O antídoto para a apatia

Comentar

Políticas locais - escolas, zoneamento, eleições de conselho - nos atingem onde nós vivemos. Então por que mais pessoas não se envolvem? Ser...

Políticas locais - escolas, zoneamento, eleições de conselho - nos atingem onde nós vivemos. Então por que mais pessoas não se envolvem? Será que é apatia? Dave Meslin diz não. Ele identifica sete barreiras que nos impedem de participar em nossas comunidades, mesmo quando nos importamos de verdade.

Com que frequência nós ouvimos que as pessoas simplesmente não se importam? Quantas vezes já lhe disseram que mudanças verdadeiras e substanciais não são possíveis porque a maioria das pessoas é egoísta, burras ou preguiçosas demais para tentarem fazer a diferença em suas comunidades? Eu proponho para vocês hoje que a apatia como nós pensamos que conhecemos na verdade não existe, ao contrário, que as pessoas se importam, mas que nós vivemos em um mundo que desencoraja ativamente o envolvimento por colocar obstáculos e barreiras constantemente em nosso caminho.


Clique     Retroceder    Avançar   Espaço /    /   F



E eu vou lhes dar alguns exemplos do que eu quero dizer. Vamos começar com a Prefeitura.

1 - Prefeitura

Vocês viram alguns desses antes? Este é um anúncio de jornal. É uma noticia de requerimento de zoneamento para um novo edifício de escritórios. para que o bairro saiba o que está acontecendo. Como vocês podem ver, é impossível de ler. Vocês precisam descer mais da metade da página para encontrar o endereço do qual eles estão falando, e então descer mais, em uma minúscula letra fonte 10 para descobrir como realmente podem se envolver. Imaginem se o setor privado anunciasse desta mesma maneira - se a Nike quisesse vender um par de sapatos e colocasse um anúncio no jornal como aquele. (Aplausos) Aquilo nunca vai acontecer.

Vocês nunca verão um anúncio como aquele, porque a Nike na verdade quer que vocês comprem os seus sapatos.

Enquanto que a cidade de Toronto claramente não quer vocês envolvidos no processo de planejamento, caso contrário seus anúncios pareceriam com algo como isto - com todas as informações basicamente colocadas claramente. Enquanto a cidade estiver colocando anúncios como este para tentar mobilizar as pessoas, então, sem dúvida, as pessoas não irão se envolver. Mas isto não é apatia, é uma exclusão intencional.

2 - Espaço Público

A maneira como nós maltratamos nosso espaço público é um grande obstáculo para qualquer tipo de mudança política progressiva. Porque nós essencialmente colocamos um preço na liberdade de expressão.
Quem quer que tenha mais dinheiro vai falar mais alto, dominando o espaço visual e mental.
O problema com este modelo é que existem algumas mensagens maravilhosas que precisam ser ditas que não são lucrativas de se dizer. Então vocês nunca as verão num cartaz.

3 - A Mídia

A mídia tem um papel importante no desenvolvimento das nossas relações com as mudanças políticas, principalmente por ignorar políticos e se concentrar em celebridades e escândalos. Mas mesmo quando ela fala sobre questões políticas importantes, ela faz de uma maneira que eu sinto que desencoraja o envolvimento. E eu vou lhes dar um exemplo: a revista Now da semana passada - progressista, semanal no centro em Toronto. Esta é a matéria principal. É um artigo sobre uma atuação de teatro, e começa com informações básicas sobre aonde é, no caso de você querer ir e assistir depois que tiver lido o artigo - aonde, o horário, o site na internet. O mesmo com este - é uma resenha de filme, uma resenha de arte, uma resenha de livro - onde é o lançamento no caso de você querer ir. Um restaurante - você pode não apenas querer ler sobre ele talvez você queira ir ao restaurante. Então eles te dizem onde é, quais são os preços, o endereço, o número do telefone, etc.

Então você vai para os artigos políticos. Aqui está um grande artigo sobre uma importante eleição que está acontecendo. Ele fala sobre os candidatos, muito bem escrito - mas nenhuma informação, nenhum seguimento, nenhum site para as campanhas, nenhuma informação sobre quando acontecerão os debates, onde são os diretórios partidários. Aqui temos um outro bom artigo sobre uma nova campanha se opondo à privatização do trânsito sem nenhuma informação de contato para a campanha.
A mensagem parece ser que os leitores estão mais propensos a comer, talvez ler um livro, talvez assistir a um filme, mas não se mobilizar em suas comunidades.
E vocês podem pensar que isto é uma coisa pequena, mas eu acho que é importante porque ele coloca uma ênfase e ela reforça a perigosa idéia que politica é um esporte de espectador.

4 - Heróis

Como é que nós vemos liderança? Olhem estes dez filmes. O que eles têm em comum? Ninguém? Todos eles tem heróis que foram escolhidos. Alguém foi a eles e disse: "Você é o escolhido". "Há uma profecia, Você tem que salvar o mundo." E então alguém vai e salva o mundo porque disseram a ele para fazê-lo com umas poucas pessoas seguindo-o. Isto me ajuda a entender porque muitas pessoas têm problemas vendo-se como líderes. Porque isto transmite todas as mensagens erradas sobre o que significa liderança. Uma esforço heroico é um esforço coletivo, número um Número dois. É imperfeito. Não é muito glamoroso, e ele não começa nem termina subitamente. É um processo contínuo por toda a sua vida. Mas o mais importante, é voluntário. É voluntário.
A medida que nós ensinamos nossos filhos que heroísmo começa quando alguém arranha uma marca na sua testa, ou alguém lhe diz que você é parte de uma profecia, eles estão perdendo a característica mais importante da liderança, que é, ela vem de dentro. 
É sobre seguir seus próprios sonhos - sem convite, sem convite - e então trabalhar com outros para realizar aqueles sonhos.

5 - Partidos Políticos

Partidos políticos - ah, garoto.
Partidos políticos poderiam e deveriam ser um dos pontos básicos de entrada para as pessoas se envolverem na política. 
Em vez disso, eles tem se tornado, tristemente, organizações sem inspiração e sem criatividade que confiam tão pesadamente em pesquisas de mercado e opinião pública e grupos concentrados que todos eles acabam dizendo as mesmas coisas, praticamente nos devolvendo o que nós queremos ouvir às custas de apresentar ideias arrojadas e criativas. E as pessoas podem perceber isso e isso alimenta o cinismo.

Aplausos

6 - Utilidade Pública

De utilidade pública:
Grupos que tem utilidade pública no Canadá não podem advogar. 
Isto é um grande problema e um grande obstáculo para mudança, porque significa que algumas das vozes mais apaixonadas e informadas são completamente silenciadas especialmente durante tempos de eleições. O que nos conduz para a última, que são nossas eleições.

7 - Nossas Eleições

Como vocês devem ter notado, nossas eleições no Canadá são uma completa piada.
Nós usamos sistemas antiquados que não são confiáveis e criam resultados aleatórios.
O Canadá é atualmente governado por um partido que a maioria dos Canadenses na verdade não queriam. Como nós podemos honesta e genuinamente encorajar mais pessoas a votar quando os votos não contam no Canadá? Vocês somam tudo isto junto e sem dúvida as pessoas são apáticas. É como tentar correr para dentro de uma parede de tijolos.

Agora eu não estou tentando ser negativo por atirar todos estes obstáculos explicando o que há em nosso caminho. Muito pelo contrário. Eu na verdade penso que as pessoas são maravilhosas e espertas. e o que elas fazem importa. Mas é como eu disse, nós vivemos neste ambiente onde todos estes obstáculos são colocados em nosso caminho.
Enquanto nós acreditarmos que as pessoas, nossos próprios vizinhos, são egoístas, estúpidos ou preguiçosos então não há esperança. Mas nós podemos mudar todas aquelas coisas que mencionei.
Nós podemos abrir a Prefeitura. Podemos reformar os nossos sistemas eleitorais. Nós podemos democratizar os nossos espaços públicos.

Minha mensagem principal é, se nós podemos redefinir apatia não como algum tipo de síndrome interna, mas como uma complexa rede de barreiras culturais que reforçam a desmobilização, e se nós podemos claramente definir, nós podemos claramente identificar, quais são aqueles obstáculos, e então se nós podemos trabalhar coletivamente para desarmar aqueles obstáculos, então qualquer coisa é possível.

Muito obrigado.

Aplausos



É claro que ele está falando do Canadá. Um lugar com muito mais problemas políticos do que nós. #SQN Muito menos interferência do Estado no bem-estar social #SQN, educação bem pior #SQN, muito mais analfabetos #SQN etc.

MESMO ASSIM (se você ainda não pescou a ironia), convém refletirmos sobre essas ideias quando formos escolher nossos representantes em nossa prefeituras. Já. Nas próximas eleições. A gente já viu que todo mundo tem problemas (até o Canadá). A diferença é como e quando enfrentá-los. Como sair da apatia.

Fonte: TED, YouTube
[Visto no Brasil Acadêmico]

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,27,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,19,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,3,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,2,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,7,Android,3,Animação,47,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,151,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,25,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,15,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,252,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,47,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,47,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,9,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,176,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,107,Editoração Eletrônica,1,Educação,335,Educação a Distância,147,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,15,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,87,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,66,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,24,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Fintech,1,Firefox,1,Física,104,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,5,Freeware,68,Futebol,38,Futurologia,81,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,39,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,79,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,36,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,195,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,209,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,46,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,6,Imprensa,33,Impressora 3D,17,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,48,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,25,Inovação,181,Inspiração,1,Inteligência Artificial,100,intercâmbio,1,Interface,190,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,10,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,55,Livro,59,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,69,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,472,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,71,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,13,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,83,MVC,1,Nanotecnologia,34,Nasa,16,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,84,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,199,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,289,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,18,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,267,Psicologia Animal,24,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,19,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,38,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,47,Roma,5,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,489,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,23,Segurança,117,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,29,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,62,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,543,Tecnologia da Informação,28,TED,392,TED-Ed,41,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,936,Vídeos 360,1,Violência,5,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,137,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: O antídoto para a apatia
O antídoto para a apatia
https://4.bp.blogspot.com/-AsyueFcL6Lk/V9Xa461D8hI/AAAAAAAAnQQ/Iz_MM65FnZ4Oazy6qNSUAsnjz0cDUx9ugCLcB/s320/muslin.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-AsyueFcL6Lk/V9Xa461D8hI/AAAAAAAAnQQ/Iz_MM65FnZ4Oazy6qNSUAsnjz0cDUx9ugCLcB/s72-c/muslin.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2016/09/o-antidoto-para-apatia.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2016/09/o-antidoto-para-apatia.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy