Já mostramos aqui jogos que usam dessa forma de interação que já existe desde 1990. Mas, só mais recentemente com o avanço do hardware para ...
Já mostramos aqui jogos que usam dessa forma de interação que já existe desde 1990. Mas, só mais recentemente com o avanço do hardware para capturar as imagens e renderizá-las em tempo real é que essa tecnologia começa a se popularizar e a crescer em número de aplicações.
Realidade Aumentada (RA ou Augmented Reality, AR) é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico.
O princípio é até simples. Uma câmera rastreia códigos na imagem, que podem estar impressos como figurinhas, e esses códigos acionam um programa que cria os padrões tridimensionais sobre a imagem captada.
Certamente que uma definição mais ampla poderia incluir também os outros sentidos. Não só a visão.
Por exemplo, a atração acústica Touched Echo possibilita ao visitante ouvir sons de um borbadeio aéreo ocorrido em 13 de fevereiro de 1945 ao ar livre, bastando encostar seus cotovelos em uma grade e o som é transmitido através de seus ossos. O aparato se encontra disponível no Brühl’s Terrace em Dresden, Alemanha (na antiga Alemanha Oriental) e serve como museu ao céu aberto. Se o visitante pudesse passear livremente escutando o ruído vindo da direção de cada fonte sonora, isso seria um "aumento" das informações da realidade transportando o usuário para outro tempo sem "deixar" este.
Assim vemos que podemos transitar do ambiente real até a realidade virtual passando por gradações conhecidas por realidade misturada. Desta forma, a realidade aumentada passa a ser um caso específico da Realidade Misturada.
O Jornal da Globo, através de sua coluna eletrônica Conecte, trouxe o assunto à baila através desta interessante reportagem.
Nela vemos exemplos de uso como cards para colecionar e brincar, livros eletrônicos, infográficos animados tridimensionais, publicidade, arquitetura, medicina e mostra que aplicação é o que não falta.
O jogo Levelhead, desenvolvido por Julian Oliver para GNU/Linux, utiliza essa técnica.
O objetivo é passar por 3 fases (cada fase pertence a um cubo) usando sua memória visual (algo como um cubo de Rubik mais sofisticado). O desafio é conduzir o personagem até a saída no menor tempo possível.
O jogo não é comercializado e pode ser obtido gratuitamente na internet para que você mesmo monte os cubos. O que vem sendo chamado de print and play.
Já o programa Beyond Tomorrow mostrou que na cidade de Basel, Suíça, existe um roteiro para ser explorado portando uma aparelhagem de realidade aumentada com vários sensores (até nas palmilhas dos calçados), câmera e projetor acoplados em um óculos. Tudo ligado a um sistema GPS e computador portátil acomodado em uma mochila. A vestimenta é estranha, e certamente há muito a ser desenvolvido em matéria de conforto e praticidade. Contudo, o tour pela cidade compreende alguns pontos turísticos históricos que são reconhecidos com a ajuda do GPS e exibem para o visitante uma janela para o passado projetando sobre a construção atual como era a construção em uma determinada época. Uma mistura de um imersivo museu ao ar livre com arqueologia virtual, e tudo animado e renderizado em tempo real.
Mas você não precisa ir até Basel para experimentar a realidade aumentada. Você pode experimentar a RA em vários sites online. Para isso, normalmente você deverá ter o visualizador Flash instalado em seu browser (navegador) e uma webcam.
Depois é só imprimir um marcador para ser reconhecido pela aplicação através da webcam e permitir o acesso da aplicação à sua câmera.
Para imprimir um marcador de exemplo basta acessar AQUI e imprimir a figura(é necessário um programar para abrir o arquivo PDF).
Depois que liberar o acesso à camera (cuja imagem deve aparecer no quadro abaixo) basta mostrar a figura para sua webcam. Depois é só controlar o helicóptero com as setas do teclado.
Grant Skinner desenvolveu um efeito de fogo em tudo que se move na frente da câmera. Também fez um efeito de neve se acumulando naquilo que ficar parado.
Pegando fogo pela webcam
Pelo menos você terá mais o que fazer com sua webcam. :-P
Outros sites para exemplos online de uso de realidade aumentada.
Bibliotecas para realidade aumentada - RealidadeAumentada.com.br
Quer tentar criar os seus marcadores de realidade aumentada? Tente esse tutorial sobre o FlarToolKit para iniciantes (em inglês).
Fonte: RealidadeAumentada.com.br,Sony Motion Controller, Jogo The Eye of Judgement, Eye Pet, levelHead, vivaolinux, RealidadeVirtual.com.br
Realidade Aumentada (RA ou Augmented Reality, AR) é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico.
O princípio é até simples. Uma câmera rastreia códigos na imagem, que podem estar impressos como figurinhas, e esses códigos acionam um programa que cria os padrões tridimensionais sobre a imagem captada.
Eu não posso imaginar como mover todos esses prédios ou todas as estruturas desse modo com um teclado ou interagir com um mouse se eu posso fazer isso com as mãos!
Gonzalo Martinez, diretor de pesquisa da Autodesk
Certamente que uma definição mais ampla poderia incluir também os outros sentidos. Não só a visão.
Por exemplo, a atração acústica Touched Echo possibilita ao visitante ouvir sons de um borbadeio aéreo ocorrido em 13 de fevereiro de 1945 ao ar livre, bastando encostar seus cotovelos em uma grade e o som é transmitido através de seus ossos. O aparato se encontra disponível no Brühl’s Terrace em Dresden, Alemanha (na antiga Alemanha Oriental) e serve como museu ao céu aberto. Se o visitante pudesse passear livremente escutando o ruído vindo da direção de cada fonte sonora, isso seria um "aumento" das informações da realidade transportando o usuário para outro tempo sem "deixar" este.
Assim vemos que podemos transitar do ambiente real até a realidade virtual passando por gradações conhecidas por realidade misturada. Desta forma, a realidade aumentada passa a ser um caso específico da Realidade Misturada.
O Jornal da Globo, através de sua coluna eletrônica Conecte, trouxe o assunto à baila através desta interessante reportagem.
Nela vemos exemplos de uso como cards para colecionar e brincar, livros eletrônicos, infográficos animados tridimensionais, publicidade, arquitetura, medicina e mostra que aplicação é o que não falta.
O jogo Levelhead, desenvolvido por Julian Oliver para GNU/Linux, utiliza essa técnica.
O objetivo é passar por 3 fases (cada fase pertence a um cubo) usando sua memória visual (algo como um cubo de Rubik mais sofisticado). O desafio é conduzir o personagem até a saída no menor tempo possível.
O jogo não é comercializado e pode ser obtido gratuitamente na internet para que você mesmo monte os cubos. O que vem sendo chamado de print and play.
Já o programa Beyond Tomorrow mostrou que na cidade de Basel, Suíça, existe um roteiro para ser explorado portando uma aparelhagem de realidade aumentada com vários sensores (até nas palmilhas dos calçados), câmera e projetor acoplados em um óculos. Tudo ligado a um sistema GPS e computador portátil acomodado em uma mochila. A vestimenta é estranha, e certamente há muito a ser desenvolvido em matéria de conforto e praticidade. Contudo, o tour pela cidade compreende alguns pontos turísticos históricos que são reconhecidos com a ajuda do GPS e exibem para o visitante uma janela para o passado projetando sobre a construção atual como era a construção em uma determinada época. Uma mistura de um imersivo museu ao ar livre com arqueologia virtual, e tudo animado e renderizado em tempo real.
Mas você não precisa ir até Basel para experimentar a realidade aumentada. Você pode experimentar a RA em vários sites online. Para isso, normalmente você deverá ter o visualizador Flash instalado em seu browser (navegador) e uma webcam.
Depois é só imprimir um marcador para ser reconhecido pela aplicação através da webcam e permitir o acesso da aplicação à sua câmera.
Para imprimir um marcador de exemplo basta acessar AQUI e imprimir a figura(é necessário um programar para abrir o arquivo PDF).
Depois que liberar o acesso à camera (cuja imagem deve aparecer no quadro abaixo) basta mostrar a figura para sua webcam. Depois é só controlar o helicóptero com as setas do teclado.
Grant Skinner desenvolveu um efeito de fogo em tudo que se move na frente da câmera. Também fez um efeito de neve se acumulando naquilo que ficar parado.
Pelo menos você terá mais o que fazer com sua webcam. :-P
Outros sites para exemplos online de uso de realidade aumentada.
Bibliotecas para realidade aumentada - RealidadeAumentada.com.br
Quer tentar criar os seus marcadores de realidade aumentada? Tente esse tutorial sobre o FlarToolKit para iniciantes (em inglês).
Fonte: RealidadeAumentada.com.br,Sony Motion Controller, Jogo The Eye of Judgement, Eye Pet, levelHead, vivaolinux, RealidadeVirtual.com.br
Estou precisando de eu, mesmo gerar meus marcadores a partir de jpg, swf e imagens em 3D tem como me mostrar o caminho?
ResponderExcluirObrigado.Meu e-mail e leandro.n2006@hotmail.com.
como usar dois marcadores usnado flartollkit
ResponderExcluirEu estou disponibilizando diversos tutoriais sobre o desenvolvimento de Realidade Aumentada com Flash.
ResponderExcluirPara quem quiser conhecer o endereço é: http://tutoriais.gdjogos.com.br
Olá, eu queria saber se existe um programa que eu estalo no computador que leem esses codigos atraves da webcam...
ResponderExcluire se é necessario estar conestado a internet?
Com esse programa você resolve seu problema sem estar conectado:
ResponderExcluirhttp://blog.brasilacademico.com/2012/07/realidade-aumentada-nas-suas-aulas.html