Rory Sutherland: Lições de vida de um publicitário

Compartilhar

Pode a publicidade agregar valor a um produto tanto quanto alterar o próprio produto? Os vinhos mais caros são os melhores? Saiba mais sobre...

Pode a publicidade agregar valor a um produto tanto quanto alterar o próprio produto?
Os vinhos mais caros são os melhores? Saiba mais sobre o efeito placebo aplicado ao marketing. Neste vídeo bem humorado.


Clique em View subtitles para ver as opções de legenda



Esse é mais uma boa palestra apresentada no TEDGlobal 2009. A transcrição a seguir é feita por voluntários do TED: Eduardo Caraver traduziu e Belucio Haibara revisou:

É a minha primeira vez no TED. Como publicitário eu geralmente falo no "TED do Mal", que é a organização secreta irmã do TED que paga as contas. É a cada dois anos em Mianmar. Me lembro de um discurso muito bom de Kim Jong II sobre como fazer jovens voltarem a fumar. (Risos)

Mas, ocorreu-me após anos trabalhando no meio, que o que criamos na publicidade, que é o valor intangível -- podemos chamar de valor percebido, ou talvez valor emblemático, valor subjetivo, valor intangível de algum modo -- tem uma má reputação. Pensando nisso, se quisermos viver num mundo em que haja menos bens materiais, basicamente temos duas opções. Ou vivemos num mundo mais pobre, o que as pessoas em geral não gostam. Ou podemos viver num mundo onde o valor intangível constitui a maior parte do valor total, e o valor intangível, de muitas formas é um substituto muito bom de se dedicar trabalho ou recursos limitados na criação de coisas.

Um exemplo. Este é o trem que liga Londres e Paris. O problema foi entregue a um grupo de engenheiros, há cerca de 15 anos: "Como podemos melhorar a viagem para Paris?" E eles encontraram uma solução de engenharia muito boa, que foi gastar seis bilhões de libras construindo novas pistas de Londres até à costa, e cortando 40 minutos de uma viagem de três horas e meia.




Me chamem de detalhista, sou só um publicitário... ...mas me parece um tanto pouco criativo melhorar uma viagem de trem apenas tornando-a mais curta. Qual seria o custo de oportunidade hedonista de gastar seis bilhões de libras naqueles trilhos?

Esta é a minha sugestão ingênua de publicitário:

Deviam ter contratado os melhores supermodelos homens e mulheres, para andar distribuindo garrafas de Chateau Petrus de graça durante toda a viagem. Mesmo assim, sobraria três bilhões de libras de troco, e as pessoas ainda pediriam para demorar mais!


Outra pergunta ingênua de publicitário. E isto mostra que engenheiros, médicos, cientistas em geral, têm uma obsessão em resolver os problemas da realidade, quando na verdade, após um nível básico de riqueza, a maioria dos problemas acaba sendo de percepção. Então vou fazer outra pergunta.

O que há de errado com os placebos? Parecem-me fantásticos. Têm desenvolvimento barato. Funcionam extremamente bem. Não têm efeitos colaterais. ou então são imaginários e podemos ignorá-los com segurança.


Bom, estava discutindo isto e vi o blog Marginal Revolution da Tyler Cowen. Alguém lá sugeria estender este conceito, e criar uma educação placebo. A questão é que a educação não funciona nos ensinando coisas. Ela funciona na verdade nos dando a impressão de que tivemos uma educação muito boa, nos fazendo sentir uma autoconfiança insana, que nos torna muito bem sucedidos na vida futura. Portanto, bem-vindos a Oxford, senhoras e senhores. (Risos) (Aplausos)

Mas, na verdade, o ponto da educação placebo é interessante. Quantos problemas na vida podem ser resolvidos apenas consertando a nossa percepção, ao invés daquele negócio chato, trabalhoso e bagunçado de tentar mudar a realidade? Um grande exemplo da história. Ouvi isso atribuído a vários outros reis, mas depois de alguma pesquisa histórica parece que foi Frederico o Grande. Frederico o Grande da Prússia queria muito que os alemães adotassem e comessem batata. Porque ele percebeu que se tivesse duas fontes de carboidratos, trigo e batata, haveria menos volatilidade no preço do pão. E teria um risco muito menor de escassez, porque passaria a ter duas safras para recorrer.

O único problema era que a batata, se for pensar, é bem estranha. Além disso, os prussianos do século 18 comiam muito pouco vegetais -- bem parecido com os escoceses de hoje. (Risos) Por isso, ele tentou torná-la obrigatória. Os camponeses disseram, “Não podemos dar essa droga nem para os cachorros. São absolutamente repugnantes e não prestam." Há até registros de pessoas executadas por recusarem-se a plantar batata.

Ele tentou o plano B. Tentou a solução de marketing, ele declarou a batata como sendo um vegetal real. E que só a família real poderia comer. E ele plantou uma horta real de batatas, com guardas instruídos para vigiar a horta, dia e noite, mas com instruções secretas para não vigiarem tão bem.

No século XVIII, os camponeses conheciam uma regra muito clara na vida: se algo merece ser vigiado, então merece ser roubado.


Não demorou para ter uma grande plantação clandestina de batatas na Alemanha. O que ele efetivamente fez foi reformular a ideia de batata. Isso foi uma verdadeira obra prima.

Eu contei essa estória e um cavalheiro da Turquia veio e me disse, "Muito bom marqueteiro esse Frederico o Grande. Mas não comparado com Ataturk." Ataturk, assim como Nicolas Sarkozy, foi muito perspicaz ao desencorajar o uso do véu, para modernizar a Turquia.

Pessoas sem graça teriam simplesmente banido o véu. Mas isso resultaria em propinas horríveis e uma resistência infernal. Ataturk era um pensador lateral. Ele tornou obrigatório o uso do véu pelas prostitutas.


Não posso confirmar, mas não importa tanto. Aí está seu problema ambiental resolvido, a propósito pessoal: Molestadores de crianças condenados têm de dirigir um Porsche Cayenne. (Risos) O que Ataturk percebeu são duas coisas fundamentais. A primeira é que, na verdade, todo o valor é relativo. Todo o valor é valor percebido.



Para aqueles que não falam espanhol, “jugo de naranja” – é espanhol. Porque isso não é o dólar. É o peso em Buenos Aires. Muito espertos estes ambulantes resolveram praticar discriminação de preços para o prejuízo dos turistas gringos. Como um publicitário, tenho de admirar isso.

Mas a primeira coisa é que todo o valor é subjetivo. O segundo ponto é que a persuasão é ainda melhor que a compulsão. Estes sinais engraçados nos mostram a velocidade, alguns dos novos, embaixo à direita, agora mostram uma carinha sorrindo ou triste, para agir como um gatilho emocional. O que é fascinante é que estes sinais custam 10 vezes menos do que as cameras de velocidade convenvionais. Mas previnem o dobro de acidentes. A coisa bizarra que é desconsertante aos economistas convencionais, classicamente treinados, é que aquela carinha sorridente tem um efeito melhor em mudar seu comportamento do que uma multa de 60 libras e três pontos na carteira.

Pequeno detalhe de economia comportamental:

Na Itália, os pontos vão ao contrário. Você começa com 12 e eles vão sendo retirados. Porque descobriram que a aversão à perda tem uma influência maior no comportamento das pessoas. Na Grã-Bretanha tendemos a achar: "Boa! Ganhei mais três!"


Não na Itália.

Outro caso fantástico de criação de valor intangível para substituir valor real ou material que, lembrem-se, é aquilo que afinal, o movimento ambientalista precisa defender: Este caso passa-se também na Prússia, em 1812 ou 1813 eu acho, Os prussianos ricos eram encorajados a entregar todas suas jóias para ajudar na Guerra contra a França. E elas eram substituídas por réplicas feitas de ferro fundido. Aqui há exemplos: "Eu dei ouro por ferro, 1813." O interessante é que durante 50 anos depois, as jóias de maior status na Prússia não eram feitas de ouro ou diamantes. Eram feitas de ferro fundido. Porque na verdade, não importa o valor intrínseco real de ter uma jóia de ouro. Na verdade há um valor simbólico, emblemático. Ele dizia que sua família fez um grande sacrifício no passado.

O equivalente na nossa época seria isto:

Eu dei Hummer por híbrido.


Mas, assim como temos os produtos Veblen, onde valor do produto depende do quão raro e caro ele é -- existem coisas opostas aonde o valor depende no fato de serem universais, sem classe e minimalísticos.

Se pensarem nisso, o Shakerismo foi um movimento proto-ambiental. Adam Smith fala da América do século XVIII onde a proibição de ostentação de riqueza era tão forte, que quase bloqueou a economia da Nova Inglaterra, porque nem os agricultores ricos tinham como gastar seu dinheiro, sem que os vizinhos ficassem incomodados. É perfeitamente possível criar este tipo de pressão social que levariam à sociedades mais igualitárias.

Também é interessante, se olharmos estes produtos que têm uma grande componente daquilo que podemos chamar de mensagem de valor, um grande componente de valor intangível, versus valor intrínseco: Eles são muitas vezes bem igualitários.

Falando de roupas, o jeans talvez seja um bom exemplo de algo que substitui o valor material pelo valor simbólico. Coca-cola. Alguns aqui podem ser um bando de comunistas e podem não gostar da empresa Coca-Cola. Mas vale a pena lembrar o que Andy Warhol apontou.

O que Warhol falou sobre a Coca foi que "O que eu gosto mesmo na Coca-Cola é que o presidente dos Estados Unidos não pode arranjar uma Coca-Cola melhor que o mendigo da esquina."


Agora, quando pensamos nisso, não damos muito valor, foi realmente um feito notável produzir algo que é tão democrático.

Agora, mudaremos nosso ponto de vista um pouco. Existe uma visão de que o valor real envolve fazer coisas, envolve trabalho. Envolve engenharia. Envolve matérias primas limitadas. E o que adicionamos em volta é meio falso. É uma versão falsa. E há uma razão para desconfiança e incerteza sobre isto. Isso tem a ver com a propaganda.

Porém, o que nós temos agora é um ecossistema de diversas mídias propício para criar esse tipo de valor. E é muito mais justo.



Este era basicamente o ambiente de mídia da minha infância quando cresci traduzido em comida Você tinha um fornecedor monopolista. Temos Rupert Murdoch, ou a BBC na esquerda. (Risos) E na direita você tem um público dependente que é pateticamente grato por tudo que recebe. (Risos)

Atualmente o usuário está realmente envolvido. Isso é o chamamos de “conteúdo gerado pelo usuário" no mundo digital. Embora seja chamado de agricultura, no mundo dos alimentos. (Risos) Isto é chama-se "mash-up", onde você pega conteúdo que outro produziu e faz algo novo com ele. No mundo dos alimentos chamamos de cozinhar. Esta é a comida 2.0 Que é o alimento produzido para compartilhar com os outros. Esta é a comida móvel. Ingleses são muito bons nisso. Peixe e fritas no jornal, o Cornish Pastie, a torta, o sanduíche. Nós inventamos o pacote todo. Não somos muito bons com comida, os italianos fazem ótima comida, mas não são tão portáveis. (Risos)

Eu só aprendi outro dia que o Duque de Sandwich não inventou o sanduíche. Ele inventou a torrada, mas Duque da Torrada seria um nome ridículo. (Risos)

Finalmente, temos a comunicação contextual. A razão para eu mostrar o Pernod -- é só um exemplo. Todo país tem sua bedida alcólica contextual. Na França é o Pernod. Tem um sabor maravilhoso dentro deste país. Mas é horroroso se tomar em outro lugar. (Risos) Unicum é húngaro, por exemplo. Os gregos conseguiram produzir algo chamado Retsina, que mesmo na Grécia tem um gosto medonho. (Risos)

Há tanta comunicação contextual agora que a capacidade de influenciar pessoas, para dar-lhes melhor informação -- B. J. Fogg, na Universidade de Stanford, argumenta que o telefone celular é -- “tecnologia persuasiva”, ele cunhou a expressão. Ele acredita que o celular, por ser específico em localização, contextual, oportuno e imediato, é simplesmente a tecnologia mais persuasiva já inventada.

Agora, se temos todo esse ferramental disponível, simplesmente temos que nos perguntar, e Thaler e Sunstein perguntaram, como podemos usá-las com mais inteligência. Vou dar um exemplo. Se você tivesse um grande botão vermelho como este na parede da sua casa, e toda vez que você o apertasse, economizaria 50 dólares, e guardaria na sua poupança, você economizaria muito mais. A razão é que a interface fundamentalmente determina o comportamento. Ok?

Bom, o marketing fez um ótimo trabalho criando oportunidades para a compra impulsiva. Mas nunca criamos a oportunidade para economizar impulsivamente. Se fizéssemos, mais pessoas economizariam mais. É simplesmente uma questão de alterar a interface pela qual as pessoas decidem. E aí a própria natureza das decisões muda. Óbvio que eu não quero que as pessoas façam isso, porque como publicitário eu tendo a reconhecer poupanças como consumismo desnecessariamente adiado. (Risos) Mas se alguém quisesse fazer isso, esse é o tipo de coisas que deveríamos pensar na verdade: oportunidades fundamentais para mudar o comportamento humano.

Eu tenho um exemplo do Canadá, Tinha um jovem estagiário na Ogilvy Canada chamado Hunter Somerville, que trabalhava com improvisação em Toronto, e arrumou um emprego de meio período em publicidade, e recebeu a tarefa de anunciar Shreddies. Este é o mais perfeito exemplo de criação de valor agregado intangível, sem a mínima alteraração no produto. Shreddies é um cereal integral estranho, quadrado, Disponível apenas na Zova Zelândia, Canadá e Grã-Bretanha. Deve ser o modo da Kraft de recompensar lealdade à coroa. (Risos) Trabalhando em como relançar Shreddies, Ele apareceu com isso.



Video: (Alarme) Homem: Shreddies devia ser quadrado. (Risos)

Mulher
: Algum desses em forma de diamante saiu? (Risos)

Voz
: Novo cereal Diamond Shreddies. Os mesmos 100 por cento trigo integral em um delicioso formato diamante. (Aplausos)

Não estou certo que este não seja o exemplo mais perfeito de criação de valor intangível. Tudo que é preciso São fótons, neurônios, e uma ótima ideia para criar isso. Eu diria que isso é trabalho de gênio. Mas, naturalmente, você não pode fazer esse tipo de coisa sem um pouco de pesquisa de mercado.



Homem
: Então, Shreddies está elaborando um novo produto, Que é algo muito excitante para eles. Estão lançando o novo Diamond Shreddies. (Risos) Eu só quero ver suas primeiras impressões quando vocês verem isso, Quando você vê a caixa de Diamond Shreddies. (Risos)

Mulher: Não são quadrados?
Mulher 2: Estou um pouco confusa.
Mulher 3: Eles parecem os quadrados.

Homem: Eles – é, pura questão de aparência. Mas é tipo virar um seis ou um nove como um seis. Se você virar parece um nove. Mas um seis é muito diferente de um nove.

Mulher 3: Ou ou “M” e um “W”. Homem: Um “M” e um “W”, exatamente.

Homem 2: [inseguro] Parece que você só girou em volta das pontas. Mas quando você olha tem uma aparência mais interessante.

Homem: Só prove um deles. Pegue o quadrado primeiro, aqui. (Risos)
Homem: Qual você prefere?
Homem 2: O primeiro.

Homem: O primeiro? (Risos)

Agora, naturalmente um debate violento. Haviam (SIC) elementos conservadores no Canadá, sem surpresas, que realmente se ressentiram dessa mudança. Então, eventualmente, os fabricantes chegaram a uma concessão mútua, que foi um pacote combo. (Risos) (Aplausos) (Risos)



Se acham engraçado, saibam que há uma organização chamada "Associação Americana de Economia do Vinho", que pesquisa extensivamente a percepção das coisas, e descobre que exceto para entre talvez cinco ou dez por cento dos maiores conhecedores, não há correlação entre qualidade e prazer no vinho, exceto quando se fala quão caro ele é, nesse caso eles tendem a aproveitar mais os mais caros. Então tome vinho às cegas no futuro.

Isto é histericamente engraçado, mas penso numa questão filosófica importante, que é, daqui para frente, nós precisaremos mais deste tipo de valor. Precisamos gastar tempo apreciando aquilo que já existe, e menos tempo agonizando sobre o que mais poderemos fazer.

Duas citações para quase acabar.

Poesia é quando você faz coisas novas parecerem familiares e coisas familiares novas.


Que não é uma definição ruim sobre o que é nosso trabalho, ajudar as pessoas a apreciarem o que não é familiar, mas também apreciar mais, e colocar um valor muito mais alto em coisas que já existem. Existem algumas evidências, a propósito, que coisas como redes sociais ajudam nisto. Porque ajudam as pessoas a compartilharem notícias. Elas dão valor para as pequenas atividades triviais do dia a dia. Então, elas reduzem a necessidade de gastar muito dinheiro em exposição, e aumentam esta sensação de prazer que você pode ter com a menor e mais simples coisa da vida. O que é mágico.

A segunda frase é a segunda citação de G.K. Chesterton que faço nesta palestra, que é,

Estamos morrendo por falta de admiração, não por falta de maravilhas


o que acho que para qualquer um envolvido com tecnologia, é a maior verdade. Para finalizar: Quando colocamos valor em coisas como a saúde, amor, sexo e outras coisas, e aprendemos a colocar um valor significativo naquilo que desconsiderávamos por ser meramente intangível, invisível, percebemos que somos muito mais ricos do que imaginávamos. Muito obrigado!


Fonte: TED

Comentários

BLOGGER: 1
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,618,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Rory Sutherland: Lições de vida de um publicitário
Rory Sutherland: Lições de vida de um publicitário
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRuXNBsUVXWx3CtIexLk7SfWzE0kqMJugkQGMWY86pBXxzwluM4zvPVrKD-TV5YWrN9Lv5ptfKOYrSXocJMed-yCKTxoP3cI5qI5rA0hLgBiJXHYGMCdAOgnCrHjEk_xB3fN9Q8lfZf77l/s400/eurostar.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRuXNBsUVXWx3CtIexLk7SfWzE0kqMJugkQGMWY86pBXxzwluM4zvPVrKD-TV5YWrN9Lv5ptfKOYrSXocJMed-yCKTxoP3cI5qI5rA0hLgBiJXHYGMCdAOgnCrHjEk_xB3fN9Q8lfZf77l/s72-c/eurostar.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2010/09/rory-sutherland-licoes-de-vida-de-um.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2010/09/rory-sutherland-licoes-de-vida-de-um.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo