Uma mistura de dicionário com thesaurus da língua inglesa que pode ajudar jornalistas, escritores, professores e estudantes do idioma em ger...
Uma mistura de dicionário com thesaurus da língua inglesa que pode ajudar jornalistas, escritores, professores e estudantes do idioma em geral.
O Visuwords é uma elegante ferramenta que permite explorar graficamente os vocábulos da língua de Shakespeare e sua relações holônimas, merônimas, hiperônimoas, hiporônimas entre outras. O que o torna um valioso tesauro visual. Mas não é só no campo da linguística que podemos considerar a utilidade da ferramenta. Ela também traz definições. O que aproxima a ferramenta de um dicionário que também mostra palavras afins.
Entenda melhor o gráfico gerado pela ferramenta e divirta-se explorando seus vocábulos e as ligações semânticas.
As ligações entre os synsets representam o tipo de relação entre os termos no Visuwords. Por exemplo:
Para consultar, basta inserir uma palavra na caixa de busca no topo da tela que a interface do Visuwords criará uma rede de nós (synsets).
- [col]
- Depois, basta tocá-los (na verdade, tivemos que dar um "triplo-clique") e eles mostrarão novas relações com outros termos. As cores representam a função do synset (azul - substantivo, verde - verbo, laranja - adjetivo, vermelho - advérbio).
- Para obter os dados, o Visuwords usa o banco de dados de código aberto WordNet da Universidade de Princeton. Projeto desenvolvido por estudantes universitários e pesquisadores da linguagem.
Entenda melhor o gráfico gerado pela ferramenta e divirta-se explorando seus vocábulos e as ligações semânticas.
As ligações entre os synsets representam o tipo de relação entre os termos no Visuwords. Por exemplo:
- [vtab]
- É uma espécie de
- Par hipônimo/hiperônimo - Com relação ao "trigo" [wheat] e "grão", vemos um link ciano partindo de "trigo" e apontando para "grão". Podemos entender isto dizendo que o trigo "é uma espécie de" grão. Aqui, "trigo" é um hipônimo e "grão" é um hiperônimo. No caso de verbos estes mesmos links cianos pode ser compreendidos melhor como "é uma forma de". Assim, por exemplo, trotar "é uma forma de" andar.
- É um exemplo de (instância de)
- Par hipônimo/hiperônimo - Nessas relações, o hipônimo é específico e único. Por exemplo, [Einstein] é um exemplo de um "físico".
- É um membro de / é uma parte de / é uma substância de
- Par merônimo / holônimo - Nestes casos, o merônimo de alguma forma pertence ao holônimo. Exemplos: [Carioca] é um membro de "Rio de Janeiro", uma "roda" é uma parte de um "veículo de rodas", "cafeína" é uma substância do "café".
Termos da semântica moderna
- [accordion]
- Holônimo
- Holonímia é a relação de hierarquia semântica entre palavras em que um holônimo se refere a unidade e a outra, merônimo, se refere uma parte dessa mesma unidade ou todo.
Por exemplo, corpo é um holônimo de braço, perna, cabeça... Um corpo tem braços, pernas, cabeça, mas um braço não tem um corpo.
[Wikipedia] - Merônimo
- Diz-se de ou palavra que tem o significado de uma parte, em relação a outra com significado de um todo.
Ex.: pétala é merônimo de flor.
[Dicionário Priberam] - Hiperônimo
- Diz-se de ou palavra que, em relação a outra ou outras com significado mais específico, tem um significado mais geral ou abrangente.
Exemplo: flor é hiperônimo de rosa e gladíolo.
[Dicionário Priberam] - Hipônimo
- Diz-se de ou palavra que, em relação a outra com significado mais geral ou abrangente, tem um significado mais específico.
Por exemplo: Observar, examinar, olhar, enxergar são hipônimos de ver.
[Adaptado de Dicionário Priberam e Wikipedia]
Fonte: Visuwords
[Visto no Brasil Acadêmico]
Comentários