TED: O poder secreto do sorriso

Compartilhar

Ron Gutman queria ter super-poderes para mudar o mundo. Descobriu que um simples sorriso é uma força poderosa e altamente contagiosa.

Ron Gutman queria ter super-poderes para mudar o mundo. Descobriu que um simples sorriso é uma força poderosa e altamente contagiosa.



Quando era pequeno, sempre quis ser um super-herói. Queria salvar o mundo e tornar toda a gente feliz. Mas eu sabia que precisaria de super-poderes para tornar os meus sonhos realidade. Por isso, costumava embarcar em viagens imaginárias para encontrar objetos intergaláticos do planeta Krypton, o que era muito divertido, mas não alcançava grandes resultados.

Quando cresci e percebi que a ficção científica não era uma boa fonte de super-poderes, decidi antes embarcar numa viagem de ciência real, para encontrar uma verdade mais útil.


Comecei a minha viagem na Califórnia com um estudo longitudinal de 30 anos na Universidade da Califórnia, Berkley, que examinava as fotografias de alunos num livro de curso antigo e tentava medir o sucesso e bem-estar de cada um ao longo da sua vida. Medindo o seu sorriso de quando eram estudantes, os investigadores eram capazes de prever quão feliz e duradouro seria o casamento da pessoa estudada, quantos pontos obteria em testes estandardizados de bem-estar e quão inspiradora seria para os outros.

Num outro livro de curso, tropecei na fotografia de Barry Obama. Quando vi a sua fotografia pela primeira vez, pensei que estes super-poderes vinham do seu super-colarinho. Mas agora sei que estava tudo no seu sorriso.


Outro momento surpreendente surgiu numa pesquisa de 2010, da Universidade Estadual de Wayne, que observou cartões de basebol anteriores a 1950 de jogadores da Liga Principal. Os investigadores descobriram que a medida do sorriso dos jogadores podia realmente prever a medida da sua longevidade. Jogadores que não sorriam nas fotografias viviam uma média de apenas 72,9 anos, ao passo que jogadores com sorrisos radiantes viviam uma média de quase 80 anos.



A boa notícia é que nós, na realidade, nascemos sorrindo. Usando uma tecnologia de ultra-sons em 3D, podemos agora ver que os bebês em desenvolvimento parecem sorrir, mesmo no útero. Quando nascem, os bebês continuam sorrindo, de início, principalmente quando dormem. E mesmo bebês cegos sorriem ao som da voz humana. Sorrir é uma das expressões mais básicas e biologicamente uniformes em todos os humanos.

Em estudos conduzidos na Papua Nova Guiné, Paul Ekman, o investigador na área das expressões faciais mais famoso do mundo, descobriu que até os membros da tribo Fore, que não tinham qualquer ligação à cultura Ocidental, e eram também conhecidos pelos seus estranhos rituais canibais, identificavam sorrisos com descrições de situações da mesma forma que vocês e eu o faríamos. Portanto, de Papua Nova Guiné a Hollywood, de caminho para a arte moderna em Pequim, nós sorrimos frequentemente, e sorrimos para exprimir alegria e satisfação.

Quantas pessoas, aqui, nesta sala, sorriem mais do que 20 vezes por dia? Levantem a mão, se for o caso. Oh, muito bem! Fora desta sala, mais de um terço das pessoas sorri mais de 20 vezes por dia, ao passo que menos de 14 por cento sorri menos de 5 vezes. De fato, os que têm os super-poderes mais espantosos são realmente as crianças, que sorriem 400 vezes por dia.

Alguma vez pensaram porque é que estar com crianças, que sorriem tão frequentemente, vos faz sorrir mais? Um estudo recente da Universidade de Uppsala, na Suécia, descobriu que é muito difícil franzir a testa quando olhamos para alguém que está sorrindo. Vocês perguntam: por quê?

Porque o sorriso é evolutivamente contagioso, e suprime o controle que habitualmente temos sobre os nossos músculos faciais. Imitar um sorriso e senti-lo fisicamente ajuda-nos a compreender se o nosso sorriso é falso ou real, de forma a podermos compreender o estado emocional de quem sorri.


Num recente estudo sobre o mimetismo feito na Universidade de Clermont-Ferrand, em França, era pedido às pessoas que distinguissem se um sorriso era real ou falso, enquanto seguravam um lápis na boca para reprimir os músculos utilizados quando sorrimos. Sem o lápis, as pessoas eram excelentes julgadoras, mas com o lápis na boca, quando não conseguiam imitar o sorriso que viam, a sua capacidade de julgamento ficava prejudicada.



Além de teorizar sobre evolução, na "Origem das Espécies", Charles Darwin também escreveu a teoria da resposta da expressão facial. A sua teoria defende que o próprio ato de sorrir faz com que nos sintamos realmente melhor -- em vez de o sorriso ser meramente um resultado de nos sentirmos bem.

Até a simulação de uma emoção tende a fazê-la surgir em nossas mentes. -  C. Darwin, 1872

Neste estudo, Darwin citou um neurologista francês, Guillaume Duchenne, que usava choques eléctricos nos músculos faciais para induzir e estimular sorrisos. Por favor, não tentem isto em casa.


Num estudo alemão análogo, os investigadores usaram imagens de ressonância magnética para medir a actividade cerebral antes e depois de injetarem Botox para imobilizar os músculos do sorriso. Os resultados corroboraram a teoria de Darwin porquanto mostraram que a resposta facial modifica o processamento neural do conteúdo emocional no cérebro de uma forma que nos ajuda a sentir melhor quando sorrimos. Sorrir estimula o sistema de recompensa do nosso cérebro de uma maneira que até o chocolate - um reconhecido indutor de prazer - não consegue igualar.



Investigadores ingleses descobriram que um sorriso pode gerar o mesmo nível de estimulação cerebral de até 2.000 barras de chocolate. (Risos) Esperem. O mesmo estudo descobriu que sorrir é tão estimulante como receber até 16.000 libras esterlinas em dinheiro. É como um sorriso de 25.000 dólares. Nada mau. E pensem nisto do seguinte modo: 25.000 vezes 400 - bastantes crianças, por aí, sentem-se como Mark Zuckerberg todos os dias.


E, diferentemente de grandes quantidades de chocolate, grandes quantidades de sorriso podem melhorar a vossa saúde. Sorrir pode ajudar a reduzir o nível de hormonas que aumentam o stress, como o cortisol, a adrenalina e a dopamina, aumentar o nível das hormonas que melhoram o humor, como a endorfina, e reduzir, em geral, a pressão arterial.

E, como se isso não fosse suficiente, sorrir pode ainda ser agradável aos olhos dos outros.

Um estudo recente da Universidade do Estado da Pennsylvania descobriu que quando sorrimos não só parecemos ser mais simpáticos e delicados, como realmente parecemos ser mais competentes.
Eu nunca entenderei tudo de bom que um simples sorriso pode conquistar. - Madre Tereza
Por isso, sempre que quiserem ter bom aspecto e parecer competentes, reduzir o stress ou melhorar o vosso casamento, ou sentirem-se como se tivessem comido uma grande quantidade de chocolate de grande qualidade - sem incorrer no respectivo custo calórico - ou como se tivessem encontrado 25.000 dólares no bolso de um casaco antigo que já não usavam há uma eternidade, ou sempre que quiserem ganhar um super-poder que vos ajudará e a todos os que vos rodeiam a viver uma vida mais longa, mais saudável e feliz, sorriam.

(Aplausos)

:D[Via BBA]

Comentários

BLOGGER: 2
  1. War, ótimo post. Gostei muito...

    Sorrir, também na minha opinião, pode melhorar muitas coisas: o ambiente em que se está, o humor de outra pessoa, o seu dia...
    É realmente uma terapia.
    E, não há como, não sorrir para uma pessoa que sorri para você.
    Sorrir, é tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,45,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,7,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Angola,1,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,34,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,16,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,41,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,220,Cinema,69,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,273,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,6,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,18,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,19,Desenvolvimento de jogos,17,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,33,Design Instrucional,18,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,188,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,30,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,89,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,415,Educação a Distância,188,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,30,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,ESMPU,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,59,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,24,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,14,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,20,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,119,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,46,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,94,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,3,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,11,Gestão de Projetos,23,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Golpe de Estado,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,Henry Ford,1,História,216,HIV,1,Hololens,2,homenagem,46,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,213,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,57,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,57,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,205,Inspiração,1,Inteligência Artificial,160,intercâmbio,1,Interface,205,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,166,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,5,Jogos educativos,19,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,72,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,564,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,130,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,85,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,12,Metodologia Científica,58,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,60,Militar,16,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moçambique,1,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,96,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,10,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,9,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,7,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,260,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,322,Polônia,1,Portugal,9,português,20,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,283,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,6,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,52,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,621,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,128,Segurança da Informação,69,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,22,Sociedade,5,Sociologia,54,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,67,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,599,Tecnologia da Informação,29,TED,446,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,13,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,9,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,UNESCO,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,988,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,160,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: TED: O poder secreto do sorriso
TED: O poder secreto do sorriso
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5vck2QFJWTgFSxiVUU4wPt__0-NbCWD9jwxCZKwx7Lt45SNgSSo6dlGkZ9RTk2CrJvemwbV8kXIV7z-ZnkO9M71Oh1AHxm16wnLDh6YZt_m3kn5gvhaDqp_ryZVx2wsBiR1Nni3ZZWJ-s/s320/r1.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5vck2QFJWTgFSxiVUU4wPt__0-NbCWD9jwxCZKwx7Lt45SNgSSo6dlGkZ9RTk2CrJvemwbV8kXIV7z-ZnkO9M71Oh1AHxm16wnLDh6YZt_m3kn5gvhaDqp_ryZVx2wsBiR1Nni3ZZWJ-s/s72-c/r1.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2011/05/ted-o-poder-secreto-do-sorriso.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2011/05/ted-o-poder-secreto-do-sorriso.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo