Como a IA pode se tornar uma extensão de sua mente

Comentar

Tente falar sozinho sem abrir a boca, simplesmente dizendo palavras internamente. E se você pudesse pesquisar na internet assim e obter uma ...

Tente falar sozinho sem abrir a boca, simplesmente dizendo palavras internamente. E se você pudesse pesquisar na internet assim e obter uma resposta? Na primeira demonstração pública ao vivo de sua nova tecnologia, o Bolsista TED Arnav Kapur apresenta o AlterEgo: um dispositivo de inteligência artificial com o potencial de permitir que você fale silenciosamente e receba informações de um sistema de computador, como uma voz dentro de sua cabeça. Saiba mais sobre como o dispositivo funciona e as implicações de longo alcance desse novo tipo de interação humano-computador.

Desde que os computadores surgiram, temos tentado torná-los mais inteligentes e poderosos. Do ábaco, às máquinas do tamanho de um quarto, aos computadores de mesa, até os computadores em nossos bolsos. E agora estão projetando inteligência artificial para automatizar tarefas que exigiriam inteligência humana.


Na história da computação, sempre tratamos computadores como dispositivos externos que calculam e agem em nosso favor. Quero tecer a computação, a IA e a internet como parte de nós. Como parte da cognição humana, nos libertando pra interagir com o mundo ao redor. Integrar a inteligência humana e a da máquina dentro de nosso corpo para nos aumentar, em vez de nos diminuir ou substituir.

Será que podemos combinar o melhor das pessoas, como pensamento criativo e intuitivo, com o melhor dos computadores, como processar informação e memorizar coisas?

Este todo poderia ser melhor que a soma das suas partes?

Temos um dispositivo que pode tornar isso possível. É chamado AlterEgo e é um dispositivo usável que permite a experiência de uma IA conversacional que mora dentro da nossa cabeça, podendo-se conversar de forma semelhante a falar consigo mesmo internamente. Temos um novo protótipo que mostraremos aqui, pela primeira vez no TED, e eis como ele funciona.

Normalmente, quando falamos, o cérebro envia sinais neurológicos através dos nervos aos sistemas de fala internos, para ativá-los e as cordas vocais para produzir a fala. Uma das tarefas cognitivas e motoras mais complexas que fazemos como seres humanos. Imaginem-se falando consigo mesmos sem vocalizar, sem mexer a boca, sem mover a mandíbula, mas simplesmente articulando as palavras internamente. Assim, acionando muito sutilmente os sistemas de fala internos, como a língua e a parte de trás do palato. Quando isso acontece, o cérebro envia sinais extremamente fracos para esses sistemas internos de fala.

O AlterEgo tem sensores integrados num dispositivo fino de plástico, flexível e transparente, posicionado no pescoço como um adesivo. Os sensores captam esses sinais internos obtidos nas profundezas da cavidade bucal, diretamente da superfície da pele. Uma IA funcionando em segundo plano tenta entender o que o usuário quer dizer. Em seguida, ela devolve uma resposta para o usuário por meio de condução óssea, através do crânio para o ouvido interno do usuário, que ele escuta, de forma sobreposta à audição natural do ambiente, sem bloqueá-la. A combinação de todas essas partes, a entrada, a saída e a IA, permite uma experiência subjetiva líquida de uma interface dentro da nossa cabeça, semelhante a falar consigo mesmo. Só para ficar bem claro, o dispositivo não grava ou lê pensamentos, mas sim informações que queremos comunicar através do acionamento deliberado dos sistemas internos de fala.

As pessoas não querem ser lidas, elas querem escrever.

É por isso que projetamos o sistema para deliberadamente gravar a partir do sistema nervoso periférico. É por isso que o controle em todas as situações reside no usuário.

Quero parar aqui e fazer uma demonstração ao vivo. Farei uma pergunta ao Eric. E ele vai procurar por essa informação sem vocalizar, digitar, mexer os dedos, sem mexer a boca. Simplesmente fazendo essa pergunta internamente. A IA então descobrirá a resposta e a devolverá ao Eric, através de áudio, do dispositivo. Embora vejam um laptop na frente dele, ele não o está usando. Está tudo no dispositivo. Ele só precisa de um dispositivo adesivo para interagir com a IA e a internet.

Arnav Kapur: Então, Eric, como está o clima em Vancouver agora?

O que vocês veem na tela são as palavras que Eric está falando para si mesmo agora. Está acontecendo em tempo real.

Eric: Faz 10 °C e chove aqui em Vancouver.

AK: A IA enviou a resposta através do áudio, do dispositivo, para o Eric.

Quais poderiam ser as implicações de algo assim? Imaginem memorizar coisas perfeitamente, gravar informações que falamos silenciosamente, ouvi-las mais tarde quando quisermos, pesquisar informações internamente, processar números na velocidade dos computadores, escrever pra outras pessoas em silêncio. De repente, tornar-se multilíngue, falando internamente em um idioma e escutando a tradução em outro na cabeça. O potencial poderia ser de longo alcance.

Há milhões de pessoas ao redor do mundo que lutam com o uso do discurso natural. Pessoas com ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica ou a doença de Lou Gehrig, que sofreram derrame ou um câncer bucal, entre muitas outras doenças. Para elas, a comunicação é um processo extremamente lento e cansativo.

Este é o Doug. Doug foi diagnosticado com ELA há cerca de 12 anos e desde então não consegue mais falar. Hoje ele usa um teclado na tela onde digita letras individuais usando movimentos de cabeça. E leva vários minutos para transmitir uma única frase. Então fomos até o Doug e perguntamos quais seriam as primeiras palavras que ele usaria ou diria, usando nosso sistema. Talvez, uma saudação como: “Olá, como vai você?” Ou pedir ajuda com alguma coisa. Doug disse que queria usar nosso sistema para reinicializar o sistema antigo dele, porque continuava travando.

(Risos)

Nunca poderíamos ter previsto isso. Vou mostrar um pequeno vídeo de Doug usando nosso sistema pela primeira vez.

(Vídeo)

Doug: Reinicie o computador.

AK: O que acabaram de ver foi Doug se comunicando ou falando em tempo real pela primeira vez desde que perdeu a capacidade de falar. Existem milhões de pessoas que podem conseguir se comunicar em tempo real como Doug, com outras pessoas, amigos e famílias. Minha esperança é poder ajudá-las a expressar pensamentos e ideias.

Acredito que computação, IA e internet poderiam desaparecer em nós como extensões de nossa cognição, em vez de serem entidades externas ou adversárias, ampliando a engenhosidade humana, nos dando habilidades inimagináveis e destravando nosso verdadeiro potencial. E talvez até nos libertando para nos tornarmos melhores como seres humanos.

Muito obrigado.

(Aplausos)

Shoham Arad: Venha até aqui. Tudo bem. Quero lhe fazer algumas perguntas, enquanto eles arrumam o palco. Acho que isso é incrível, é inovador, é assustador, é aterrorizante. Você pode nos dizer... Acho que há alguns sentimentos desconfortáveis sobre isso. Diga-nos, isso é como ler pensamentos, será assim em cinco anos, existe uma versão que pode ser usada como uma arma, como é?

AK: O primeiro princípio do projeto, antes de começarmos a trabalhar, foi não submeter a ética a uma reflexão tardia. Então, queríamos associar a ética diretamente ao projeto. Nós o invertemos. Em vez de ler diretamente do cérebro, lemos do sistema nervoso voluntário, que acionamos deliberadamente pra nos comunicarmos com o dispositivo, e ainda com os benefícios de um pensamento ou dispositivo de pensamento. O melhor dos dois mundos, de certa forma.

SA: Certo, acho que as pessoas terão muito mais perguntas para você. Você também disse que é um adesivo. Então, agora ele fica bem aqui? Essa é a iteração final? Como é o projeto final que espera ter?

AK: Nosso objetivo é que a tecnologia desapareça completamente.

SA: O que significa?

AK: Se você estiver usando, eu não consigo ver. Ninguém quer tecnologia no rosto, mas em segundo plano, para nos aumentar internamente. Temos uma versão adesiva que se adapta à pele, que parece a pele, mas estamos tentando fazer uma versão ainda menor, que ficaria bem aqui.

SA: Certo. Se alguém tiver alguma dúvida para Arnav, ele estará aqui a semana toda. Muito obrigado, Arnav.

AK: Obrigado, Shoham.

Fonte: TED
[Visto no Brasil Acadêmico]

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,18,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,2,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,1,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,6,Android,3,Animação,46,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,149,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,24,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,249,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,45,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,8,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,173,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,106,Editoração Eletrônica,1,Educação,331,Educação a Distância,143,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,83,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,65,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,23,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,4,Freeware,67,Futebol,38,Futurologia,78,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,38,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,78,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,35,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,187,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,208,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,5,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,47,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,178,Inspiração,1,Inteligência Artificial,98,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,9,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,54,Livro,57,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,68,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,470,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,68,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,15,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,82,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,287,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,17,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,265,Psicologia Animal,23,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,18,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,37,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,45,Roma,4,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,484,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,21,Segurança,116,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,28,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,538,Tecnologia da Informação,28,TED,389,TED-Ed,40,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,17,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,928,Vídeos 360,1,Violência,4,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,134,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,1,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Como a IA pode se tornar uma extensão de sua mente
Como a IA pode se tornar uma extensão de sua mente
https://3.bp.blogspot.com/-HB8DZZyzzAI/XOixSclLhXI/AAAAAAAA8vc/J0Ue84PlEVs1VQwn87Gd9wpZ4hseoBrZACLcBGAs/s1600/alterego.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-HB8DZZyzzAI/XOixSclLhXI/AAAAAAAA8vc/J0Ue84PlEVs1VQwn87Gd9wpZ4hseoBrZACLcBGAs/s72-c/alterego.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2019/05/como-ia-pode-se-tornar-uma-extensao-de.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2019/05/como-ia-pode-se-tornar-uma-extensao-de.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy