Teclado e Mouse para o Playstation 3

Compartilhar

Usar o PS3 como células da grid de um supercomputador já não é novidade. Mas e usar mouse e teclado no console? Tem como? Sim, experimentamo...

[ ]
Usar o PS3 como células da grid de um supercomputador já não é novidade. Mas e usar mouse e teclado no console? Tem como? Sim, experimentamos e contamos tudo para você.
MS Teclado e Mouse
Teclado e mouse compatível com o PS3
A gente se assusta ao saber que se você tiver comprado a guitarra do Guitar Hero e depois adquirir o kit do RockBand (Guitarra, bateria e microfone) você não vai poder apensar a guitarra do GH para poder ter alguém tocando mais um instrumento (baixo).
Isso porque os instrumentos são incompatíveis (você que se rale gastando mais uma grana para comprar outra guitarra para servir de baixo).
Já ouvi rumores que dizem que existe uma guitarra compatível com ambos os jogos musicais (no capitalismo, onde há a uma oportunidade logo surge um oportunista). Mas ninguém parece fazer nada para facilitar a vida.
A sony tem um mini-teclado para chat que se acopla no controle do console, mas está longe de ser um teclado de verdade e é caro!
Teclado do PS3 para acoplar no controle
Pois a solução é mais prosaica do que parece. Experimentamos um teclado sem fio da Microsoft e ele funciona direitinho (apesar da MS ter seu próprio console de videogame, o XBox 360, e a princípio não teria interesse em facilitar as coisas para a Sony). Ele é todo preto, o que casa bem com a negritude do PS3, e basta ligar seu sensor em uma porta USB e voilà! Tens agora um console com teclado e mouse.
Dá para navegar pelo menus e funciona até nos jogos (ainda que possa não ser uma boa idéia).
Se você tiver configurado o seu sistema para ter um teclado em português ele vai até acentuar, mas é claro que você vai ter que procurar as teclas para acentuação, cê cedilhado etc. Mas funciona. O problema é que apesar de funcionar no PS3, ele NÃO foi projetado para isso. E assim não vem com drivers para o console da Sony (apenas para o PC e Mac).
Outro detalhe é que se você quiser mexer com o teclado sentdo no chão ou no sofá tens que lembrar de colocar o sensor em um nível mais baixo que o teclado e o mouse.
O nome do kit teclado+mouse é Microsoft Wireless Optical Desktop 1000 e compramos o nosso no supermercado Extra em Brasília.
Bem, nem tudo são flores. Ainda não sabemos se há uma tecla para simular o botão Start e sair do modo de edição de palavras em uma caixa de texto.
O que podemos dizer é que é bem mais confortável digitar no teclado. outro problema é que existe uma combinaçào de teclas que pode apagar tudo o que você digitou (SHIFT + Backspace) e como o PS3 não é realmente uma estação de trabalho (e sim de entretenimento) ele não possui alguns recursos triviais em qualquer desktop e SO como: selecionar um texto, a função Copiar e a Função Colar (ele só copia e cola links ao teclar com o botão direito do mouse no navegador Web). Mas sobretudo, e o mais fundamental para quem desejasse usar realmente o PS3 na sala como uma estação de trabalho, é que ele não possui a opção Desfazer. E isso pode matar qualquer um de raiva ao tentar mandar um simples e-mail através do Hotmail ou Gmail.
Se você estiver usando uma TV Bravia (da Sony) e ainda assiste canais analógicos, poderá usar uma função Picture in Picture que deixa a visão TV menor no canto direito e a tela do videogame à esquerda (deve usar a entrada HDMI para o console).
Assim, você poderá escrever suas notas (ou posts) e navegar enquanto assiste a TV.
Eu achei muito interessante mas não a ponto de me acostumar ainda. Como há a necessidade de usar o controle do PS3 em algumas situações não dá para usar o ambiente com total agilidade sem o controle mais o mouse e mais o teclado. Tudo bem a mão. Isso pode não se mostrar prático afinal. Assim, é mais provável que o teclado novo vá acabar no meu PC desktop, pondo fim a aventura do PS3 com teclado e mouse. Enjoy it.
Detalhe: para acionar as teclas de função o botão F Lock precisa estar na posição ligado. O que pode ser visto pela terceira luz verde acesa no sensor.

Tabela de Equivalência de Comandos


Para fazer -  PS3

Ação

Teclado

Teclado

Mouse

Mouse

Controle PS3

Controle do PS3

Navegar pelos menusSetas do teclado
Setas do teclado
Roda do mouse
Arrastar o mouse. Girar a roda do mouse (para cima, para baixo)
Botões direcionais do controle do PS3
Botões direcionais
Acessar menu de contextoTecla F1
Tecla F1
Botão direito do mouse
Botão direito
Botão triângulo
Botão triângulo
Abandonar contexto
Tecla Esc
Botão direito do mouse
Botão direito (no menu de contexto)
Botão Círculo
Botão Círculo
Acionar uma opçãoTecla Enter
Tecla Enter

Botão esquerdo
Botão Xis
Botão Xis
Entrar com endereço webTecla F4

Tecla F4
Botão direito do mouse
Através do menu de contexto (botão direito)
Botão Start
Tecla Start
Atualizar páginaTecla F5

Tecla F5
Botão direito do mouse
Através do menu de contexto (botão direito)
Botão triângulo
Através do menu de contexto (Triângulo)
Voltar para o menu do PS3Tecla Win
Winkey
Roda do mouse
Terceiro botão (apertar a roda do mouse)
Botão PS
Botão PS

Comentários

BLOGGER: 9
  1. Cara.... isso funciona nos games??? games de tiro, tipo Call of Duty??? vc consegue jogar com o mouse numa boa??? sem adaptacoes?

    ResponderExcluir
  2. Amigo isso ae funciona nos games de Tiro MW2 como exemplo???
    Abraço desde ja agradeço !

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se funciona com jogo de tiro ...tipo call of duty

    ResponderExcluir
  4. Eu não experimentei, mas já li em alguns posts que funcionam sim. Depois que a Sony retirou o suporte a outro SO fiquei meio desanimado com o uso de tais periféricos. Não sei se eles tem boa responsividade nesses jogos (se é igual a jogar CS no PC, por exemplo).

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post! Gostaria de saber a mesma coisa do posts acima, se funciona perfeitamente com C. odd Duty, por exemplo, mas vi que não testou. De qualquer forma as informações foram muito úteis.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. É @Caio. Meu PS3 era do modelo fat (o contrário do slim) que tinha até suporte para PS2. Ele queimou a placa e tive informações que é um defeito de fábrica que não compensa consertar (e que lá fora a SONY até manda a peça de graça, já que reconhece ser defeito industrial).
    Somado aos fatos que citei resolvi experimentar o XBox 250 GB na expectativa de vir a adquirir o Kinect e assim completar a minha experiência com a trilogia dos consoles (uma vez que já tinha o Wii).
    Para voltar ao "mundo maravilhoso do PS3" agora, só se eu resolver comprar um Blu-Ray player (uma vez que mantive o meu controle remoto.) ;-) Mas continuarei acompanhando e postando coisas das 3 plataformas aqui. Abs.

    ResponderExcluir
  7. se vocês compraram e testaram não teria como testar com jogos de fps e postar aqui a resposta ou me mandar um email falando se realmente é igual cs no pc ?!

    pedro.menna@hotmail.com

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu jogo CS GO no ps3 com teclado e idêntico só não dabpra fazer animação das armas q pena

      Excluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Teclado e Mouse para o Playstation 3
Teclado e Mouse para o Playstation 3
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOJAA8aPuiRrHH7a2OJyifCkoDtxFJbWle_pu6RinLL1w7HifdOxTT2I25w0-PBrhs84dgAnU_C5NqTSNwqngUpsINgOklZMRREoL33ov_XHIP3kruy3rqOOtG5NNQwAOtydNNnXeOBPmO/s320/MSTecladoMouse1000.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOJAA8aPuiRrHH7a2OJyifCkoDtxFJbWle_pu6RinLL1w7HifdOxTT2I25w0-PBrhs84dgAnU_C5NqTSNwqngUpsINgOklZMRREoL33ov_XHIP3kruy3rqOOtG5NNQwAOtydNNnXeOBPmO/s72-c/MSTecladoMouse1000.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2009/07/teclado-e-mouse-para-o-playstation-3.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2009/07/teclado-e-mouse-para-o-playstation-3.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo