Aplicativo gratuito do Google ensina programação para iniciantes por meio de gamificação. C riado por uma equipe de programadores da incubad...
Aplicativo gratuito do Google ensina programação para iniciantes por meio de gamificação.
Criado por uma equipe de programadores da incubadora de projetos experimentais do Google, a Área 120, Grasshopper (gafanhoto, em inglês) é um aplicativo gratuito cujo objetivo é ensinar programação para adultos neófitos por meio de jogos e atividades interativas de programação, inicialmente da linguagem JavaScript, que seria a linguagem mais utilizada pelos programadores, representando 70% da preferência.
Trata-se de uma uma ferramenta visual de aprendizado de linguagens de programação para web com lições rápidas e lúdicas, projetadas para serem feitas usando um smartphone ou computador. Ainda que se tenha que digitar alguns dados, sua interface é voltada para o clicar de blocos de comandos e questões objetivas que respondemos com um clique. O que torna menos morosa cada atividade deixando o aprendiz mais focado na leitura e no raciocínio para a resolver os problemas apresentados.
Visto no Brasil Acadêmico
Trata-se de uma uma ferramenta visual de aprendizado de linguagens de programação para web com lições rápidas e lúdicas, projetadas para serem feitas usando um smartphone ou computador. Ainda que se tenha que digitar alguns dados, sua interface é voltada para o clicar de blocos de comandos e questões objetivas que respondemos com um clique. O que torna menos morosa cada atividade deixando o aprendiz mais focado na leitura e no raciocínio para a resolver os problemas apresentados.
Testamos o Grasshopper na versão web. Realmente é uma plataforma gamificada focada na prática. Mostra um exemplo de como ficaria a solução para cada desafio de programação e coloca parte de um código para ser consertado ou incrementado. Essa lições são intercaladas por questões objetivas testando, especialmente, sua capacidade analítica.
Mas funciona? Bem, não testamos até o final das lições mas nos pareceu uma tentativa válida de se introduzir seriamente os conceitos que a ferramenta se propõe ensinar. Uma pesquisa (Usability evaluation of a Gamification-based programming learning platform: Grasshopper, 2020) entrevistou 9 mulheres e 22 homens que testaram a ferramenta e verificou que:
- 51,6% dos participantes do levantamento deram nota oito,
- 29% deram nota nove, e
- 19,4% deram nota dez de satisfação na utilização do Grasshopper.
- 96,9% dos entrevistados recomendariam o uso deste aplicativo.
- Uma dificuldade apontada na pesquisa era justamente a barreira do idioma. O que já está sendo endereçado nesse lançamento (pelo menos para nós, lusófonos).
- [accordion]
- O que posso esperar para aprender usando o Grasshopper?
- Grasshopper cobre os fundamentos do JavaScript, como criar animações com código, ensina técnicas de resolução de problemas necessárias para entrevistas técnicas e apresenta como construir um site com HTML e CSS.
- Fundamentos
- Como funciona o código, funções de chamada, variáveis, strings, loops for, arrays, condicionais, operadores, objetos e como todas essas coisas funcionam juntas.
- Fundamentos II
- Métodos de string e array, criação de funções, introdução de recursão e callbacks e importação de bibliotecas.
- Introdução à Entrevista
- Fragmentar e modelar problemas reais para solucioná-los com códigos, e como usar o pensamento computacional.
- Animações I
- Desenhar formas usando a popular biblioteca D3, definindo funções, funções de retorno de chamada e animações.
- Animações II
- Criação de funções mais complexas usando D3 e integração de recursos JavaScript.
- Métodos de array
- Usando vários métodos de array de JavaScript, como indexOf, shift, includes, splice, map e reduce.
- Usando um editor de código
- Introdução a um editor de código de estilo tradicional (ou IDE).
- Introdução às páginas da web
- Cobre HTML e CSS básicos e, em seguida, usa JavaScript para criar uma página da web interativa.
Grasshopper faz parte da iniciativa “Programe com o Google” e foi lançado em países de língua inglesa em 2018, sendo apresentado dia 8 de setembro de 2021 no Brasil, em português.
“Cada quebra-cabeça de codificação faz com que o aluno escreva código JavaScript real usando um ambiente de edição de código personalizado. O desafio é dado ao aluno e ele precisa resolvê-lo usando código, mas bastam alguns toques para escrever.”
Laura Holmes. Gerente de produto sênior do Google para o TechCrunch (2018) via DailyDot
O nome da ferramenta é uma homenagem a Grace Murray Hopper (1906 🐣 – 1992 ♰), uma almirante, analista de sistemas da Marinha dos EUA e criadora da linguagem de programação de alto nível Flow-Matic (em desuso) — base para a criação do COBOL. O Gafanhoto que aparece nas lições se chama Grace.
Disponível para computador via web e dispositivos Android não tem previsão de lançamento para iOS. Para experimentar a ferramenta, acesse o site oficial do Grasshopper e se cadastre com uma conta Google gratuitamente.
Nuravianty, R.; Santoso, H. B.; Junus, K. Usability evaluation of a Gamification-based programming learning platform: Grasshopper. Em: J. Phys.: Conf. Ser. DOI: 10.1088/1742-6596/1898/1/012020. Acessado em 12/09/2021.
Visto no Brasil Acadêmico
Comentários