A publicidade já faz uso da readidade aumentada (RA) em ritmo acelerado. Mas todos os dias surgem outras aplicações nessa área associadas a ...
A publicidade já faz uso da readidade aumentada (RA) em ritmo acelerado. Mas todos os dias surgem outras aplicações nessa área associadas a câmera, mapas, jogos etc. Todavia, não parece ser nada fácil criar um aplicativo de RA sem profundos conhecimentos de computação gráfica e programação. Pensando nisso, dois brasileiros criaram o EZFLAR. Um gerador de realidade aumentada online feito com com software livre. Assim, tudo o que você vai precisar é de uma webcam para interagir com o seu próprio aplicativo de RA.
No Brasil, o Bradesco aposta fundo nessa tecnologia para promover seus produtos e associar uma imagem de vanguarda para a marca. Na recente turnê do Cirque du Soleil havia um quiosque do banco onde uma atendente entregava cartões com imagens que quando apresentadas para uma câmera exibia um jogo simples onde você deveria conduzir um trampolim evitando que acrobatas se esborrachassem no chão. Enquanto isso, a atendente ficava explicando sobre o portfólio de produtos do Banco. Foi informado na ocasião que era possível continuar brincando em casa acessando o site da promoção.
Outra investida da empresa foi feita através da empresa Insula Comunicação que em parceria com a Maya desenvolveu um aplicativo para iPhone chamado Presença que, ao apontar a câmera do aparelho para o horizonte, exibia sobre a imagem as agências e caixas eletrônicos que porventura existisse na região. A medida que a câmera se deslocasse, os ícones referentes às agências e caixas eletrônicos se atualizariam a posição sobre a imagem do visor. O aplicativo também informa a distância que o usuário do iPhone está do estabelecimento conforme o usuário se desloque, atualizando em tempo real.
Agora, se você deseja fazer as suas próprias experiências basta acessar o site do EZFlar e testar essa ferramenta que é super fácil de usar.
Basta vocês fazer o upload de fotos, imagens 3D, vídeos e até mesmo sons (nos formatos aceitos pela aplicação) e associá-los com até 5 "carinhas" (smiles) presentes no site.
Depois é só publicar a sua aplicação RV, imprimir as carinhas e apontá-las para a webcam e curtir o resultado. As imagens aparecerão sobre as carinhas e é possível até configurar a aplicação para navegar para um site ou exibir posts do seu Twitter (o que falhou nos testes, como você pode notar pelas imagens) ou mesmo exibir algum texto sob a imagem. Tudo bem explicadinho por imagens (o site é em inglês mas as gravuras são bem fáceis de entender).
Outra interessante peça publicitária transmídia que lançou mão da RA foi o site We Are Autobots que transforma você em um robô do filme do Transformer. Para tanto é necessário baixar e instalar um plug-in na sua máquina.
Já o francês 5 Gum permite que você vire um DJ e até grave um clipe com sua apresentação cheia de efeitos visuais e sonoros. Assim você poderá se sentir o próprio Jean Michel Jarre.
No console PlayStation 3 (PS3) da Sony, temos vários jogos que se valem da tecnologia como o Tomagoshi da realidade aumentada: o surpreendente Eye Pet. Ou mesmo jogos como Creature Project ou o Trials of Topoq, onde seus movimentos com as mãos no ar são detectados pela câmera e fundem seus gestos com a dinâmica do jogo. Ou ainda o The Eye of Judgement onde monstros são evocados e surgem até sobre suas mãos (e podem até reagir a petelecos dados por você sobre os personagens).
Um dos mais memoráveis é o Creature Project, onde sua imagem parece fundir-se com o jogo projetando sombra e reflexos no cenário enquanto seus movimentos corporais carregam "blurbs" como se bolinhas em um Aquaplay gigante.
Na vanguarda da RA nos console de videogame está em curso o desenvolvimento de projetos de controles como o Project Natal (Microsoft) e o Motion Controller (Sony) que permitirão jogos interativos em RA com muito mais precisão na detecção dos movimentos.
Update: A BMW desenvolve um sistema com óculos especiais que mostrará como reparar os carros da marca indicando o procedimento diretamente sobre a peça.
Para experimentar o EZFLAR acesse esse exemplo (é necessário uma webcam e imprimir os cartões com as "carinhas" antes).
Fonte: Info, Olhar Digital, Realidade Aumentada - Brasil Acadêmico
No Brasil, o Bradesco aposta fundo nessa tecnologia para promover seus produtos e associar uma imagem de vanguarda para a marca. Na recente turnê do Cirque du Soleil havia um quiosque do banco onde uma atendente entregava cartões com imagens que quando apresentadas para uma câmera exibia um jogo simples onde você deveria conduzir um trampolim evitando que acrobatas se esborrachassem no chão. Enquanto isso, a atendente ficava explicando sobre o portfólio de produtos do Banco. Foi informado na ocasião que era possível continuar brincando em casa acessando o site da promoção.
Outra investida da empresa foi feita através da empresa Insula Comunicação que em parceria com a Maya desenvolveu um aplicativo para iPhone chamado Presença que, ao apontar a câmera do aparelho para o horizonte, exibia sobre a imagem as agências e caixas eletrônicos que porventura existisse na região. A medida que a câmera se deslocasse, os ícones referentes às agências e caixas eletrônicos se atualizariam a posição sobre a imagem do visor. O aplicativo também informa a distância que o usuário do iPhone está do estabelecimento conforme o usuário se desloque, atualizando em tempo real.
Agora, se você deseja fazer as suas próprias experiências basta acessar o site do EZFlar e testar essa ferramenta que é super fácil de usar.
Basta vocês fazer o upload de fotos, imagens 3D, vídeos e até mesmo sons (nos formatos aceitos pela aplicação) e associá-los com até 5 "carinhas" (smiles) presentes no site.
Depois é só publicar a sua aplicação RV, imprimir as carinhas e apontá-las para a webcam e curtir o resultado. As imagens aparecerão sobre as carinhas e é possível até configurar a aplicação para navegar para um site ou exibir posts do seu Twitter (o que falhou nos testes, como você pode notar pelas imagens) ou mesmo exibir algum texto sob a imagem. Tudo bem explicadinho por imagens (o site é em inglês mas as gravuras são bem fáceis de entender).
Outra interessante peça publicitária transmídia que lançou mão da RA foi o site We Are Autobots que transforma você em um robô do filme do Transformer. Para tanto é necessário baixar e instalar um plug-in na sua máquina.
Já o francês 5 Gum permite que você vire um DJ e até grave um clipe com sua apresentação cheia de efeitos visuais e sonoros. Assim você poderá se sentir o próprio Jean Michel Jarre.
No console PlayStation 3 (PS3) da Sony, temos vários jogos que se valem da tecnologia como o Tomagoshi da realidade aumentada: o surpreendente Eye Pet. Ou mesmo jogos como Creature Project ou o Trials of Topoq, onde seus movimentos com as mãos no ar são detectados pela câmera e fundem seus gestos com a dinâmica do jogo. Ou ainda o The Eye of Judgement onde monstros são evocados e surgem até sobre suas mãos (e podem até reagir a petelecos dados por você sobre os personagens).
Um dos mais memoráveis é o Creature Project, onde sua imagem parece fundir-se com o jogo projetando sombra e reflexos no cenário enquanto seus movimentos corporais carregam "blurbs" como se bolinhas em um Aquaplay gigante.
Na vanguarda da RA nos console de videogame está em curso o desenvolvimento de projetos de controles como o Project Natal (Microsoft) e o Motion Controller (Sony) que permitirão jogos interativos em RA com muito mais precisão na detecção dos movimentos.
Update: A BMW desenvolve um sistema com óculos especiais que mostrará como reparar os carros da marca indicando o procedimento diretamente sobre a peça.
Para experimentar o EZFLAR acesse esse exemplo (é necessário uma webcam e imprimir os cartões com as "carinhas" antes).
Fonte: Info, Olhar Digital, Realidade Aumentada - Brasil Acadêmico
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