A mulher como problema: o papel de Jennifer Parker

Compartilhar

De volta para o futuro II: Enquanto a maioria das discussões trata apenas das diferenças tecnológicas entre o que apareceu no cinema e o que...

De volta para o futuro II: Enquanto a maioria das discussões trata apenas das diferenças tecnológicas entre o que apareceu no cinema e o que temos agora, objetivo chamar a atenção para as relações humanas, especificamente, para a questão da condição feminina.



por Leonardo de Lucas da Silva Domingues

Para fugir dos mesmos assuntos que rondam o tema do De volta para o futuro II em 2015, ano retratado no filme, pergunto-lhe uma coisa: você se lembra de Jennifer Parker? Ou melhor, da namorada do Marty McFly? Agora sim, pode ser que algo venha à sua mente. Ela é aquela loirinha em trajes típicos de uma adolescente americana dos anos oitenta, pelo menos no modo hollywoodiano unidimensional de ver as coisas.



Pois é, apesar de todo o cenário futurista, de todo o aparato tecnológico exagerado, a despeito de todas as aventuras nas mais distintas épocas retratadas, não há espaço para Jennifer Parker. E por quê? Porque ela é um problema, um obstáculo para o andamento da narrativa. Atrapalha o fluxo, o bom andamento da história e está lá onde não deveria estar: no carro.

Quem diz isso é o próprio diretor do filme, Robert Zemeckis, no vídeo A criação da trilogia: capítulo 2 (de 2002), uma espécie de making of:

Obviamente, eu não criei o filme para ter continuações. Se tivesse, jamais colocaria a namorada no carro, pois foi um problema gigantesco na hora de criar a continuação. Teria apenas o Doc e Marty no carro.

Numa primeira análise, o raciocínio do diretor aparenta ser plausível. Afinal, a história do filme é a de Marty McFly com o Dr. Brown. Essa é a dupla protagonista. O papel de Jennifer, personagem mais simples e pouco desenvolvida, é o de namorada de Marty. Tanto é assim que o próprio diretor a chama de namorada e não de Jennifer. Ela é uma garota qualquer, comum, sem personalidade marcante, sem características próprias, e que representa a imagem coletiva que se faz da noção de namorada.

No entanto, ao dizer que a personagem Jennifer é um problema para a continuação da trilogia, Zemeckis reafirma um único conceito central em tudo isso: o fato de ela ser mulher. Essa é a questão maior. É por isso que se ele tivesse pensado numa continuação desde o primeiro filme, não a teria colocado dentro do carro.

O carro, o Delorean, a máquina do tempo, não é lugar para mulheres, é lugar das aventuras, onde homens inconsequentes fazem o que lhes é socialmente permitido, ou seja, tudo.

O problema referido pelo diretor tem um ponto de partida, que é o fim do primeiro filme. Na última cena, Dr. Brown aparece de repente com seu Delorean, surpreendendo Marty e Jennifer. Ele conta a Marty que é preciso voltar ao futuro porque algo ruim vai acontecer.

No início do segundo filme, o diretor precisou refilmar essa cena porque a atriz que interpretava Jennifer, Claudia Wells, por motivos pessoais, não pôde atuar na sequência. As partes dois e três foram gravadas, então, por Elizabeth Shue (o que a maioria das pessoas sequer chegou a reparar, dada a “insignificância” da personagem). Talvez tenha começado já aí, na necessidade de recriar o que já estava pronto, a representação de Jennifer, agora na pele de outra atriz, como problema.

Voltando à história, Jennifer embarca com os dois amigos para a aventura no futuro. O que poderia enriquecer o roteiro e dinamizar a trama narrativa, com a sua inclusão em um papel mais atuante, torna-se a fonte de todos os males. Ao invés de dar voz à personagem, o diretor a joga no pleno esquecimento. Em toda a película a participação de Jennifer passa despercebida, com poucas falas e nenhuma cena significativa.

Já no futuro, quando os três chegam ao ano de 2015, diante de carros voadores e de todo aquele universo futurista, a primeira imagem que vem à mente de Jennifer é o casamento com Marty. Então ela pergunta ao Dr. Brown se foi uma festa bonita e se volta a Marty e destaca que eles poderiam ver como tudo aconteceu, como era o vestido de noiva, onde moravam, se tinham crianças. Nesse momento, Dr. Brown utiliza um aparelho indutor de sono que faz Jennifer apagar instantaneamente.

Fica subentendido que Dr. Brown fez aquilo porque ela não era bem-vinda ali, fazia perguntas demais, fúteis, ou seja, estava “agindo como uma mulher” e isso atrapalharia a missão. Mas já que ela estava no carro e tinha viajado para o futuro, o que fazer? Bom, Jennifer já estava em sono profundo. A melhor opção encontrada, logo que chegam à cidade, foi deixá-la junto ao lixo dos prédios. Isso mesmo. E, quando se livram do impedimento feminino, os dois partem para salvar o dia.

No momento em que tudo parece resolvido, Marty e Dr. Brown voltam para resgatá-la. Só que já é tarde. Duas policiais a encontram dormindo, identificam a impressão digital (estranham a sua aparência jovial) e a levam para casa (seu lar no futuro). Jennifer desperta no interior do imóvel e logo percebe que continua em 2015. Nesse instante ela vê porta-retratos de seu casamento e fica indignada com o fato de ela e Marty terem contraído matrimônio na simples Capela do Amor. Na tentativa de sair da habitação, ela se encontra com a Jennifer do futuro, de 2015. As duas, então, proferem frases uma a outra. Uma diz “estou velha” e a outra “estou nova”. Ambas, após demonstrar interesse apenas em suas aparências, desmaiam com o choque.

Juntos novamente, Marty, Dr. Brown e Jennifer, ainda desmaiada, regressam para 1985. A primeira coisa que os dois protagonistas fazem é deixá-la na varanda de sua casa, sozinha, no meio da noite, dormindo num banco. Marty pergunta: “Nós vamos simplesmente deixá-la aqui na varanda?”. E Dr. Brown responde, com a firmeza de quem tem o respaldo científico por trás de suas decisões: “A desorientação ajudará a convencê-la de que foi tudo um sonho”. E é isso.

Nada justificaria, entretanto, deixar uma mulher ou qualquer outro ser humano largado no lixo ou na varanda. Só que é isso que acontece. Para piorar, trazendo mais perigo para a situação, eles não estão na verdadeira 1985, mas numa realidade paralela, uma versão sombria daquela. Nem mesmo isso faz Marty ou Dr. Brown se preocuparem em voltar para resgatá-la daquela varanda. Nesse ponto, outra linha narrativa é constituída, outras tramas são montadas e a resolução dessas questões se estenderá pelo terceiro filme.

Ao mesmo tempo, nada mais foi previsto para Jennifer, sua participação termina como começou, abruptamente, sem muito sentido, deixando sua ausência passar despercebida na uma hora e meia de filme que resta. A personagem retorna somente no fim do De volta para o futuro III, nas últimas cenas. Ela acorda no banco da varanda para dar um beijo em seu herói. A normalidade torna a presidir a ordem das coisas de 1985 e Jennifer volta a ser a namoradinha que não cria problemas no roteiro. Tudo resolvido. Fim da trilogia.

Mas e se a história fosse diferente, e se Jennifer fosse uma protagonista e participasse de fato das aventuras, e se tivesse liberdade para fazer o que lhe viesse na cabeça, e se saísse com o carro por aí, arrumando confusões e viajando pelo tempo? Ah, certamente lhe perguntariam se ela não teria mais o que fazer, como cuidar da casa ou do marido e dos filhos. Provavelmente atribuiriam todos os seus erros à sua condição de mulher, como quem diz no trânsito: “só podia ser mulher”. E os homens ficariam enfurecidos de ver seu espaço másculo ser invadido por alguém que usa saia.

Uma mulher como protagonista do “testosterônico” Mad Max causou furor entre os seres que se orgulham de sua virilidade a ponto de fazerem passeatas em favor dos direitos dos homens e do respeito de Hollywood aos valores tradicionais masculinos. Chegaram a organizar boicotes ao filme. O tiro saiu pela culatra. Tal atitude promoveu ainda mais a película e reacendeu debates sobre a condição da mulher na sociedade machista do século XXI.

Estamos em 2015, no futuro que foi representado no filme de Zemeckis. Enquanto a maioria das discussões trata apenas das diferenças tecnológicas entre o que apareceu no cinema e o que temos agora, objetivo chamar a atenção para as relações humanas, especificamente, para a questão da condição feminina. Jennifer Parker é a ilustração de como a imaginação desses cineastas hollywoodianos não ultrapassa as fronteiras do status quo viril.

E nós, por estarmos tão inseridos nessa lógica de produção e reprodução de valores machistas, escamoteados na inércia da natural ordem das coisas, nem nos damos conta do quão absurdo é boicotar um filme em decorrência de um protagonismo feminino. Ou, no caso do De volta para o futuro II, não perceber como a personagem Jennifer, pelo único fato de ser mulher, é colocada de modo tão insignificante na história, como é tratada com desprezo, como um objeto (sendo levada de lá para cá, inconsciente) e vista como um problema para o desenrolar da aventura inconsequente de dois homens livres.

Jennifer não fala por ela, indivíduo que pensa, age e deseja, mas sim por um grupo preconcebido. Está prisioneira em um papel que foi representado por sua mãe, por sua avó e pelas gerações que a antecederam. É refém de uma condição intransponível e cerceada, a de ser mulher numa sociedade machista. Antes de ser ela mesma, ela é mulher, é a namorada de Marty, é a futura esposa e mãe. Ela carrega consigo denominações que a estigmatizam e estereótipos que a conceituam e a petrificam no ponto máximo e mais relevante de sua existência: o matrimônio.

Uma das poucas curiosidades de Jennifer sobre o futuro é saber como foi sua festa de casamento. A personagem que quase não fala e quase não aparece, quando abre a boca, só conversa sobre isso ou sobre filhos, sua casa e sua aparência. No momento em que surge em cena, desmaia, demonstra fraqueza e dorme. Repare, ela desmaia porque viu a sua versão do futuro, mas Dr. Brown, Marty e mesmo o vilão Biff passam por situações parecidas e nenhum deles desfalece ou fica em choque. Além de ser frágil, Jennifer, por ser mulher, também é descartável: pode ser deixada em qualquer lugar ou ser induzida a dormir sem qualquer outra explicação a não ser a importunação feminina em assuntos de homem.

Por isso tudo, nós, como fãs da trilogia De volta para o futuro, precisamos nos lembrar de Jennifer, da personagem que, por ser mulher, tirou o sono dos criativos cineastas que inventaram carros voadores, máquinas fantásticas de todos os tipos, mas que não tiveram imaginação suficiente para construir um roteiro em que ela participasse da aventura junto com Dr. Brown e Marty e também fosse heroína. E tal relação contraditória e imperceptível aos nossos olhos machistas é a base do nosso pensamento sobre o futuro. Tudo se transforma ao nosso redor, menos as relações sociais, como a de gênero e a da noção conservadora e patriarcal de família.

Leonardo de Lucas da Silva Domingues

Leonardo de Lucas da Silva Domingues é mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER: 1
  1. Eu adoro esse filme, desde criança. De fato mesmo naquela época eu não entendia pq ela nunca aparecia...enfim...outros tempos e que bom que algumas coisas estão mudando. Mas, continuo amando essa trilogia.

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,618,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: A mulher como problema: o papel de Jennifer Parker
A mulher como problema: o papel de Jennifer Parker
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgR52yp1lB82i5TSKevWYqLd44DcPWnCnqlcK7mblaGXjN1D7j-94KOC3_mcdD0A61Mp5BEvl1Oe1D21yiOB1BJjMsmGurkZmhIu6hUHHvqf7yspqClP1Lk3dBdp-7H2mf2J15rTjLoWGA/s400/parker.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgR52yp1lB82i5TSKevWYqLd44DcPWnCnqlcK7mblaGXjN1D7j-94KOC3_mcdD0A61Mp5BEvl1Oe1D21yiOB1BJjMsmGurkZmhIu6hUHHvqf7yspqClP1Lk3dBdp-7H2mf2J15rTjLoWGA/s72-c/parker.png
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2015/10/a-mulher-como-problema-o-papel-de.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2015/10/a-mulher-como-problema-o-papel-de.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo