Primavera, verão, outono e inverno. Porque o clima varia tanto ao longo ano e com tamanha regularidade. A explicação pode ser bem diferente do que você aprendeu. Entenda as razões.
É possível que seu professor de geografia ou ciências, com a melhor das intenções, possa ter dito algo do tipo:
A Terra gira em torno do Sol em uma trajetória elíptica, o que faz com que haja um momento que ela esteja mais próxima do Astro-rei e em outro momento no ponto mais distante.
Até aqui tudo bem, o problema é se seu mestre finalizar a explicação com a seguinte conclusão:
Assim, quando a Terra está mais próxima do Sol, ela esquenta mais e quando mais distante ela está mais fria, o que causa as diferentes estações do ano. Por isso no verão é mais quente e no inverno é mais frio. #SQN
Se foi assim que você aprendeu é hora de rever os seus conceitos. Porém, se serve de consolo, saiba que você não está sozinho.
Em 1988, os cientistas americanos Matthew Schneps e Philip Sadler perguntaram a 23 professores e alunos de física da Universidade de Harvard: "por que é mais quente no verão que no inverno?". Apenas dois acertaram. Todos os outros responderam que era por causa da variação na distância entre a Terra e o Sol. A iniciativa fez parte do projeto Private Universe ("Universo Privado"), que auxilia educadores a esclarecer mitos ligados à ciência. Revista Super
A Terra girando em torno do Sol formando uma elipse e o Sol em um dos dois focus dessa elipse. Esse desenho é bem exagerado, embora ajude a entender que a órbita não é circular (e já deverá auxiliar na introdução das explicações das leis de Kepler). Pois bem, olhando para essa imagem tem-se a impressão de que em algum momento a Terra estará beeeem mais próxima do Sol, no ponto chamado de periélio, o que reforça essa impressão de aumento de temperatura.
Além disso, não há uma única estação para a Terra como um todo.Quando a Terra está mais distante do Sol, a temperatura média do planeta é MAIOR. Isto é, a Terra mais longe do Sol fica mais quente.
É por isso que a neve é tão ligada ao Natal nos filmes de Hollywood, enquanto aqui está um calor de rachar (pelo menos tem ar condicionado nos shoppings, sorte de alguns papais noéis dos trópicos).Quando é verão por aqui, no hemisfério sul, é inverno no hemisfério norte. E vice-versa.
Conforme podemos observar na figura, que mostra as órbitas realísticas dos planetas Marte, Terra e Mercúrio com uma linha contínua e como seriam as órbitas circulares com um linha pontilhada. A excentricidade da terra (e) é bem pequena. Ou seja, a terra tem uma órbita quase circular, onde essa distância em relação ao sol afeta muito pouco a temperatura do globo.

Então, por que temos essas variações de temperaturas? Por que afinal temos as estações do ano? E por que quando a Terra está mais longe do Sol ela fica mais quente? Depois dessa pequena reflexão vamos entender isso (Spoiler: é a inclinação da Terra).
A natureza não quer saber dos nossos problemas. O mundo não é uma esfera perfeita (embora o Sol esteja quase lá). O dia não tem 25 horas, o ano não tem 360 dias, apesar dos antigos babilônios ignorarem (consequentemente os meses não têm 30 dias), e nem a terra está perpendicular em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol (esqueça os móbiles do sistema solar de pendurar nas luminárias). É por isso que os bons globos terrestres à venda são inclinados em 23° 27' em seus eixos de rotação (e você pensando que era para ver melhor os países, não é? Acaba ajudando mesmo... :P ).
Pois bem, se você pegasse uma lanterna e colocasse ao lado de um globo desses (no rumo do equador, se ele não estivesse inclinado) notaria que um dos hemisférios receberia mais luz do que o outro. Deslocando a lanterna para o lado oposto notaria que o outro hemisfério é que receberia mais luz. Repare que isso não aconteceria se não houvesse a inclinação e também não é necessário que a inclinação aumente ou diminua para que o fenômeno ocorra.
É a inclinação da terra que faz com que o hemisfério norte e sul recebam diferentes intensidades de luz solar ao longo do ano.
É por causa dessa inclinação que à medida que a Terra orbita em torno do Sol, os raios solares incidem mais diretamente em um hemisfério ou em outro, proporcionando mais horas com luz durante o dia a um hemisfério enquanto que diminui a quantidade do outro e vice-versa, aquecendo mais um hemisfério que o outro o outro. Essa transição de um "estado" para o outro caracteriza as estações do ano.
E quando começa cada estação do ano? Vejamos, as latitudes 23,5° Sul (trópico de Capricórnio) e 23,5° Norte (trópico de Câncer) são os locais onde o sol, em seu movimento aparente (na verdade é a Terra que gira em torno de seu próprio eixo), passa pelo zênite (o ponto mais alto do céu) uma vez por ano ao meio-dia real (esqueça horário de verão para esse entendimento), o momento quando isso ocorre é denominado solstício. Entre esses dois trópicos o sol passa pelo zênite duas vezes por ano (ao meio-dia).Se, por acaso, a inclinação fosse 0 °, ou seja, a Terra girasse com o seu eixo perpendicularmente ao plano da Eclíptica, todos os “dias claros” e noites teriam sempre a mesma duração (12 h); seria um eterno Equinócio (os planos da Eclíptica e do Equador coincidiriam) e não existiriam as estações do ano. INPE
Pois bem, quando o sol passa no zênite sobre o equador (a linha que divide a terra em hemisférios norte e sul) temos 12h de dia claro e 12h de noite em todo o globo. Esse momento em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração é chamado de equinócio (o termo equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais").
A data de início de cada estação depende dos dois solstícios e dos dois equinócios e variam ao longo do tempo.
- No equinócio de março tem início o outono no hemisfério sul e a primavera no hemisfério norte.
- No solstício de junho começa o inverno no sul e o verão no norte.
- No equinócio de setembro, temos o início da primavera no sul e do outono no norte.
- No solstício de dezembro começa o verão no hemisfério sul e o inverno no norte.
Mas espere, ainda não acabou. Por que então que a Terra é mais quente quando está mais longe do Sol?
Isso acontece porque continentes e oceanos não são distribuídos uniformemente ao redor do globo. Há mais terra no hemisfério norte e mais água no sul. Durante o mês de Julho, a hemisfério norte, cheio de terra, está inclinado em direção ao Sol.
A temperatura da Terra (a média, de ambos os hemisférios) é ligeiramente maior em julho porque o Sol está brilhando sobre toda aquela terra, a qual aquece com bastante facilidade.
Roy Spencer do Centro Global de Hidrologia e Clima (GHCC) da Nasa
O verão no sul em janeiro, no periélio, é, portanto, mais frio do que o verão do hemisfério norte, em julho, no afélio.
Como bônus, selecionamos outro vídeo, em inglês, que dá mais detalhes sobre o mecanismo das estações. Clique AQUI para assistir. Qualquer dúvida, sugestão ou comentário deixe suas impressões digitais abaixo. Até a próxima.
*Caso o Simulador de Estações do Ano e Eclíptica não funcione por requerer Flash Player, tente o Season Simulator do Khan Academy (Simulador de Estações do Ano, versão traduzida para português).
Fonte: NASA Science, Today I Found Out, UFRGS, INPE, Astronomia Singular, Wikipedia, Super, Power House Museum, Mr. Myrtue´s World, Khan Academy
[Visto no Brasil Acadêmico]
Que bobagem é esta: "Quando a Terra está mais distante do Sol, a temperatura média do planeta é MAIOR. Isto é, a Terra mais longe do Sol fica mais quente"?
ExcluirEngraçado, não é? Mas e verdade. Coincidentemente, e talvez seja até uma boa para o equilíbrio térmico da Terra, o hemisfério norte é voltado para o Sol quando a Terra está mais distante. Ocorre que esse hemisfério possui uma maior massa de terra e ela esquenta mais rápido do que a água (mais abundante no hemisfério sul). Aágua por sua vez esfria mais lentamente do que a Terra. Combinando esses dois fatores resulta em uma temperatura média maior. LEMBRE-SE: A distância entre o Sol e a Terra no periélio e no afélio não é tão grande assim (a órbita da terra é bem próxima de uma circunferência).
ExcluirFaltou esta explicação no texto do artigo.
ExcluirDe certa forma está sim. Só que na versão mais longa e mais técnica: "(...)Mas espere, ainda não acabou. Por que então que a Terra é mais quente quando está mais longe do Sol?(...)" Mas acho que essa é a vantagem dos comentários, podermos sugerir e esclarecer melhor pontos obscuros.
Excluir