Nos últimos 12 anos, LaToya Rubi Frazier fotografou amigos, vizinhos e familiares em Braddock, na Pensilvânia. Embora a cidade do aço ultima...
Nos últimos 12 anos, LaToya Rubi Frazier fotografou amigos, vizinhos e familiares em Braddock, na Pensilvânia. Embora a cidade do aço ultimamente tenha sido aclamada como um exemplo da "revitalização do Cinturão da Manufatura," as imagens de Frazier contam uma história diferente, do impacto real da desigualdade e da toxicidade ambiental. Nesta poderosa palestra curta, a TED membro compartilha um olhar profundamente pessoal de um mundo muitas vezes invisível.
Assista esta palestra do TED com legendas em português e veja a transcrição a seguir.
Ao longo do antigo caminho do rio Monongahela, Braddock, na Pensilvânia, encontra-se na região leste do condado de Allegheny, aproximadamente 15 km de distância de Pittsburgh.
Um subúrbio industrial, Braddock é o lar da primeira siderúrgica de Andrew Carnegie, a Edgar Thomson Works. Em operação desde 1875, é a última usina siderúrgica em funcionamento na região. Durante 12 anos, produzi retratos colaborativos, naturezas-mortas, paisagens e vistas aéreas com o objetivo de construir um arquivo visual para endereçar a intersecção da indústria siderúrgica, do meio ambiente, e o impacto do sistema de saúde sobre os corpos da minha família e da comunidade.
A tradição e principal narrativa de Braddock é majoritariamente composta por histórias de industriais e sindicatos. Atualmente, a nova narrativa sobre Braddock, um exemplo para a revitalização do "Cinturão da Manufatura" é uma história de pioneiros urbanos descobrindo uma nova fronteira. A mídia de massa tem omitido o fato de que Braddock é predominantemente negra. A nossa existência tem sido cooptada, silenciada e apagada.
Quarta geração de uma linhagem de mulheres, eu fui criada sob a proteção e cuidados da vovó Ruby, distante da Rua Oito na Avenida Washington, 805. Ela trabalhou como gerente para a Goodwill. Mamãe era uma auxiliar de enfermagem. Ela viu as siderúrgicas fecharem e a fuga dos brancos para subúrbios em desenvolvimento. Na época que a minha geração andava pelas ruas, a falta de investimento em nível local, estadual e federal, infra-estrutura corroídas, e a guerra contra as drogas desmontou minha família e comunidade.
Gramps, o padastro da avó Ruby, foi um dos poucos homens negros a se aposentar da fábrica Carnegie com sua pensão. Ele trabalhou sob altas temperaturas, demolindo e reconstruindo fornos, limpando metal derramado e clínquer. A história de um lugar está escrita no corpo e na paisagem. Áreas de trânsito de caminhões pesados, expostos ao benzeno metais atomizados, com risco de câncer e lúpus. Cento e vinte e três camas licenciadas, 652 funcionários, programas de reabilitação dizimados. Um processo de discriminação habitacional contra o condado de Allegheny removeu o que uma vez foi o conjunto residencial Talbot Towers. Um novo rezoneamento em prol de indústrias mais leves tem então aparecido. As imagens do Google Maps e Google Earth ocultam o desperdício inflamável sendo usado para enxotar a família Bunn de sua casa e sua terra. Em 2013, eu fretei um helicóptero com minhas câmeras para documentar esta expropriação agressiva. No voo, minha observação revelou milhares de pacotes de plástico branco, propriedade de uma indústria de conservação que afirma ser ecologicamente correta e recicla milhões de pneus para preservar a vida das pessoas e para melhorar suas vidas.
Meu trabalho faz uma espiral do nível micro ao macro, escavando histórias escondidas. Recentemente no Museu de Arte de Seattle, Isaac Bunn e eu montamos esta exposição, e ela foi utilizada como uma plataforma para lançar a voz dele. Com a reivindicação da nossa narrativa, continuaremos a lutar contra a destruição da história e a desigualdade socioeconômica.
Obrigada.
(Aplausos)
Fonte: TED
[Visto no Brasil Acadêmico]
Assista esta palestra do TED com legendas em português e veja a transcrição a seguir.
Ao longo do antigo caminho do rio Monongahela, Braddock, na Pensilvânia, encontra-se na região leste do condado de Allegheny, aproximadamente 15 km de distância de Pittsburgh.
Um subúrbio industrial, Braddock é o lar da primeira siderúrgica de Andrew Carnegie, a Edgar Thomson Works. Em operação desde 1875, é a última usina siderúrgica em funcionamento na região. Durante 12 anos, produzi retratos colaborativos, naturezas-mortas, paisagens e vistas aéreas com o objetivo de construir um arquivo visual para endereçar a intersecção da indústria siderúrgica, do meio ambiente, e o impacto do sistema de saúde sobre os corpos da minha família e da comunidade.
A tradição e principal narrativa de Braddock é majoritariamente composta por histórias de industriais e sindicatos. Atualmente, a nova narrativa sobre Braddock, um exemplo para a revitalização do "Cinturão da Manufatura" é uma história de pioneiros urbanos descobrindo uma nova fronteira. A mídia de massa tem omitido o fato de que Braddock é predominantemente negra. A nossa existência tem sido cooptada, silenciada e apagada.
Quarta geração de uma linhagem de mulheres, eu fui criada sob a proteção e cuidados da vovó Ruby, distante da Rua Oito na Avenida Washington, 805. Ela trabalhou como gerente para a Goodwill. Mamãe era uma auxiliar de enfermagem. Ela viu as siderúrgicas fecharem e a fuga dos brancos para subúrbios em desenvolvimento. Na época que a minha geração andava pelas ruas, a falta de investimento em nível local, estadual e federal, infra-estrutura corroídas, e a guerra contra as drogas desmontou minha família e comunidade.
Gramps, o padastro da avó Ruby, foi um dos poucos homens negros a se aposentar da fábrica Carnegie com sua pensão. Ele trabalhou sob altas temperaturas, demolindo e reconstruindo fornos, limpando metal derramado e clínquer. A história de um lugar está escrita no corpo e na paisagem. Áreas de trânsito de caminhões pesados, expostos ao benzeno metais atomizados, com risco de câncer e lúpus. Cento e vinte e três camas licenciadas, 652 funcionários, programas de reabilitação dizimados. Um processo de discriminação habitacional contra o condado de Allegheny removeu o que uma vez foi o conjunto residencial Talbot Towers. Um novo rezoneamento em prol de indústrias mais leves tem então aparecido. As imagens do Google Maps e Google Earth ocultam o desperdício inflamável sendo usado para enxotar a família Bunn de sua casa e sua terra. Em 2013, eu fretei um helicóptero com minhas câmeras para documentar esta expropriação agressiva. No voo, minha observação revelou milhares de pacotes de plástico branco, propriedade de uma indústria de conservação que afirma ser ecologicamente correta e recicla milhões de pneus para preservar a vida das pessoas e para melhorar suas vidas.
Meu trabalho faz uma espiral do nível micro ao macro, escavando histórias escondidas. Recentemente no Museu de Arte de Seattle, Isaac Bunn e eu montamos esta exposição, e ela foi utilizada como uma plataforma para lançar a voz dele. Com a reivindicação da nossa narrativa, continuaremos a lutar contra a destruição da história e a desigualdade socioeconômica.
Obrigada.
(Aplausos)
Fonte: TED
[Visto no Brasil Acadêmico]
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