Quantos universos existem?

Compartilhar:

Quantos universos tem o multiverso?

O fato de ninguém saber a resposta para esta pergunta é o que a torna excitante. A história da Física tem sido de compreensão, continuamente crescente, da imensa escala da realidade. Chegámos ao ponto em que os físicos estão agora a postular que talvez possa haver muitos mais universos para além do nosso. Chris Anderson explora as implicações emocionantes desta ideia.


Às vezes, quando estou em um longo voo, contemplo todas aquelas montanhas e desertos e tento entender como a Terra é vasta. E então me lembro de um objeto que vemos todos os dias, em que caberiam, literalmente, um milhão de Terras.



O sol parece incrivelmente grande, mas no grande esquema das coisas, é uma picada de agulha. Uma de 400 bilhões de estrelas da Via Láctea, que você pode ver como uma névoa branca e pálida através do céu em uma noite clara. E fica pior.

Talvez haja 100 bilhões de galáxias detectáveis por telescópio, então, se cada estrela fosse do tamanho de um grão de areia, só a Via Láctea teria estrelas suficientes para encher de areia uma faixa de praia de 9 x 9m e 90cm de profundidade. E não há na Terra praias o suficiente para representar todas as estrelas do universo. Tal praia continuaria por literalmente centenas de milhões de quilômetros.

Santo Stephen Hawking, é muita estrela! Mas ele e outros físicos, agora, acreditam em uma realidade inimaginavelmente maior. Quero dizer, as 100 bilhões de galáxias ao alcance de nossos telescópios são provavelmente uma minúscula fração do total.

O próprio espaço está se expandindo em um ritmo acelerado. A grande maioria das galáxias está se separando de nós tão rapidamente que, talvez, a luz delas nunca nos alcance. Ainda assim, nossa realidade física aqui na Terra está intimamente conectada a essas galáxias distantes e invisíveis.

Podemos pensar nelas como parte do nosso universo. Elas formam um edifício único e gigante, obedecendo às mesmas leis físicas e são feitas dos mesmos tipos de átomos, elétrons, prótons, quarks e neutrinos, dos quais somos feitos você e eu.

Contudo, teorias recentes na física, incluindo a chamada teoria das cordas, estão nos dizendo que podem existir outros incontáveis universos, construídos por diferentes tipos de partículas, com diferentes propriedades, obedecendo à diferentes leis. A maioria desses universos nunca poderiam sustentar vida, e poderiam existir e inexistir em um nanosegundo, mas, combinados, formam um vasto multiverso de possíveis universos, em até 11 dimensões, exibindo maravilhas além da nossa mais louca imaginação. E a principal versão da teoria das cordas prediz um multiverso constituído de10 elevado a 500 universos.

É um 1 seguido de 500 zeros, um número tão vasto que se cada átomo em nosso universo observável tivesse seu próprio universo e todos os átomos em todos esses universos tivessem seus próprios universos, e você repetisse isso por mais dois ciclos, ainda teria uma ínfima fração do total chamada, um trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de trilionésimo.

Mas mesmo este número é minúsculo comparado a outro número: infinito. Alguns físicos pensam que o contínuo espaço-tempo é literalmente infinito, e contém um número infinito dos chamados 'universos de bolso' com propriedades variáveis.

E seu cérebro, como está? Mas, a teoria quântica acrescenta um novo desdobramento. Quero dizer, ficou provado que a teoria é verdadeira, mas é desconcertante interpretá-la.

E alguns físicos pensam que você só consegue entendê-la se imaginar que um número imenso de universos paralelos esta surgindo a todo instante, e muitos desses universos seriam bem parecidos com o mundo em que vivemos, incluindo múltiplas cópias de você mesmo. Em um universo assim, você se formaria com honras e casaria com a pessoa dos nossos sonhos. Em um outro, não seria bem assim.

Há, ainda, alguns cientistas que diriam: que bobagem. A única resposta significativa para quantos universos existem é: um, somente um universo. E uns poucos filósofos e místicos podem argumentar que até o nosso próprio universo é uma ilusão. Portanto, como pode ver, não há consenso sobre esta questão, não há mesmo. O que sabemos é: a resposta está entre zero e infinito.

Bem, penso que sabemos uma coisa: É uma época bem legal para estudarmos física. Podemos estar passando pela maior mudança de paradigma no conhecimento já vista pela humanidade.

Fonte: TED-Ed
[Visto no Brasil Acadêmico]

COMMENTS

BLOGGER: 5
  1. Bom, por tudo que já vi e revi sobre este tema, eu tenho minha própria opinião. Eu acho que para nós, um segundo é muito pouco tempo, mas para uma micro organismo minúsculo, isso é muito tempo! e para os organismos dentro do micro organismo, isso é quase uma eternidade.
    Eu penso que cada átomo de toda e qualquer matéria é um universo, eu penso que a cada piscada de olho que damos, estamos interferindo em inúmeros universos. Penso que nós da terra, que estamos no sistema solar, que estamos na Via Láctea, que estamos no grupo local de galaxias, e que estamos no universo ainda desconhecido pelo homem, tudo isso está dentro de um átomo, que faz parte de outro organismo que existe ou está deixando de existir em um tempo que para nós é incalculável ou incompreensível.
    Talvez o universo esteja acabando, mas como a luz das galaxias mais distantes demora bilhões de anos para chegar a Terra, nós humanos nunca saberemos a veracidade disto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Who knows? Talvez, no futuro, possamos viajar em dobras espaciais ou buracos de minhoca de Schwarzschild (ou pontes de Einstein-Rosen) e ir até os confins do universo de nossa dimensão e ver o que se passa em suas franjas. São possibilidades previstas teoricamente e, portanto, passam a ser um cenário possível. Com a IA ainda poderemos construir a infra-estrutura necessária em um tempo muito menor do que nossa linearidade atual poderia projetar. Talvez nem morreremos mais (no sentido tradicional). Podemos estar no limiar de uma mudança de paradigma que responderá essas perguntas enquanto outras, a desafiar semi-deuses, vão ser postas no lugar.

      Excluir
  2. Tenho 7 anos de idade apenas , e nossos corpo humanos podem ser um universo e os atomos da gente podem ser as galaxias e que são os atomos dos atomos dos atomos , então oque eu quero dizer e que ese nosso universo e apenas um homem enois somos os atomos dele i esse homem e um atomo de um outro homem traduzindo nosso universso ebem grande , mais creio eu que esse universso Tem um fim agora como ele sera e oque eu não sei mais o que e ofim do universso ?? Como o fim dele pode ser visto ou com oque ele parece parece parece com uma parede e esse for uma parede uque a depois dela kkkkk nossa acho que ele não tem fim afinal com que o fim se parece o fim parece uque para vc ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7 anos? E acordado uma hora dessas? :D Parabéns pelas reflexões. Com o que sabemos hoje esse universo dentro de átomos pode até ser considerado como analogia mas provavelmente não teria formas de vidas nem inteligência. Apenas energia e partículas. Nosso universo poderá talvez se expandir e acabar apenas como uma imensidão fria. A borda do universo ainda estaria se espandindo e se você estivesse lá e olhasse para seu limite veria tudo preto. Mas o próprio tempo não existiria na borda e imagino que se você jogasse um raio laser na borda do universo ele iria chegar só até na borda que talvez esteja se expandindo em alta velocidade (talvez na velocidade da luz). Como se você estivesse dentro de um balão preto que estivesse se expandindo. E o que tem depois da parede? Talvez outros balões de outros universos. Ainda esperamos que a sua geração venha responder essas perguntas. Boa noite!

      Excluir
  3. pode ser que exista mais que infinitoinfinitoinfinito... universos ou resultados de realidades na verdade diante do multiverso infinito pode até ser um numero pequeno , pode até ser que eu esteja errado exista só 1 mesmo vai saber só no futuro talvez descobriremos , nós somos apenas resultados de algo muito vasto.

    ResponderExcluir
Deixe suas impressões digitais aqui...

/fa-cloud/ Nuvem de Categorias_

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,18,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,3,Agropecuária,1,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,1,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,6,Android,3,Animação,46,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,147,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,24,Ativismo,25,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,23,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,15,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,248,Computação,80,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,45,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,2,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,10,Desenvolvimento de jogos,7,Design,25,Design Instrucional,5,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,172,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,36,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,59,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,106,Editoração Eletrônica,1,Educação,327,Educação a Distância,142,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,40,Entrevista,83,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,65,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,19,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,22,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,39,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,4,Freeware,66,Futebol,38,Futurologia,76,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,38,Geofísica,1,Geografia,51,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,77,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,35,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,185,HIV,1,Hololens,1,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,208,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,5,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,2,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,46,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,177,Inspiração,1,Inteligência Artificial,93,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,9,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,68,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,54,Livro,56,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,68,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,75,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,468,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,102,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,67,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,43,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,13,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,15,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,81,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,62,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,27,Poítica,1,Politica,5,Política,285,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,16,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,50,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,265,Psicologia Animal,23,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,18,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,43,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,36,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,2,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,96,Roda Viva,45,Roma,4,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,483,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,20,Segurança,116,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,28,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,534,Tecnologia da Informação,28,TED,384,TED-Ed,38,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,4,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,5,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,17,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,927,Vídeos 360,1,Violência,4,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,134,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,1,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Quantos universos existem?
Quantos universos existem?
Quantos universos tem o multiverso?
http://3.bp.blogspot.com/-CaS36wnSxeU/VqBlUAl60CI/AAAAAAAAjRw/XCbb4Bjjw_Q/s400/tededMultiverso.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-CaS36wnSxeU/VqBlUAl60CI/AAAAAAAAjRw/XCbb4Bjjw_Q/s72-c/tededMultiverso.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2016/01/quantos-universos-existem.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2016/01/quantos-universos-existem.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy