Veja através dessa animação exclusiva a proporção das medidas das coisas ínfimas.
Quem é maior? Uma célula da pele ou uma bactéria? Um vírus ou uma mitocôndria? O quanto o núcleo do átomo é pequeno em relação ao átomo?
Para fazê-la funcionar bastar clicar e arrastar o botão (quadradinho) na parte inferior do mostrador.
Uma boa atividade para se entender intuitivamente (e interativamente) a proporção das coisas muito, muito pequenas. O Homem-formiga ficaria orgulhoso.
Para fazer essa web application, tivemos que tomar algumas medidas. Todas elas do Sistema Internacional de Unidades (SI):
Professores e estudantes: Baixe gratuitamente para seu uso pessoal ou para fins educacionais AQUI (arquivo executável para PC).
*Atualização: Restauramos os arquivos sem ligação em 21/01/2016. Convertemos do Flash para HTML 5 (usando a ferramenta Swiffy) e atualizamos parte do texto em 22/01/2016.
Uma boa atividade para se entender intuitivamente (e interativamente) a proporção das coisas muito, muito pequenas. O Homem-formiga ficaria orgulhoso.
Para fazer essa web application, tivemos que tomar algumas medidas. Todas elas do Sistema Internacional de Unidades (SI):
- [accordion]
- Milímetro (10-3 metros)
- O milímetro é uma unidade de medida que está definido como um milésimo do metro (1/1000 m), sendo assim o seu terceiro submúltiplo. Sua abreviatura é mm.
Na fabricação mecânica, os planos construtivos das peças que se mecanizam vão cotados em milímetros, e a tolerância das cotas se expressam em décimas, centésimas ou milésimas de milímetro.
O milímetro é a unidade de medida para as precipitações. Embora a chuva medida corresponde a uma unidade de volume e não de longitude, a expressão desta medida se baseia na quantidade de chuva caída sobre uma área de um metro quadrado. A altura deste volume corresponde à medição da precipitação em milímetros, ou seja, 1 mm de precipitações significa que em uma área de 1 m² caiu 1 litro de água de chuva. - Micrômetro (10-6 metros)
- Um micrometro, micrómetro (português europeu) ou micrômetro (português brasileiro) é um submúltiplo do metro, unidade de comprimento do Sistema Internacional de Unidades. É definido como 1 milionésimo de metro. Equivale à milésima parte do milímetro e sua abreviatura é µm. O caractere µ é a letra grega miú. O plural de micrometro, micrómetro e micrômetro é, respectivamente, micrometros, micrómetros e micrômetros.
É incorreto usar isoladamente a letra grega µ para se referir ao micrometro, assim como também é incorreto o uso da palavra mícron, que foi oficialmente usada e aceita entre 1879 e 1967, ano em que foi oficialmente retirada pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas.
O micrometro é utilizado para descrever a espessura ou o diâmetro de objetos microscópicos tais como micro-organismos e partículas coloidais. Também é usada para a medição de distâncias minúsculas, como os comprimentos de onda da radiação infravermelha. - Nanômetro (10-9 metros)
- Um nanómetro (português europeu) ou nanômetro (português brasileiro), milimícron ou milimicro é a subunidade do metro um milhão de vezes menor do que o de milímetro. Tem como símbolo nm. A forma não acentuada da palavra, nanometro, tem sido defendida como sendo a correta, contudo, não está atualmente presente em qualquer dicionário da língua portuguesa.
É uma unidade de comprimento do SI, comumente usada para medição de comprimentos de onda de luz visível (400 nm a 700 nm), radiação ultravioleta, radiação infravermelha e radiação gama, entre outras coisas. - Picômetro (10-12 metros)
- O picômetro ou picómetro (pm) é uma das subdivisões do metro, usado para a medição de objectos muito pequenos, principalmente para dimensões atômicas.
- Femtômetro (10-15 metros)
- Fentometro, femtômetro ou fentômetro (do dinamarquês femten, quinze; símbolo: fm) ou fermi (símb: F) é uma unidade de medida de comprimento, a qual está no SI (Sistema Internacional) equivalente a 0,000000000000001 metros. Um fermi é aproximadamente o alcance da interação forte e também o tamanho de um núcleon.
- Atômetro (10-18 metros) [Não representado]
- (do sueco åtton, dezoito) corresponde à sensibilidade máxima do sensor LIGO sendo assim, das menores distâncias que os instrumentos atuais conseguem detectar, o que não significa que as leis da física não alcancem distâncias menores. Geralmente utilizado para medir o tamanho de quarks e elétrons.
- Zeptômetro (10-21 metros) [Não representado]
- 1 zeptômetro são 1000 yoctômetros. O símbolo do zeptômetro é zm. O zeptômetro serve para medir objetos extremamente pequenos, sendo utilizado somente em laboratórios científicos.
- Não existe maiores informação pois os métodos de observação não alcançam distâncias tão pequenas, sendo uma medida ainda não utilizável.
- Yoctômetro (10-24 metros) [Não representado]
- 1 yoctômetro (ym) são 10-3 zeptômetros. Não existe mais informação, pois os métodos de observação não alcançam distâncias tão pequenas, sendo uma medida ainda não utilizável. Mas não é porque não é usado que deixaram de dar nome à medida. ;D
Professores e estudantes: Baixe gratuitamente para seu uso pessoal ou para fins educacionais AQUI (arquivo executável para PC).
*Atualização: Restauramos os arquivos sem ligação em 21/01/2016. Convertemos do Flash para HTML 5 (usando a ferramenta Swiffy) e atualizamos parte do texto em 22/01/2016.
Muito interessante
ResponderExcluirPuts adorei !!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirUma dica legal é colocar a animação na mesma proporção da moeda de R$ 1,00.
ResponderExcluirBasta segurar a tecla control (Ctrl) e rolar o botão do meio do mouse até a imagem da moeda na animação ficar do tamanho da moeda de verdade (2,7 cm de diâmetro).
Aí o grão de sal vai ficar proporcional e você vai ter uma visão ainda mais apurada da magnitude dessas medidas.
Bacana.
ResponderExcluirgente, adoreeeei!!!
ResponderExcluirEu adorei também. Já linkei a postagem ao meu blog e vou mostrar aos meus alunos!
ResponderExcluirJaque
http://nelzajaque.blogspot.com
Só para avisar. Agora possui um link para um arquivo executável que pode ser distribuído aos estudantes. Abs.
ExcluirMuito bom. Vlw!
ResponderExcluir