.

Agora vocês devem estar imaginando, por que alguém se casa afinal? Bem, o governo federal dos Estados Unidos registra mais de uma centena de benefícios legais para ser o cônjuge de alguém -- uma lista que inclui visitas noturnas na prisão, mas, felizmente, vocês nunca precisarão dessa. Mas além dos extensos privilégios federais, pessoas casadas ganham mais dinheiro. Somos mais saudáveis, física e emocionalmente. Temos crianças mais felizes, mais estáveis e mais bem sucedidas. Temos mais sexo do que nossos supostos amigos animados e solteiros -- acreditem ou não. Até mesmo vivemos mais, o que é um argumento muito convincente para casar com alguém de quem você gosta muito em primeiro lugar.

Agora, se você atualmente não sente a alegria da devolução de impostos numa declaração conjunta, não posso lhe dizer como encontrar uma pessoa adorável que tenha aproximadamente o tamanho e a atração ideais, que prefira filmes de terror e não tenha muitos amigos pairando à beira do divórcio, mas posso encorajá-lo a tentar, porque os benefícios, como ressaltei, são significativos. O ponto essencial é, esteja você procurando ou não por ele, acredito que o casamento é uma instituição que vale a pena buscar e proteger. Então, espero que usem a informação que lhes dei hoje para sopesar suas qualidades pessoais contra seus fatores de risco.

Por exemplo, em meu casamento, diria que estou ok. De um lado, tenho um marido que é irritantemente magro e incrivelmente bonito. Então, obviamente, vou precisar engordá-lo. E, como eu disse, temos aqueles amigos divorciados que podem secreta ou subconscientemente estar tentando nos separar. Assim, temos que manter um olho nisso. E nós realmente gostamos de um coquetel ou dois. De outro lado, tenho aquela coisa da foto da falsa feliz. E também, meu marido faz muita coisa em casa, e, com alegria, nunca mais veria outra comédia romântica em toda sua vida

Então, tenho todas essas coisas a meu favor. Apenas para prevenir, planejo trabalho extra para não ganhar um Oscar tão logo. E para o bem de seus relacionamentos, eu os encorajaria a fazer o mesmo. Vejo vocês no bar.

(Aplausos)

Fonte:
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,618,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: O que você não sabe sobre o casamento
O que você não sabe sobre o casamento
Uma dica: não tente ganhar um Oscar de melhor atriz.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvTNOCeAgPt-0_PyUc1Mec_t4osU9YuVimktAjiJ1Vl3esM_yPFQklFtxX1ekEHEbT70qGeKioaDxuxxa05Vc9r7vaKt1vbmf4AE10nfkYwnc0apJZ2W07OK-xbKo2ca3q5F_b9ug1dXY/s320/jenna.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvTNOCeAgPt-0_PyUc1Mec_t4osU9YuVimktAjiJ1Vl3esM_yPFQklFtxX1ekEHEbT70qGeKioaDxuxxa05Vc9r7vaKt1vbmf4AE10nfkYwnc0apJZ2W07OK-xbKo2ca3q5F_b9ug1dXY/s72-c/jenna.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2016/02/o-que-voce-nao-sabe-sobre-o-casamento.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2016/02/o-que-voce-nao-sabe-sobre-o-casamento.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo