A tecnologia usada é bem simples, mas muito inventiva. Também chama a atenção o fato de privilegiar a coletividade contrapondo-se ao individ...
A tecnologia usada é bem simples, mas muito inventiva. Também chama a atenção o fato de privilegiar a coletividade contrapondo-se ao individualismo.
O jogo de corrida de carro não é muito diferente dos jogos mais simples que andaram pelos fliperamas brasileiros na mesma época (quando o máximo que se tinha em termos de console doméstico era um Atari 2600).
Resgatar os jogos dos anos da Guerra Fria é o objetivo do Museu Subterrâneo de Arcade Games Soviéticos. Conforme relatou Connal Hughes, redator do site Kotaku, que visitou o porão da Universidade Técnica Estatal de Moscou em 2010 e escreveu um artigo, com inúmeras fotos do local.
No bem trabalhado site do museu é possível até ver as máquinas desmontadas, além de poder testar alguns jogos online.
Algo me chamou a atenção sobre os jogos eletrônico tipo "arcade" feitos na Rússia durante esse périodo histórico (quando houve um distanciamento cultural muito grande do ocidente).
Os jogos não tinham placares de recordes. Ou seja, não se valorizava o desempenho individual. Mas fora isso os jogos até que eram inventivos.
Como um jogo de tiro bem simples que misturava componentes eletrônicos e eletro-mecânicos chamado “Morskoi Boi” (Batalha Marítima, em tradução livre). Nele, o jogador atira torpedos que viajavam através da caixa do videogame como lâmpadas cujo as luzes se alternavam levando o tiro a "atingir" navios que se movimentavam como patinhos em estandes de tiro. Ou seja, de certa forma, o jogo tem profundidade (quase 3D, se não fosse pelos barquinhos chapados) e os efeitos visuais, quando o tiro acerta, são bastante convincentes (considerando ser um jogo analógico). Outros jogos são similares aos nossos antigos jogos "arcade", como o de corrida de carros chamado “Магистраль” (Magistral) o qual é bastante semelhante ao Gran Prix do Atari 2600. Outros, como o "arcade" que exibe placas de trânsito (tem pinta de ser um jogo educativo) ou o "game" dos tanques em miniatura, podem fazer valer a visita ao bunker dos jogos soviéticos quando você for a Moscou. Você não pretende ir a Moscou? Nem eu. Mas a turma responsável pelo museu colocou a versão em Flash de alguns jogos online para que você também possa experimentar a sensação de testar esses joguinhos retrô. Para testar o “Morskoi Boi” (Batalha Marítima) clique AQUI. Para correr no “Магистраль” (Magistral) acesse AQUI (para 1 jogador) ou AQUI para desafiar um colega. Para o test drive do Auto Rally acesse AQUI. Para experimentar o Gorodki acesse AQUI. Apesar dos jogos dessa época serem pouco sofisticados, quando comparados com as superproduções lúdicas de hoje, não é bom subestimar a criatividade dos russos em matéria de desenvolvimento de games. Basta lembrar que foram eles que criaram o viciante Tetris. Responsável por muitas horas improdutivas no capitalismo ocidental.Repka Silomer (algo como Teste de Força do Nabo) - Máquina baseada em uma estória infantil russa chamada "O Nabo Gigante" onde uma família planta um nabo que cresce tanto que o velho avô tenta arrancar e não consegue, depois a velha avó também não consegue. Então a netinha puxa o nabo, depois o gato ajuda, o cão e finalmente, com a ajuda do camundongo o nabo é arrancado. Pois nesse jogo dependendo da força que você emprega para arrancar o "nabo", você é relacionado ao camundongo, o cão, o gato, a menina...
Você sabia?Para saber mais é bom visitar o site do museu que "quebra um galho" em inglês (possui versão em outros idiomas, como o espanhol, mas nada em português) mas é completo mesmo em russo. Lá você pode ter uma boa ideia do acervo. Fonte: Museum of Soviet arcade machines - versão em inglês do site do museu. Kokatu(via Geek) Tetris - Wikipedia [Via BBA]
- Que o nome Tetris faz referência ao fato das peças que caem durante o jogo serem formadas por 4 blocos?
- Embora reconhecido como autores, Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov não receberam direitos autorais pelo jogo, porque lucro era um conceito sem sentido no sistema comunista. Afinal, tudo pertencia ao Estado. A Nintendo acabou ficando com o direitos de comercialização do jogo no ocidente.
Adorei sua pesquisa!
ResponderExcluirRealmente, temos que reconhecer o que os russos conseguiram fazer naquela época.
Não podemos comparar com os jogos que temos hoje. É outra época, outros recursos.
Cada "ismo" com suas contribuições.
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